Já ouviu falar sobre Social Selling? Saiba mais aqui

Conheça mais sobre o Social Selling: importante estratégia que utiliza as redes sociais para atrair clientes!

Social Selling
Social Selling

As redes sociais são espaços cada vez mais povoados por quem busca interagir com pessoas e/ou marcas, não é mesmo? Por isso, as marcas estão lá para interagir com as pessoas e criar relacionamentos com o seu público. Mas isso não significa que elas não possam vender. O sucesso do Social Selling mostra que este espaço pode sim ser aproveitado para gerar mais vendas.

E se você acha que as pessoas estão nas redes sociais somente para interagir com amigos, saiba que elas também gostam de seguir as marcas que admiram, descobrir novos produtos e serviços e até fazer negócios diretos por lá.

No mercado B2B, elas estão dispostas a conhecer soluções que resolvam problemas do seu dia a dia de trabalho. Então, os vendedores precisam estar no lugar certo e na hora certa para interagir com elas.

O que é Social Selling?

Social Selling é o processo de se relacionar com potenciais clientes nas redes sociais visando gerar vendas. Nesta estratégia, ao invés de usar uma abordagem hard selling, os vendedores buscam o consumidor com o perfil de cliente da empresa e se aproximam dele para ganhar sua confiança.

Eles curtem as postagens, interagem em grupos e oferecem conteúdos de valor para construir sua credibilidade no longo prazo, sem pressa para fechar negócios.

Sem dúvida, uma das principais funções do Social Selling é fazer o lead evoluir no funil de vendas, mas as redes sociais também servem para pesquisar sobre contas e stakeholders, preparar-se para uma ligação, analisar concorrentes, entre outras finalidades de vendas.

Embora muitas pessoas achem que as redes sociais não são espaços propícios para vendas, alguns números mostram que os consumidores estão nas redes sociais interessados também em comprar.

De acordo com levantamento do LinkedIn, 62% dos compradores B2B respondem a vendedores que se conectam com percepções e oportunidades relevantes. Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 48% já compraram algum produto ou serviço que conheceram no Instagram.

Portanto, redes sociais também servem às vendas. No entanto, mais que um ambiente comercial, redes sociais são canais de relacionamento do Marketing Digital.

Por que Social Selling é importante para sua marca?

Já percebeu que toda venda é social? Há sempre uma relação entre alguém que quer resolver uma necessidade e alguém que quer vender uma solução. Portanto, vendas em redes sociais já existem muito antes da internet.

A novidade agora é a praticidade que o Social Selling ganhou nas redes sociais digitais — no LinkedIn, Twitter, Facebook e até no Instagram.

Mas o mundo digital não transformou apenas as ferramentas de vendas. Também mudou as relações de consumo: os consumidores querem construir um relacionamento de confiança com as marcas antes de fazer qualquer negócio.

Já que as redes sociais são os principais espaços de convivência nos dias de hoje, é lá que muitos desses relacionamentos acontecem. Assim, os consumidores já estão na internet buscando informações e pesquisando soluções, muito antes de falar com um representante da sua empresa.

Então, o papel do Social Selling é colocar os vendedores em contato com essas pessoas enquanto elas buscam soluções e posicioná-los como especialistas ao fornecer as informações que elas precisam. Ao superar as expectativas dos potenciais clientes, os vendedores têm mais chances de fechar negócios.

Quais as vantagens desta estratégia?

Vantagens do Social Selling
Vantagens do Social Selling

Vendedores que sabem abordar os potenciais clientes nas redes sociais e construir relacionamentos de valor conseguem potencializar as vendas.

Estes são os principais benefícios do Social Selling:

Gera mais proximidade com o consumidor

Os benefícios do Social Selling começam com o relacionamento que os vendedores conseguem estabelecer com os potenciais clientes. A relação vai além da interação comercial — o vendedor se torna uma base de confiança para a pessoa.

Assim, os laços se tornam mais fortes ao longo do tempo. De acordo com uma pesquisa da Sprout Social, 89% dos consumidores compram de marcas que seguem nas redes sociais e 85% recomendam essas marcas a amigos e familiares.

Encontra novas oportunidades

Por mais que você prospecte clientes, algumas oportunidades sempre vão ficar para trás. No Social Selling, então, você tem a chance de atrair e encontrar pessoas que talvez nunca conhecessem a sua empresa.

No Social Selling, tanto a prospecção ativa, que vai ao encontro do potencial cliente, quanto a prospecção passiva, que desperta o interesse do consumidor, podem ser exploradas para fazer mais pessoas se aproximarem do seu negócio.

Encurta o ciclo de vendas

Quando a equipe de vendas cria um relacionamento com os consumidores nas redes sociais, todo aquele processo de persuasão para elencar o valor das soluções da empresa fica mais curto e menos dispendioso, porque os potenciais clientes já confiam no que o vendedor oferece.

Outro motivo para isso é que os vendedores já conhecem melhor os prospects, porque têm uma relação mais próxima com eles e conseguem pesquisar sobre os interesses deles pelas redes sociais para criar abordagens mais efetivas.

Reduz o custo de aquisição de clientes

Ao reduzir o ciclo de vendas, os custos para fechar um negócio também são reduzidos. Assim, a empresa não precisa investir em inúmeras abordagens e economiza tempo que pode ser dedicado a outras tarefas.

Além disso, Social Selling usa ferramentas orgânicas, como a produção de conteúdo e o contato direto por mensagem, para construir o relacionamento com os leads.

Maximiza a retenção de clientes

Consumidores que compram com mais confiança tendem a se manter mais tempo com a empresa. Eles fazem uma escolha consciente, porque entendem o valor do que a empresa oferece e como o produto ou serviço vai ser útil no seu dia a dia.

Portanto, o tempo de vida e a retenção do cliente com a empresa tendem a ser mais duradouros.


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