Como trabalhar com o marketing digital?

Existe uma forma correta para que o seu marketing digital alcance a melhor performance. Saiba como neste artigo em destaque!

marketing digital na web
marketing digital na web

O crescimento do marketing digital no Brasil é algo impressionante. Assim, mesmo nesta época de isolamento social, o mercado de vendas na internet continuou a obter ótimas respostas. Como resultado, é possível comprovar isto, a partir de uma análise do segmento de comércio eletrônico. Desta forma, em comparação com 2019, o aumento neste ano de 2020 foi de, aproximadamente, 104%. Portanto, o resultado em reais foi de R$ 33 bilhões!

Estes dados são muito importantes para qualquer empreendedor. Isto porque, deste modo, comprova-se que a publicidade digital é o principal setor de comunicação da atualidade. Como resultado, fica evidente que estar presente neste ambiente será um diferencial positivo para uma marca.

Além disso, quem estiver fora do ambiente web estará com sérios problemas. Isto porque, a maioria absoluta dos usuarios da web estão aqui. Assim, interagem com outros usuários, observam algumas publicidades, se relacionam com diversas marcas, etc.

Mas, por onde uma organização iniciante, sem experiência neste novo espaço, deve começar?

Neste artigo, iremos dar algumas dicas excelentes. Assim, você poderá seguir um pequeno passo a passo, o qual irá te apoiar a trabalhar com o marketing digital!

Portanto, observe os próximos tópicos e confira todas as informações.


Em primeiro lugar: o que é marketing na internet?

A fim de iniciar este tema, é preciso definir o que é a comunicação digital. Assim, será muito simples entender o segmento da propaganda online.

De acordo com a startup Rock Content, o marketing digital pode ser definido como:

“…é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade da marca.”

Assim, com a afirmação acima, o leitor pode perceber que a publicidade digital envolve muito mais do que apenas gerar uma divulgação de produto ou serviço. Como resultado, há outros fatores importantes a serem observados: concretizar uma venda, melhorar a relação consumidor x marca e ajudar na criação de uma boa imagem online.

Além disso, existem alguns objetivos muito importantes, que toda campanha de marketing na web precisa definir e trabalhar para que obtenha os resultados esperados:

  • Aumentar a participação no mercado-alvo;
  • Encontrar novos clientes (os quais ainda não conhecem a marca);
  • Melhorar o relacionamento com os consumidores antigos, alcançando diversas vendas recorrentes;
  • Aperfeiçoar, de forma constante, as estratégias e inovar nas atividades.

Quais são as estratégias que estão em destaque, neste momento?

Dentro do segmento de comunicação online, existe um mix de ações estratégicas, as quais encontram-se em evidência. Assim, muitas empresas utilizam destes recursos para melhorar e ampliar o seu marketing.

Como resultado, podemos citar algumas, como:

  • Criação de Website
  • Gestão de Mídias Sociais
  • Campanhas de Anúncios no Google Ads
  • Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Email Marketing

Importante: existe a possibilidade de uma marca atuar com diversas estratégias em conjunto. Isto é possível, porque algumas delas se completam, o que proporciona uma sinergia perfeita.

Um exemplo é a criação de site, atuando em junção com os anúncios do Google. Estas propagandas irão apoiar a marca na divulgação do seu website.

Vale a pena investir nesta forma de comunicação?

Esta é uma das perguntas, que muitos proprietários de pequenas empresas já fizeram, pelo menos uma vez. Isto porque, além do marketing digital, existem outros meios mais consolidados e reconhecidos.

Por exemplo: diversas organizações preferem investir em revistas de bairro ou anúncios em jornais.

Estes formatos de divulgação ainda alcançam uma parcela dos consumidores. Apesar disso, cada vez mais, estão perdendo espaço para o digital. Isto porque, o mundo online oferece uma precisão maior para encontrar os seus clientes ideais!

Como resultado, para quem deseja acelerar o seu lucro com propaganda, o marketing digital é a escolha correta.

Além disso, há estudos que comprovam esta afirmação. De acordo com estas pesquisas, o valor de um anúncio em um meio de baixo custo (como o rádio ou revista) será, 3 vezes maior do que uma estratégia paga na internet.

Além disso, não devemos deixar de lado as estratégias online com um custo absurdamente baixo ou nulo. Isto porque, a médio ou longo prazo, irão obter boas respostas. Produção de conteúdo para Blogs é uma delas!

Portanto, não tenha nenhuma dúvida: investir no mundo digital será importante para que a sua marca tenha mais prosperidade e supere os principais concorrentes!

Plano Objetivo de Marketing Digital

Plano de Marketing Digital
Plano de Marketing Digital

Agora que você entende a importância do marketing na web, sabe que precisa construir um Plano de Ação – o qual possibilite os resultados adequados. Assim, será muito fácil ter um crescimento sustentável no comércio dos seus produtos e serviços.

Ok, mas como eu devo estruturar este planejamento?

Com o objetivo de apoiar a sua marca no desenvolvimento de táticas de sucesso, iremos destacar um passo a passo simples. Como resultado, a sua empresa não terá dificuldades para colocar em prática estes pontos inicias.

Portanto, acompanhe cada ponto abaixo:

Passo 1: Crie o seu próprio website

Em primeiro lugar, é muito importante desenvolver a sua base na internet. Assim, esse será o espaço principal da sua marca, onde poderá produzir conteúdos contínuos (através do seu Blog Institucional).

Dicas: utilize a plataforma wordpress, escolha um layout bonito e seja objetivo nas informações.

Além disso, não esqueça de configurar o SEO e instalar o Google Analytics. Isto porque, com esta ferramenta da empresa Google, você poderá acompanhar as métricas e irá descobrir os pontos onde será necessário melhorar.

Passo 2: Anúncie esta plataforma no Google Ads

Os links patrocinados do Google são uma forma de publicidade paga. Assim, quando uma marca investe um valor específico neste local, seu anúncio aparecerá em destaque nas pesquisas no buscador.

Esta estratégia é relevante, porque aumenta a velocidade de resposta do consumidor e acelera o crescimento das vendas. Além disso, possibilita que usuários, os quais nunca teriam a oportunidade de conhecer a sua marca, tenham um contato inicial com seus produtos e serviços.

Importante: não há limite mínimo para investir. Então, mesmo que você só possa iniciar com 100 reais, já será possível ter resultados.

Passo 3: Faça a Gestão Estratégica de suas Mídias Sociais

As redes sociais são ambientes em constante crescimento na web. Assim, muitos usuários estão se cadastrando e interagindo com páginas, grupos e outras pessoas.

Desta forma, criar um perfil profissional, que contenha informações da sua marca, links de acesso para site ou blog, além de possibilidade de contato com o seu atendimento é imprescindível!

Além disso, é possível investir em propagandas pagas nestes canais. Como resultado, isto aumentará a sua visibilidade, frente a outras empresas do mesmo segmento de mercado.

Porém, fique atento(a): escolha apenas as mídias sociais que possuem relação com o seu negócio, produza conteúdos periódicos e capriche nas imagens e vídeo.

Passo 4: Mensure todos os dados fornecidos

Por último, nunca deixe de reunir as informações fornecidas pelo seu site, blog, plataforma de anúncios e mídias sociais. Assim, você poderá analisar e identificar pontos a serem melhorados.

Portanto, crie uma planilha, insira os dados e mantenha este documento sempre atualizado!


Esperamos que este Plano Objetivo de Marketing Digital possibilite a sua marca a alcançar ótimas respostas dos clientes! Se precisar de ajuda com a sua publicidade online, não deixe de nos procurar!


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