SEO Off Page são as estratégias de otimização que você aplica fora das suas páginas. Conheça mais sobre esta Estratégia!

Você deseja posicionar o seu site entre os primeiros resultados do Google? Dessa forma, você precisa mostrar ao buscador que é uma referência para outros sites. E é para isso que serve o SEO off page, um desdobramento do SEO!
Não pense que basta caprichar no SEO on page. Páginas bem estruturadas, conteúdos relevantes e palavras-chave são essenciais na otimização, mas não adianta olhar só para dentro do seu site. Assim, o SEO off page está aí para que as suas estratégias olhem também para fora. É lá que você pode buscar links e menções para as suas páginas e mostrar como elas são relevantes para o mercado — o que é determinante para o algoritmo do Google.
O que é SEO off page?

SEO off page é o conjunto de estratégias aplicadas fora das suas páginas para demonstrar a sua relevância no mercado e, assim, melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Para o Google, não importa somente encontrar os seus conteúdos, entender sobre o que eles falam e perceber como as páginas são estruturadas. Além disso, o buscador também quer saber como o site se relaciona com o restante da web.
Se o site receber links e menções de diversas páginas, e se elas forem relevantes e confiáveis, mais pontos ele vai ganhar com o Google. Afinal, as pessoas só compartilham e indicam aquilo que realmente tem qualidade e oferece algum valor para elas.
Pense, por exemplo, em uma página com dicas de moda. Assim, esta página é citada em vários blogs sobre roupas, tendências, entre outros. Dessa forma, as dicas desta página de moda parece ser uma grande referência na área, correto? É assim que o Google julga também.
A construção desta rede de links que direcionam para o site — chamados de backlinks — é uma ação conhecida como link building. Entretanto, o SEO off page não se resume a esta prática. Assim, a estratégia engloba todas as medidas adotadas fora do site, o que significa que toda construção de relacionamento com outros sites, mesmo que não gere backlinks, é considerada válida para a otimização.
O Google não considera apenas os links para a página como fator de rankeamento. Ele também considera as menções ao site ou à marca para avaliar a sua relevância para o mercado.
Portanto, uma estratégia de SEO off page não precisa focar apenas na geração de backlinks. Uma simples menção também pode ser valiosa. No entanto, os links têm um peso maior para o rankeamento e não podem ser deixados de lado.
Qual é a Importância desta Estratégia?
SEO off page precisa estar incluso nas estratégias de otimização a fim de conquistar as primeiras posições da página de resultados.
Dessa forma, para o buscador, os links e menções que um site recebe mostram o que os outros sites pensam sobre ele. Assim, isso é um forte indicativo da sua relevância para o mercado, o que é determinante para a classificação no ranking do Google.
Para entender por que esse relacionamento com outros sites é tão importante, é necessário entender também a importância dos links. Links são a essência da web. Foi com base na interligação entre páginas e documentos que ela surgiu em 1990 e funciona até hoje. Assim, são eles que levam o usuário de um lado a outro até que encontre aquilo que ele procura. E é com base neles também que funciona uma busca no Google.
O trabalho do Google começa com o rastreamento das páginas da web. Para isso, ele segue o caminho que os links indicam para ele. Portanto, quando o robô acessa uma página, ele indexa os conteúdos, as palavras-chave e outras informações que ela apresenta e, logo depois, segue para os links que estão referenciados nela.
Quais são as diferenças entre SEO Off e On page?
SEO off page e SEO on page são duas faces das estratégias de otimização. Embora sejam diferentes, elas interagem e devem ser trabalhadas em conjunto para melhorar os seus resultados.
Porém, o mais indicado é que você comece pelo SEO on page. Dessa forma, essas estratégias estão sob seu total controle e são aplicadas dentro das suas páginas, no conteúdo e na estrutura. Por exemplo:
- publicação de conteúdos;
- edição de títulos, intertítulos, meta tags;
- otimização de palavras-chave;
- criação de links para páginas internas;
- edição dos códigos da página;
- marcação de dados estruturados.
Como colocar em prática?

Agora que você já sabe o que realmente importa para o rankeamento, vamos ver agora como colocar o SEO off page em prática?
A seguir, veja as nossas dicas de como aplicar as estratégias e conseguir backlinks relevantes para o seu site!
Comece com estratégias de SEO on page básicas
Sem otimizar as suas páginas, você provavelmente não vai ser citado como referência por outros sites. Se for, o tráfego que os backlinks geram pode ser perdido, já que os visitantes vão ficar frustrados.
Então, comece as suas estratégias de otimização pelas suas próprias páginas. Assim, organize as categorias do site, ofereça uma navegação simples, use URLs amigáveis, otimize os títulos e intertítulos, escreva textos escaneáveis, entre outras medidas.
Depois de fazer o básico do SEO on page, você já pode começar a olhar para fora. E, enquanto isso, continue otimizando as páginas com técnicas mais avançadas.
Produza conteúdos que mereçam ser compartilhados
Um dos fatores de SEO on page mais importantes é o conteúdo. Dessa forma, publicar conteúdos relevantes no seu site é a principal forma de mostrar a sua autoridade no tema, de atrair e fidelizar os visitantes e oferecer as melhores respostas para o que eles buscam.
Para o SEO off page, bons conteúdos representam a chance de receber links naturais, sem que você precise correr atrás deles.
Para maximizar as chances de isso acontecer, pense nos seus conteúdos como ativos linkáveis. A intenção é criar conteúdos tão bons que mereçam ser citados por outros sites.
Utilize guest posts e co-marketing
Embora se espere que as páginas recebam links de outros sites de forma natural, nem sempre eles vêm. Por isso, é possível adotar algumas estratégias para criar backlinks — sem precisar pagar por eles, sem forçar a barra e sem prejudicar a experiência do usuário.
Mas como fazer isso? Com parcerias! Guest posts e co-marketing são modelos de parceria entre diferentes sites ou blogs que rendem backlinks.
Busque parceiros de autoridade para link building
Para as estratégias de guest post e co-marketing valerem mais a pena, priorize parceiros que tenham um público afim com o seu ou que estejam na sua área de atuação. Assim, o Google consegue perceber a relevância do conteúdo e do backlink para o usuário.
Além disso, encontre parceiros confiáveis, cujo site tenha autoridade e qualidade. Assim, esta análise sobre o site dos parceiros pode ser feita a partir de uma métrica fornecida pela Moz: o Domain Authority (DA).
Através destas Dicas sobre SEO Off Page, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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