A era dos podcasts no marketing digital

Descubra o que são os podcasts e como eles podem ser tornar uma poderosa ferramenta na estratégia de marketing digital do seu negócio.

Muitas pessoas já não abrem mão de ouvir seus podcasts no dia a dia. Ele tem conquistado cada vez mais fãs pelo mundo a cada ano que passa.

“O Brasil é o 3º país no mundo que mais consome podcasts, atrás apenas da Suécia e Irlanda.”  Fonte: Statista/IBOPE

Qual o motivo de tamanho sucesso? A praticidade!

Em primeiro lugar, vamos entender o que é e como funciona essa ferramenta.

O que são os podcasts?

O podcast é um conteúdo de áudio, muito parecido com o rádio, mas disponibilizado por meio de um arquivo ou streaming.

O termo podcast foi criado pelo Ex-VJ Adam Curry, em 2004. O significado é a fusão das palavras  “Ipod” e “broadcasting”.

Os conteúdos são criados sob demanda, ou seja,  não é um programa ao vivo.

Sem dúvida, a grande vantagem do podcast é a facilidade que a pessoa tem em poder ouvir quando e onde quiser os conteúdos, seja online ou offline.

O usuário consegue ouvir os conteúdos direto do PC, tablet ou smartphone.

Você pode baixar para ouvir no seu dispositivo ou acessar alguma plataforma: Spotify, Apple Podcasts ou Google Podcasts.

Os formatos de podcasts

Como dito anteriormente, o podcast é um conteúdo em áudio. De fato, o que vai fazer a diferença na hora de cair no gosto do público é o seu formato.

Entre os formatos mais conhecidos estão:

– Monólogo

Esse tipo de podcast conta com apenas um apresentador, apesar de os de notícias também terem apenas um locutor. Contudo, o que o diferencia é a temática dos conteúdos que são mais reflexivos ou de história.

– Bate-papo

Esse é o formato mais comuns entre os podcasts que existem.  O chamado bate-papo ou também papo de bar reúne diversas pessoas, que podem ser fixas ou convidadas, falando de diferentes assuntos.

– Entrevista

Assim como na rádio ou tv, o formato de entrevista tem um apresentador e a cada episódio um novo convidado falando sobre diversos temas da vida pessoal e profissional.

– Matérias informativas

Esse formato jornalístico é muito parecido ao do rádio tradicional. Da mesma forma, os programas seguem com vinhetas e os jornalistas debatendo as notícias que são destaques no dia ou semana.

A maioria dos grandes veículos de comunicação possuem um podcasts neste formato.

– Formação (Educacional)

Esse formato é mais voltado para áreas de conhecimento como, por exemplo, história, negócios, saúde etc. O objetivo é apresentar determinado tema e falar de forma aprofundada.

Uma vez que muito dos assuntos tratados são atemporais, o formato permite que o conteúdo permaneça relevante por mais tempo, servindo de base de estudo para os interessados.

– Storytelling

Por fim, o formato que é muito utilizado para documentários ou histórias reais ou fictícias. Por certo é o mais complexo para produzir. Esse tipo apresenta roteiros bem elaborados, narradores/personagens, além de efeitos sonoros para trazer mais emoção as narrativas.

a era dos podcasts no marketing digital

Os números sobre podcasts

De acordo com pesquisa do CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, é possível ver a dimensão que o podcast está ganhando no Brasil. Confira:

  • Mais de 30 milhões de brasileiros ouvem podcasts
  • Mais de 40% dos brasileiros escutaram um podcast pelo menos 1 vez na semana nos últimos 12 meses.
  • 55% dos brasileiros preferem ouvir entrevistas com convidados.
  • Em relação à participação de mercado das plataformas, o Spotify lidera com 25%, Apple Podcasts vem com 20% e Google Podcasts com 16%.

Os podcasts no marketing digital

As empresas precisam estar sempre se inovando e buscando formas de se destacar em relação à concorrência.

Nesse sentido, muitas delas perceberam o grande potencial do podcast e já estão incluindo a ferramenta como parte das estratégias de marketing digital para alavancar seus produtos e serviços.

“59% dos ouvintes se lembram de anúncios apresentados durante programa de podcast. E mais da metade afirmou ter realizado alguma ação após serem impactados por anúncios neste meio” Fonte: IAB Brasil

É possível entrar com a sua marca como patrocinadora de podcasts de terceiros ou criar o seu próprio a partir de estratégias de marketing de conteúdo.

Seja divulgando ou criando, a sua empresa tem muito a ganhar!

Quais as vantagens do podcast para o seu negócio?

  • Aumentar a visibilidade da marca
  • Compartilhar conteúdo relevante
  • Aproximar a marca do público no dia a dia
  • Criar autoridade dentro do segmento
  • Alavancar o número de vendas
  • Gerar novas oportunidades de negócios

Além disso, é importante ressaltar que a produção de um podcast tem um custo muito baixo em relação ao retorno que pode trazer para a marca.

Como resultado, a sua empresa irá oferecer de forma rápida e prática um conteúdo para os usuários se manterem conectados de forma agradável com o seu produto/serviço no dia a dia.

A publicidade no mundo dos podcasts

De acordo com pesquisa realizada pela IAB Brasil, a publicidade dentro dos podcasts é uma tendência e que realmente funciona:

  • 45% dos entrevistados dizem gostar ou não se incomodar com anúncios em podcasts, enquanto apenas 18% relatam um incômodo ao ponto de atrapalhar suas experiências.
  • 54% afirmaram que o formato de publicidade mais interessante em um podcast é aquele que se integra ao conteúdo do programa.
  • 40% dos ouvintes preferem podcasts produzidos e/ou patrocinados por marcas. Em contrapartida, os anúncios veiculados como pausas durante um podcast caem para 32% na preferência.

Conclusão

Enfim, o podcast é um oceano azul de oportunidades para quem busca alavancar a marca utilizando essa poderosa ferramenta de marketing digital.

Assim, a sua empresa precisa avaliar qual seria a melhor maneira de fazer isso acontecer: criar o próprio programa ou anunciar em um já estabelecido no mercado?

Portanto, uma boa pesquisa de mercado é o primeiro passo para responder a essa pergunta.


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