O Marketing digital para aplicativos reúne técnicas que vão ajudar o seu produto a alcançar o sucesso!
Sem dúvida, o marketing digital é uma área importante para as empresas que desenvolvem apps.
Pois, é através dela que é possível atingir os objetivos de negócio, tais como aumentar a receita e gerar visibilidade para a marca.
Além disso, o crescimento do mercado de aplicativos nos últimos anos força as empresas a adotarem estratégias de marketing digital para se destacar em meio a milhões de outros aplicativos disponíveis.
Por que a sua empresa deveria apostar em um aplicativo móvel?
De acordo com uma pesquisa feita pela App Annie, mostrou que os brasileiros passam 1/3 do tempo que estão acordados no celular. Além disso, 7 de cada 10 minutos foram gastos com redes sociais.
De fato, o que chama a atenção é o consumo dos aplicativos de games em 2021:
- 10,3 bilhões é o número de downloads feitos por brasileiros.
- US$1,13 bilhões é o valor gasto com apps de games, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior.
Do mesmo modo, também podemos destacar o crescimento do download de apps financeiros no Brasil, que ultrapassou 693 milhões de downloads.
5 vantagens do marketing digital para aplicativos
Agora que já temos noção do mercado mobile, nós precisamos entender de que forma o marketing digital pode ajudar o seu aplicativo a alcançar o sucesso.
– Aumento do número de downloads
Um dos principais objetivos é aumentar o número de downloads do aplicativo, pois quanto mais usuários tiver o app, mais receita ele poderá gerar.
– Fidelização de usuários
É fundamental criar uma conexão mais profunda com o público-alvo e promover interação.
Dessa forma, será possível manter os usuários ativos e aumentar a receita do app.
– Aumento da receita
Talvez seja a mais importante das vantagens, já que envolve a geração de renda para a marca. Mais a frente mostraremos algumas maneiras que contribuem para o aumento da receita.
– Visibilidade da marca
O marketing digital irá contribuir e muito para o aumento de visibilidade da marca. Por meio de diversas estratégias é possível marcar presença junto ao público-alvo.
– Melhoria da experiência do usuário
A partir da interação feita com os usuários, será possível coletar diversos feedbacks que vão ajudar a tornar mais fácil a utilização do app e atender as necessidades e expectativas de todos.
Além disso, ter uma boa experiência de uso é fundamental para manter os usuários ativos e fidelizados.
5 estratégias para promover um aplicativo
Depois de descobrir as vantagens do marketing digital para aplicativos, vamos falar um pouco sobre como promover e ajudar a chegar ao público-alvo.
SEO (Search Engine Optimization)
É uma técnica que consiste em otimizar o aplicativo para que ele apareça nas primeiras posições dos resultados de busca em plataformas como o Google Play ou a App Store.
Isso pode ser feito por meio de técnicas de otimização de palavras-chave, descrição do aplicativo e imagens do app.
ASO (App Store Optimization)
Neste caso, a técnica serve para otimização do app dentro da loja dos aplicativos.
O objetivo é aumentar o número de downloads e a classificação do app.
Assim como no SEO, isso pode ser feito com otimização de título, descrição, imagens e palavras-chave do aplicativo.
Marketing de conteúdo
É a produção e promoção de conteúdo relevante para o público-alvo do aplicativo.
Essa estratégia pode ser feito por meio de blogs, redes sociais, e-mail marketing e outras plataformas de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental para aumentar a fidelização de usuários e promover o aplicativo de maneira mais orgânica.
Além disso, ele pode ser utilizado para aumentar a visibilidade da marca e gerar tráfego para o aplicativo.
Marketing de mídias sociais
Promover o aplicativo por meio de publicações, anúncios pagos e campanhas de influenciadores.
O objetivo é criar uma presença online mais forte e atrair novos usuários para o aplicativo.
Nesse sentido, o sucesso com o marketing de mídias sociais depende da escolha correta das redes sociais, além da produção de conteúdo relevante para o público-alvo.
Anúncios pagos
Divulgar o aplicativo a partir de anúncios pagos em plataformas como o Google ou em redes de publicidade online.
Nesse sentido, nós podemos segmentar para atingir o público-alvo, sendo uma eficaz estratégia para geração de tráfego para o aplicativo.
Além disso, é importante levar em consideração as métricas de desempenho do aplicativo, como o número de downloads, a taxa de uso ativo, a taxa de rejeição e o tempo médio de uso.
Dessa forma, será possível entender como o aplicativo está sendo utilizado e o que pode ser feito para melhorar a experiência do usuário.
O sucesso vai além das estratégias!
Você vai precisar mais do que saber aplicar as estratégias de marketing digital.
Portanto, será preciso fazer todo uma análise que envolve o seu produto e o público-alvo.
Veja algumas dicas abaixo que vão te ajudar a tomar as decisões corretas:
- Conhecer o usuário é fundamental para conseguir atrair a sua atenção;
- Entender como funcionam as lojas de aplicativos para fazer o seu produto ranquear bem na busca;
- Avaliar os resultados obtidos para decidir quais estratégias devem ser melhoradas e quais vão continuar;
- Estar sempre atento ao mercado para ficar por dentro das inovações e ver como podem ser aplicadas no seu produto;
- Utilizar ferramentas que possam te ajudar a promover o aplicativo como, por exemplo, Sensor Tower, Localytics, Optimizely e App Annie.
Conclusão
Em resumo, descobrimos que o marketing digital para aplicativos é fundamental para quem busca alcançar o sucesso do produto.
Por isso, você deverá montar um planejamento estratégico e ter uma equipe de marketing alinhada com o de TI para desenvolverem um trabalho em conjunto.
Desse modo, será possível apresentar ao público-alvo um aplicativo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Vamos juntos fazer o marketing digital para o seu aplicativo?
Conte com a expertise da SEO10 Projetos Digitais!
Entre em contato com a gente!
Agradecemos a sua atenção e acompanhe nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.
Para ficar por dentro do mundo digital, acesse as nossas mídias sociais:
LEIA TAMBÉM
Planejamento de Marketing Digital: como fazer?