No marketing, existem ações estratégicas que facilitam o dia a dia do profissional. Assim, você poderá utilizar estas táticas para captar novos clientes. Portanto, uma delas é o copywriting.
O marketing digital é uma área da comunicação, a qual possui um conjunto de atividades muito complexo. Assim, existem táticas que variam dos anúncios no Google até o gerenciamento de mídias sociais. Como resultado, uma marca terá a oportunidade de escolher o procedimento que melhor se encaixa as suas necessidades e focar neste trabalho. Pensando nisso, gostaríamos de destaca as ações de copywriting.
O que é o Copywriting?
Em primeiro lugar, com o intuito de elucidar esta ideia, iremos destacar uma definição sobre esse assunto. Assim, será muito fácil entender melhor o processo.
Portanto, a partir da explicação do site Rock Content, é possível definir a atividade como: “Estratégia de produção de textos persuasivos para Marketing e Vendas com o objetivo de gerar conversões.”
Em outras palavras, significa desenvolver diversos conteúdos relevantes e que exerçam uma influência no usuário. Como resultado, tudo isso poderá trazer muitos novos consumidores pontuais e recorrentes.
Como funciona?
Uma boa ação estratégica de copy irá desenvolver um conteúdo de sucesso, o qual terá um direcionamento para alcançar a venda de soluções para os novos clientes. Assim, a ideia é produzir alguns textos impactantes para:
- Emails Marketing;
- Sites Institucionais;
- Anúncios no Google;
- Anúncios nas Mídias Sociais;
- Catálogos de Produtos e Serviços.
Como resultado, o trabalho nesta estratégia é um pouco diferente da redação de um conteúdo simples. Isso porque, o copywriting possui um objetivo específico – que é o foco na nova conversão de clientes. Assim, se caracteriza neste meio como uma tática muito comum no Inbound Marketing.
Além disso, durante a criação dos artigos ou emails (por exemplo), o profissional irá educar e capacitar o seu cliente ideal para que ele ganhe – durante a sua jornada – mais confiança na sua solução.
Portanto, após todas as etapas, esta pessoa estará pronta para comprar a sua solução, com a garantia de que lhe proporcionará os resultados que precisa no dia a dia!
Qual é o papel do Copywriting dentro do Marketing de Conteúdo?
Com um planejamento correto, o Marketing de Conteúdo deseja atrair o seu público-alvo e trazer um engajamento maior com os materiais gratuitos e pagos de qualidade. Como resultado, a meta é que estes indivíduos “consumam” essas informações relevantes e se convençam de que um produto ou serviço é muito bom.
Mas, onde a estratégia de copy vai entrar neste conjunto de ações?
O copywriting será o passo imprescindível para que o leitor queira analisar o contéudo. Isso porque, a construção dos textos proporciona a criação de documentos e artigos orientados para vendas. Assim, a criação de cada parágrafo, das palavras-chave e de chamadas para ação estará no caminho certo.
Portanto, a partir das informações corretas, definição da persona e do público-alvo, o trabalho do copywriter será algo muito mais fácil. Desta forma, a tendência é que as respostas sejam excepcionais!
Como eu posso criar uma estratégia de copy?
Em primeiro lugar, procure desenvolver uma escrita correta. Assim, fique atento(a) a todas as regras de ortografia, gramática e concordância. Assim, não irão acontecer deslizes e outros problemas.
Além disso, é muito importante que este conteúdo inspire o usuário, crie um relacionamento da sua empresa com o leitor e motive os indivíduos a tomarem as atitudes que se esperam dele. Como resultado, a tendência é que as respostas em vendas e novos contatos cresçam!
Existem outras etapas – que precisam estar em destaque neste tópico. Portanto, com a meta de facilitar ao máximo o seu entendimento, observe os parágrafos a seguir:
1- Pesquise outros conteúdos para desenvolver um ótimo Copywriting
Com a finalidade de se inspirar, leia alguns conteúdos que já alcançaram o sucesso. Assim, você terá a oportunidade de analisar o material, os tópicos em evidência e o call-to-action (chamada para ação) criado para conversão.
Portanto, escolha de 3 a 5 artigos, observe tudo e retire o máximo de informações possível!
2- Tenha um Objetivo
Determine o objetivo principal de cada um dos seus artigos e textos. Isso é importante, porque algumas estratégias terão como foco o público que “não conhece nada do tema do seu negócio” ou “pessoas que entendem do assunto”.
Assim, com uma meta ideal, será muito simples aplicar estas técnicas e criar um ótimo texto! Importante: evite criar objetivos muito difíceis de atingir. Portanto, foque em metas reais!
3- Seja Único
Não use alguns vídeos, artigos ou emails e copie tudo. Assim, procure implementar a criação de um material inédito, único e 100% exclusivo! Como resultado, o consumidor terá a sensação de que sua marca é uma empresa que deseja ajudá-lo. Além disso, você passará a imagem de ser uma autoridade!
4- Utilize a Otimização dos Mecanismos de Busca (SEO)
Para que o seu conteúdo da copy alcance um grande número de pessoas na pesquisa do Google, é muito relevante conhecer as principais informações sobre o SEO e suas propriedades. Assim, se você deseja saber mais sobre este tema, clique neste link e confira alguns dados.
5- Conheça o seu Público-Alvo e a Concorrência
Para que a produção da sua estratégia de copy tenha sucesso, é muito importante conhecer o seu público. Assim, é necessário saber as suas necessidades e os desejos. Como resultado, você poderá desenvolver um conteúdo com muita qualidade e que ajude o cliente a resolver as suas dificuldades.
Além disso, nunca deixe de acompanhar a sua concorrência. Isso é algo imprescindível, porque você saberá quais são as estratégias com as quais estas marcas atuam. Como resultado, poderá desenvolver ações superiores e que tragam mais valor para os seus produtos e soluções.
6- Acompanhe e Monitore cada uma das Métricas
Finalmente, após o artigo ou conteúdo estar online, não deixe de acompanhar cada uma das estatísticas que sejam fornecidas. Assim, será possível identificar se os materiais estão no caminho correto e atraem o seu público-alvo.
Além disso, caso o leitor não priorize o que você desenvolve no marketing de conteúdo, será preciso revisar toda a sua estratégia de copywriting e melhorá-la. Isso porque, ela precisa apresentar bons resultados!
Portanto, para implementar o melhor marketing de conteúdo e as estratégias corretas de copywriting, conte com o apoio da nossa agência de publicidade digital!
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