Storytelling: 7 dicas essenciais para aproximar seu público

Se você busca criar um storytelling com objetivo de atrair clientes em potencial, acompanhe o conteúdo a seguir!

Storytelling
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Contar histórias é uma das formas mais eficazes de conectar o público-alvo com uma marca. Mas você sabe como fazer storytelling de qualidade e alcançar resultados satisfatórios? Para que a voz da sua marca seja ouvida é importante criar narrativas que atraiam e conquistem as pessoas através estratégias inovadoras.

O storytelling é uma técnica utilizada em diversos meios, mas está cada vez mais famoso no marketing. Uma história envolvente exerce um papel fundamental na geração de leads, pois conquista a atenção do usuário que espera ansioso pelo próximo capítulo.

Quer investir em um marketing de resultados? Continue lendo e aprenda 7 técnicas de como fazer storytelling para criar histórias para sua marca.

7 técnicas de como fazer storytelling

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Como fazer storytelling

1. Reúna informações sobre sua marca

Antes de começar a criar histórias, o primeiro passo de como fazer storytelling é reunir o máximo de informações sobre a empresa que você irá falar.

Pesquise sobre como a empresa surgiu, quais eram as visões iniciais, histórias que marcaram a jornada do negócio, datas importantes, entre outras informações relevantes.

Esse material é a base de um storytelling autêntico e original com o qual as pessoas irão se relacionar e acreditar.

As informações vão servir de referência para textos do blog ou para as redes sociais, vídeos institucionais, e-books, campanhas especiais e muito mais.

Quanto mais informações você tiver e quanto mais consistentes forem esses dados, melhor será seu storytelling.

2. Concentre-se na ação

Outra técnica importante de como fazer storytelling diz respeito a maneira como você vai usar as informações que você reuniu.

As histórias precisam ser dinâmicas, mostrar a ação e o seu desenvolvimento. E não apenas de um personagem só. Afinal, uma empresa é um time e sentir-se parte de uma história interessante é o que faz as pessoas pararem para ouvi-lá.

Por isso, quando usar o storytelling nas narrativas da sua marca deixe claro as motivações dos personagens, suas ideias, o que fizeram e as contribuições dos envolvidos para chegar ao objetivo final.

3. Foque nas partes importantes

Além de contar histórias atraentes, fazer storytelling é também saber o que dizer para o seu público.

Por isso, independentemente do meio escolhido para transmitir a mensagem — texto, vídeo ou áudio —, seja objetivo e foque nas partes relevantes para o contexto.

Cada ação vai ter um objetivo. A partir dele, pense no que pode reforçar a história e mais: em como você pode recontá-la, sem deixar as pessoas com a aquela sensação de “já ouvi isso antes”.

Assim, a dica para não ser repetitivo ou “encher linguiça” na hora errada é adequar o storytelling ao meio.

4. Adeque a mensagem ao meio

Para criar uma história atrativa e cativante, use as características do meio a favor da sua narrativa.

Os recursos textuais vão valorizar as histórias escritas, assim como os recursos de edição audiovisual serão essenciais nos materiais em vídeo ou áudio.

Com esses detalhes em mente, o processo de como fazer storytelling consegue ser mais assertivo e a mensagem soa mais natural.

Dessa forma, algumas dicas para acertar nos conteúdos de áudio e vídeo são:

  • pense no volume e no tom da voz do narrador;
  • nos vídeos, lembre-se que o rosto também é parte da mensagem;
  • valorize o contato visual;
  • use as mãos e os gestos para criar a linguagem corporal;
  • crie um ritmo de fala equilibrado e pausado.

Para os conteúdos em texto fique atento a:

  • divisão do texto: prefira parágrafos e frases curtas, formate listas em tópicos;
  • use a pontuação adequada;
  • dê no ritmo da história.

5. Dê ritmo para suas histórias

Um bom storyteller sabe cativar a audiência tanto com um bom assunto para sua história quanto no ritmo que imprime à narrativa.

Desse modo, ao criar um storytelling, pense na sequência de fatos da história para criar um ritmo que incentive as pessoas a acompanhá-la.

Crie momentos de tensão, reviravoltas para marcar os momentos da história e fazer as pessoas se identificarem.

Como resultado, conhecer o perfil de público da sua marca é importante para usar estratégias que vão dialogar com os seus interesses.

6. Aproxime as pessoas da sua história

Ao selecionar os principais fatos sobre a sua marca, não inclua apenas os momentos bons, conte também sobre os erros, os caminhos pelos quais eles levaram a jornada da marca e como esse cenário mudou.

As pessoas querem conhecer a jornada e não só os resultados. Quer seja a narrativa de uma campanha ou uma apresentação da empresa em um evento, aproxime as pessoas da sua experiência.

Essa identificação associada a outras técnicas de persuasão em vendas trazem excelentes resultados.

7. Use a emoção para se aproximar do seu público

A emoção é uma das técnicas mais eficientes de como fazer um storytelling de sucesso. Através delas criamos conexões com as pessoas e, inclusive, com as marcas.

Contar histórias com emoções também nos conecta com o lado humano. Por isso, marcas com narrativas genéricas e focadas 100% em vendas enfrentam muito mais dificuldades de atrair prospects do que outras que conseguem unir o discurso de vendas com uma emoção corresponde ao produto ou serviço.


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