Descubra como alavancar as vendas da sua empresa com algumas dicas de marketing digital para o Natal
Uma das datas mais importantes do ano para o mercado está chegando!
Sem dúvidas, o período do Natal é um dos melhores para alavancar as vendas das empresas.
E o melhor: não fica restrito a um perfil de compras como, por exemplo, o Dia das Crianças ou Dia das Mães.
O Natal traz uma grande visibilidade para todos que querem oferecer seus produtos/serviços.
Em contrapartida, a competitividade pela a atenção dos usuários é enorme, o que faz da criatividade o grande desafio para quem quer se destacar em relação à concorrência.
Os números do comércio no Natal
De acordo com a NielsenlQ Bit, o período do Natal em 2021 apresentou um faturamento no e-commerce de R$4,5 bilhões. Esse valor é 21% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os dados analisados compreende as datas entre 10 e 24 de dezembro. Veja abaixo alguns números do mercado:
- R$489 foi o ticket médio, uma alta de 6% em relação ao ano de 2020;
- 9 milhões de pedidos, um número 14% maior que em 2020;
- 45% foi o crescimento das vendas online em relação ao natal de 2020.
Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, por volta de 123,7 milhões de consumidores fizeram compras na época do Natal. A estimativa é de que a receita total tenha somado R$204 bilhões.
Ou seja, há um mar de oportunidades para quem quer se aventurar no online, já que o comércio eletrônico representou apenas 2,2% do total de vendas no período.
Então, o que podemos fazer para aproveitar essa sazonalidade no meu negócio?
Conheça 5 dicas de marketing digital para o Natal
O ideal é sempre fazer um planejamento com antecedência para conseguir extrair o melhor resultado no período.
No entanto, caso não seja possível, ainda dá para promover uma campanha para ter um bom resultado.
Segue abaixo algumas ideias do que pode ser feito para conseguir alavancar as vendas:
– Aposte no WhatsApp
O WhatsApp é uma poderosa ferramenta de comunicação e vai te ajudar muito na hora de vender.
De acordo com estudo feito pela RD Station, empresas que mantém conversa com os clientes pelo aplicativo conseguem fechar até 40% mais vendas.
Em primeiro lugar, você deve transformar o WhatsApp da sua empresa em uma conta comercial. A partir dela, será possível criar respostas automáticas, catálogos de produtos, mensagens de ausência e saudação entre outras funcionalidades.
Nesse sentido, disponibilize o link de WhatsApp para seus futuros clientes. Você deve colocar no seu site, redes sociais, newsletter entre outros canais de vendas.
Não sabe como criar esse link? Segue um tutorial feito pelo CanalTech.
– Ofertas chamativas
Sem dúvida, as datas comemorativas são um ótimo momento para criar ofertas especiais para atrair novos clientes para a sua marca.
Os consumidores adoram, ainda mais no Natal, período em que tem que se comprar muitos presentes.
Nesse sentido, pense em algumas alternativas que estejam alinhadas às estratégias de preço do seu negócio. Segue algumas dicas:
- Desconto em pagamento à vista;
- Cupom de desconto;
- Bônus para a próxima compra;
- Programa de Fidelidade;
- Descontos progressivos.
– E-mail Marketing
De fato, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta de comunicação com seus clientes antigos.
Sendo assim, você pode aproveitar para comunicar as ofertas especiais citadas acima para a sua base de clientes cadastrados. Os consumidores já estão na expectativa de receber esse tipo de e-mail.
Dessa forma, pense na criação de um layout bastante criativo e uma redação persuasiva para conseguir ser assertivo na comunicação.
Para servir de inspiração, faça uma pesquisa de como os concorrentes ou as grandes marcas fazem para comunicar suas ações de Natal.
– Redes Sociais
Sem dúvida, as redes sociais já são há muito tempo um dos principais canais de comunicação entre a empresa e o cliente. Dessa forma, é fundamental que toda campanha de Natal criada seja promovida nas mídias sociais.
O importante é saber aproveitar os recursos de cada uma delas para conseguir extrair o máximo o que elas oferecem. Nesse sentido, crie no Facebook/Instagram carrosséis de imagens dos produtos, colocando os preços e o link específico para a página de cada produto.
Por fim, uma dica é utilizar a ferramenta de Reels do Instagram na sua estratégia. Hoje em dia é o formato que mais alcance e engajamento gera nas redes sociais. Mas, lembre-se sempre de mesclar o seu conteúdo com outros formatos como, por exemplo, vídeos e imagens estáticas.
– Investimento em publicidade
Tem aquela máxima de quem não é visto, não é lembrado!
Contar com o alcance orgânico dos seus conteúdos em datas especiais é saber que irá gastar seu tempo e energia a toa, pois as redes sociais são inundadas com publicações de usuários e marcas.
Nesse sentido, será preciso separar uma verba para impulsionar os materiais produzidos. O lado positivo é que será possível segmentar de forma que atinja diretamente o seu público-alvo.
Além disso, o tráfego pago irá trazer para a sua marca:
- Estimular novas interações;
- Chegar a novos públicos;
- Aumentar as vendas;
- Captar leads;
- Fortalecer a sua identidade como marca.
Uma boa estratégia de publicidade é fazer uso do remarketing. Se você não sabe, o objetivo é você anunciar para quem já visitou uma página do seu site.
Além disso, esse tipo de estratégia é possível fazer tanto no Google quanto no Instagram e Facebook.
Conclusão
Em resumo, as dicas dadas de marketing digital para o Natal são possíveis de serem colocadas em prática no curto prazo de tempo.
Mas, como falamos lá em cima, para o próximo ano tente criar um planejamento com antecedência para evitar a correria e conseguir ter um resultado melhor.
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