Conheça algumas dicas essenciais para estruturar uma pesquisa de marketing de qualidade! Assim, todo o seu projeto alcançará um enorme sucesso.

Conhecer e compreender os desejos e as necessidades do seu consumidor-alvo é muito importante. Isso porque, sem entender deste assunto, dificilmente, uma marca conseguirá comercializar as suas soluções. Assim, uma pesquisa de marketing é o passo inicial para começar a criação de um plano de sucesso.
Além disso, essas informações também serão muito relevantes para o desenvolvimento de novos produtos e serviços de qualidade. Como resultado, será mais simples aumentar sua base de clientes e estabelecer uma relação de fidelidade com cada um destes indivíduos.
Portanto, é um consenso (dentro do segmento de profissionais de comunicação) que a implementação da pesquisa precisa ser feita com muita atenção e planejamento. Mas, quais são os procedimentos para iniciar esta etapa?
Neste artigo, falaremos um pouco melhor sobre esse tema e destacaremos algumas características que englobam o trabalho em específico.
O que as pessoas pensam, no momento em que imaginam uma Pesquisa de Marketing?
Em primeiro lugar, é preciso desmistificar algo que está na mente do consumidor: a forma de abordagem das pesquisas sobre os produtos e serviços. Atualmente, existe uma limitação sobre como funciona esse trabalho.
Assim, muitas pessoas (ao refletirem) imaginam um profissional que se encontra em ruas de amplo movimento. Como resultado, identificam o indivíduo como alguém que “fica com uma prancheta na mão” e tem a função de “perguntar diversas coisas para os entrevistados”.
Importante: é verdade que este tipo de abordagem ainda existe (principalmente, em pesquisas de alcance maior – como aquelas que acompanhamos no período eleitoral). Porém, hoje em dia, há a presença de um modelo mais inovador: uma pesquisa que é realizada – diretamente – através da internet.
Assim, demonstraremos a importância deste novo formato e como ele é relevante para que todas as respostas sejam assimiladas sem maiores dificuldades.
Informações sobre uma Pesquisa
Para desenvolver esta etapa de um planejamento estratégico, em primeiro lugar, a empresa precisará decidir o formato de atuação que irá utilizar.
Assim, para o seu conhecimento, observe os tipos de pesquisa que estão em uso pelas organizações:
- Hábitos de Consumo: tem o objetivo de encontrar uma resposta para o comportamento dos consumidores de um determinado negócio ou nicho de atuação;
- Força da Marca: aqui, o objetivo é analisar o desempenho da imagem de uma marca – frente ao seu público consumidor. Isso é importante, porque demonstra se a empresa repassa uma visão positiva aos consumidores;
- Satisfação dos clientes: verifica-se o nível de satisfação que os clientes possuem, com relação a qualidade e a capacidade de atendimento que as soluções de um empreendimento proporcionam;
- Satisfação dos colaboradores: por último, há a pesquisa interna, para averiguar se todos os colaboradores e parceiros da empresa encontram-se felizes com a sua função. Além disso, é interessante para verificar se existe a necessidade de mudanças nesta relação.
Além disso, é preciso enfatizar as duas maneiras que existem para compor uma boa pesquisa de marketing digital. Portanto, acompanhe estas formas a seguir:
- Primária: neste modelo, há – em primeiro lugar – a coleta das informações. Assim, após esse momento, a organização realiza uma análise de cada uma delas;
- Secundária: diz respeito a terceirização do serviço. Como resultado, quem implementa a verificação dos dados é uma empresa parceira da marca. Confira alguns exemplos: guias e relatórios.
Objetivo deste Material
Observar e verificar a viabilidade para o lançamento de novas soluções e possíveis melhorias de produtos existentes. Além disso, uma boa pesquisa ajudará o profissional na captação de novas informações sobre um nicho específico.
Como resultado, esta informação será útil para que ocorra um melhor planejamento das estratégias e a criação de soluções de alto valor sejam uma realidade.
Portanto, a partir da estruturação de metas realistas e da busca pelas respostas do público correto, a tendência é que as suas pesquisas de marketing obtenham os dados certos.
Pesquisa de Marketing: qual é o passo a passo correto para que uma marca possa criar a sua?

Agora que você conheceu algumas informações relevantes sobre esse trabalho, vale a pena falar sobre o método para implementação das etapas de uma pesquisa. Como resultado, você terá pouca dificuldade para que a sua equipe “tire essa ideia do papel”.
Portanto, acompanhe cada um dos passos abaixo:
– Aquisição dos Dados
Em primeiro lugar, é muito importante verificar nos meios digitais se existe alguma pesquisa ou material de cunho similar na web. Assim, a partir desta busca inicial, você poderá diminuir o tempo neste processo e já obter algumas informações de grande relevância.
Portanto, uma dica é pesquisar no site do SEBRAE. Isso porque, este órgão concentra um grande número de dados sobre os mais diversos nichos de negócio. Além disso, também há o site Think with Google , uma plataforma que possui uma ampla variedade de conteúdos interessantes.
– Análise da Concorrência
Muitas empresas nem imaginam, mas alguns dos seus concorrentes podem fornecer ótimos dados. Assim, com estas informações, será possível identificar alguns pontos para melhorar o seu produto ou serviço. Como resultado, a tendência é que as suas soluções ultrapassem a qualidade destas outras marcas.
Portanto, para realizar esse trabalho, um website excelente é o SemRush. Desta forma, mesmo na versão gratuita, é possível identificar algumas oportunidades nas mídias sociais e sites dos concorrentes.
– Pesquisas Online
Como dito, anteriormente, ainda é interessante realizar as pesquisas nas ruas – quando pensamos em alguns tipos de empresas. Porém, através da própria internet, é possível capturar muitos dados.
Assim, uma ótima forma é criar alguns formulários com algumas questões. Como resultado, você pode utilizar uma ferramenta como a SurveyMonkey.
Importante: não exagere nas perguntas! Portanto, crie um questionário de, no máximo, 10 a 12 perguntas. Além disso, o ideal é estruturar respostas multipla-escolha, o que facilitará a análise por parte dos profissionais.
– Relatório
Por último, não esqueça de desenvolver um relatório – com toda a compilação dos dados. Isso será importante, porque facilitará a análise final das informações e a interpretação do que os seus consumidores esperam da sua marca nos próximos anos.
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