Muitas empresas querem investir em seu marketing. No entanto, muitas delas tem cometido erros no processo. Confira 5 deles aqui!
As ações de marketing são indispensáveis para qualquer empresa, independente do tamanho ou da área em que elas atuam. Assim, as estratégias buscam maximizar o conhecimento da marca, atrair novos consumidores e construir relacionamentos com os clientes, além de agregar valor à empresa. No entanto, muitos erros podem colocar esses benefícios em xeque.
Dessa forma, alguns donos de empresas acabam deixando de alcançar resultados acima da média por cometer erros simples. Por isso, resolvemos criar uma lista contendo os 5 principais erros que não devem ser repetidos na estratégia de marketing da sua empresa. Confira nos tópicos a seguir!
1. Deixar o site desatualizado
Se você atua na internet, anunciando seus produtos ou serviços, o site da sua empresa deve ser encarado como o coração do negócio. Sendo assim, as ações de marketing devem levar potenciais clientes para o ambiente virtual.
No entanto, se o site estiver desatualizado, o público pode não encontrar as informações necessárias e, com isso, não caminhar no funil de vendas.
Dessa forma, certifique-se de que o seu ambiente virtual está atualizado, inclusive com controle de estoque, informações precisas e completas. Verifique também se não há erros que atrapalhem a navegação, como bugs na navegação por smartphones, por exemplo.
2. Não aplicar as técnicas de SEO
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) visam posicionar as páginas da empresa em destaque na busca orgânica do Google e demais buscadores. Assim, elas são extremamente relevantes porque quanto mais bem ranqueadas estiverem as páginas, mais cliques elas recebem e, portanto, mais visitantes.
No entanto, se sua empresa não aplica essas técnicas, deixa de aproveitar inúmeras oportunidades. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Advanced Web Ranking, o primeiro lugar da busca orgânica recebe cerca de 28% dos cliques, enquanto a segunda posição concentra 18% e a terceira 11%.
Ou seja, se você não aplicar as técnicas de SEO, seu site não aparecerá nas melhores posições e, consequentemente, não receberá um bom público.
3. Não está presente nas redes sociais do negócio
As redes sociais são um dos canais mais importantes para aumentar o conhecimento das marcas, apresentar os produtos e serviços, além de servir como um meio de comunicação e relacionamento entre a marca e o cliente.
Entretanto, se você não atualiza as redes, postando novos conteúdos, interagindo com o público e estando presente, você não conquistará bons resultados com a plataforma.
Também é necessário se atentar a qualidade dos conteúdos divulgado nelas. Uma vez que vivemos um dos períodos mais competitivos do mercado, o cliente está cada vez mais exigente. Sendo assim, busca por marcas que entregam conteúdo de valor para o seu dia-a-dia.
4. Não se importar em mensurar os resultados
Independente da estratégia adotada, se você não a mensura, não tem dados suficientes para embasar as decisões! Com isso, as estratégias podem não gerar os resultados esperados, pois serão embasadas em achismos e crenças.
Para não cometer esse erro nas ações de marketing, identifique os principais indicadores de desempenho das estratégias, crie um planejamento de mensuração e mantenha os índices sempre monitorados.
Esse trabalho, além de aumentar a eficiência dos investimentos, possibilita identificar tendências de marketing com maior rapidez.
5. Não se atentar à produção de conteúdos
Por fim, o último erro nas ações de marketing da nossa lista é o desleixo com a produção de conteúdos. Acontece que o público se tornou bastante exigente e precisa de conhecimento para embasar suas compras.
Assim, a geração de conteúdo aumenta o conhecimento do cliente sobre o produto ou serviço que ele visa adquirir. No entanto, os conteúdos servem como estratégia de vendas também. Com eles, você mantém uma boa nutrição dos leads, mostra que a marca tem todo o conhecimento e capacidade para atender as demandas e coloca a empresa como uma referência.
Portanto, vimos os cinco principais erros nas ações de marketing das empresas. É preciso ter muita atenção com esses pontos para que as estratégias não falhem e sua empresa não acabe desperdiçando ótimas oportunidades.
Dica para evitá-los
As agências de marketing digital são especialistas na criação das estratégias. Sem elas, você pode acabar caindo na má estratégia de tentativas e erros para descobrir o que mais se encaixa na sua empresa, ou seja, perdendo tempo com algo que profissionais especializados poderiam fazer por você. Afinal, eles conseguem identificar as oportunidades e trabalhar melhor os recursos!
Através destas Dicas de Marketing Digital, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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