Descubra as tendências do marketing digital para o próximo ano e como elas podem ajudar a alavancar as vendas da sua empresa.
Um novo ano está chegando e com ele novas oportunidades para que a sua empresa tenha sucesso.
Antes de mais nada, é preciso rever tudo que foi feito este ano e fazer uma análise do que será interessante colocar em prática em 2023.
Quando falamos de tendências, ninguém melhor do que Philip Kotler, o maior especialista em marketing no mundo, para explicar o significado:
“uma tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção. As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se refletem por meio de sinais em contextos sociais, culturais, econômicos e muitos outros.”
Nesse sentido, é importante ficarmos atentos com a força com que o e-commerce vem em 2023, em plena recuperação após o período da pandemia de Covid-19.
Segundo a VISA, o crescimento das vendas online no mundo no próximo ano será de 16%. Em contrapartida, haverá uma queda de 10% nas vendas em lojas físicas.
De acordo com a empresa de cartão de crédito, a estimativa é de que a movimentação no Brasil seja de US$171 bilhões em 2023.
O que será tendência no marketing digital em 2023?
Nós separamos algumas tendências do marketing digital para 2023 interessantes e que podem servir como ações estratégicas para a sua empresa utilizar.
Conteúdo em vídeo
O brasileiro adora consumir conteúdo em vídeo. Por isso que as empresas já utilizam esse formato em sua estratégia de marketing.
Segundo a Kantar Ibope Media, 63% do investimento publicitário realizado no país em 2021 foi em conteúdos de vídeo. Ao todo foram 740 milhões de horas de navegação pelos apps que oferecem esse tipo de formato.
A tendência é o crescimento do consumo de vídeos curtos, com tempo que varia entre 7 e 10 minutos.
A praticidade dos vídeos é enorme, ainda mais em um ambiente que é dinâmico como a internet.
Publicidade nos podcasts
A cada ano que passa aumenta o número de pessoas que escutam podcasts no Brasil.
De acordo com os dados do Statista e IBOPE, o nosso país é o terceiro no mundo em consumo do formato, com mais de 30 milhões de ouvintes. Nós estamos atrás apenas da Suécia e Irlanda.
Mais de 40% dos brasileiros escutaram um podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. A taxa na Suécia fica em 47%.
O que faz o podcast ser um sucesso é o fato do conteúdo ser facilmente consumido e em qualquer lugar ou momento.
Portanto, se a sua empresa quer alcançar novos públicos vale apostar nos podcasts.
Conversational Marketing
Em primeiro lugar, vamos entender o que é o marketing de conversação.
É uma estratégia que faz uso da comunicação entre empresas e clientes a partir de chats ao vivo, chatbots e assistentes de voz.
Quando pensamos em chat de atendimento, logo vem a cabeça o WhatsApp. O aplicativo é utilizado por mais de 120 milhões de usuários no Brasil.
Para ilustrar a importância dessa ferramenta da Meta para as empresas, segue alguns dados de uma pesquisa interna da RD Station com comparativo entre 2021 e 2022:
- 43% de crescimento no número de contas utilizando o botão do WhatsApp;
- 90% de aumento de contas utilizando a extensão de WhatsApp para CRM;
- 70% de aumento nas conversões usando a ferramenta;
- 40% a mais de fechamentos de vendas com as funcionalidades do WhatsApp.
Os brasileiros gostam de praticidade e as ferramentas de chat oferecem isso. Hoje em dia, muita gente já agenda consulta, tira dúvidas sobre produtos e já fazem compras por lá.
Microinfluenciadores
A utilização de influenciadores para ações de marketing continuam em alta. Mas o que mudou foi apenas o tamanho dessa personalidade.
Os grandes influenciadores vão continuar sendo usados por marcas, mas a tendência é que os microinfluenciadores sejam mais procurados pelas empresas. Entenda a classificação por número de seguidores:
Nano influenciador – Até 10 mil
Microinfluenciador – 10 mil a 100 mil
Intermediário – 100 mil a 500 mil
Macroinfluenciador – 500 mil a 1 milhão
Megainfluenciador – Mais de 1 milhão
O motivo é a maior identificação que esses menores têm com o seu público. Eles fazem jus a a famosa frase “gente como a gente”, diferente dos grandes influenciadores que acabam parecendo intocáveis.
As pessoas tendem a se conectar com influenciadores que vivem a mesma realidade que a deles. Além disso, passam uma mensagem mais sincera e verdadeira.
Tik Tok
A redes social Tik Tok é um fenômeno no Brasil e no mundo. Chegou devagar, mas se tornou o queridinho dos jovens brasileiros.
No ano de 2021, a rede teve mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o planeta. Em janeiro de 2022, o Brasil já tinha mais de 74,1 milhões de usuários ativos, de acordo com o DataReportal.
A pesquisa “Tik Tok no Brasil”, criada pela Opinion Box, mostram números impressionantes de engajamento sobre a rede:
- 82% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia;
- 39% entram várias vezes ao dia no Tik Tok;
- 12% deixam o app aberto o dia todo.
Se o público-alvo do seu produto/serviço são jovens, utilizar o Tik Tok como ação de marketing é uma grande oportunidade para alavancar as suas vendas.
Conclusão
Por fim, é importante ressaltar que todas essas tendências do marketing digital devem ser aplicadas de forma conjunta com outras ações.
Logo, a criação de um planejamento estratégico é fundamental para que consiga entender as necessidades do seu negócio e realizar essas ações com sucesso.
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