Para você que quer estar atualizado sobre todas as novidades do marketing digital, confira as tendências de SEO para 2021!
A otimização de sites para mecanismos de pesquisa (SEO) é uma ótima maneira de atrair consumidores para plataformas online — quando usada corretamente. Assim, o SEO está em constante evolução, e ficar por dentro das últimas tendências é bastante relevante.
No entanto, o esforço vale a pena: cerca de 70% a 80% dos usuários se concentra exclusivamente em resultados orgânicos e ignoram anúncios pagos. Além disso, cerca de 28% dessas pesquisas são convertidas e resultam em uma compra.
Para se ter uma performance de SEO de primeira linha, é necessário dar atenção a muitas métricas, incluindo tráfego, backlinks e compartilhamentos nas redes sociais, só para citar algumas. Dessa forma, fique por dentro das tendências de SEO mais relevantes para 2021. Confira a seguir:
1. Conteúdo relevante e valioso
Se você não produz conteúdo relevante e valioso para a sua buyer persona, não faz sentido seguir nenhuma dica de SEO. Essa é uma tendência que nunca vai mudar.
Isso porque todos os fatores analisados pelo algoritmo do Google estão de alguma forma relacionados à experiência do usuário. Para que os seus visitantes se sintam satisfeitos ao entrar em seu site, eles precisam acessar um conteúdo rico e autêntico que ofereça o que estão procurando.
Caso isso não aconteça, o usuário pressiona o botão de voltar e escolhe outra das várias opções presentes nos resultados do buscador. Isso significa que sua marca perderá a chance de conquistar um novo cliente, que poderá até desenvolver um sentimento negativo em relação à sua empresa.
2. Experiência do usuário (UX)
A satisfação do usuário continua extremamente relevante para o sucesso em uma estratégia de SEO. Entretanto, é importante ressaltar que essa satisfação não depende apenas de conteúdos qualificados e relevantes. É necessário oferecer uma experiência completa.
Portanto, o investimento em técnicas de experiência do usuário (UX) é uma das principais tendências de SEO para 2021. Mas o que isso significa?
Quando aplicado ao Marketing Digital, UX está relacionado à interação do usuário com os canais da marca. Ela precisa acontecer de uma forma simples, acessível e sem barreiras.
Em outras palavras, ao acessar seu site, os seus visitantes devem encontrar páginas de carregamento rápido, menus intuitivos e outros elementos que tornam a experiência mais rica e eficiente.
3. SEO para mobile
Se você tem seguido as tendências de SEO dos anos anteriores, sem dúvida, percebeu que o SEO para dispositivos móveis estava entre elas e não era por acaso. Desde 2019, o Google analisa as páginas mobile de sites como versões primárias, deixando as versões desktop como secundárias.
Então, o SEO para mobile é a chave para o sucesso da sua estratégia e se torna ainda mais relevante em 2021. Isso porque o número de pessoas que acessam a internet a partir de smartphones não para de crescer.
4. Pesquisas zero-click
Com o tempo, o Google faz alterações no design e layout na página de resultados de buscas para fornecer experiências mais rápidas e eficazes ao consumidor. Recentemente, a plataforma passou a focar buscas zero-click, ou seja, resultados que aparecem no topo da primeira página.
Agora, o zero-click está mais presente do que nunca: mais de 50% das buscas no Google terminam sem que o usuário clique em nada. Esse conteúdo deve ser capaz de responder diretamente às perguntas inseridas pelos usuários na barra de pesquisa.
Desse modo, o público pode encontrar exatamente o que procura no próprio Google, sem clicar em mais nada. Esse tipo de atividade foi implantado em março de 2020 e a tendência é que não pare de crescer.
5. Segurança do site
Não é novidade que o Google considera o status de segurança do seu site ao analisar sua relevância e, claro, a sua classificação. Portanto, se você deseja que sua estratégia de SEO seja bem-sucedida, é importante acrescentar recursos de segurança, como plugins especializados e certificados SSL.
Em 2021, diante de um público cada vez mais atento às ameaças presentes em ambientes não seguros da internet, a tendência é que a proteção de sites se torne ainda mais importante.
6. SEO local
A pandemia da Covid-19 foi o grande acontecimento de 2020. Além das consequências que o período de distanciamento social causou na Saúde e na Previdência, os consumidores também tiveram seus hábitos alterados. Durante o período pandêmico, houve uma valorização maior do comércio local.
Isso ocorreu devido a vários fatores. Primeiro, a crise econômica levou as populações locais a se concentrar no apoio ao mercado local para manter o funcionamento da economia.
Da mesma forma, as limitações de transporte levaram mais pessoas a procurar estabelecimentos perto de suas casas.
É aqui que o SEO local entra. Esse recurso existe há algum tempo e tem o Google Meu Negócio como uma de suas principais ferramentas. No entanto, as particularidades do ano de 2020 o tornaram ainda mais relevante.
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