Você sabe qual a Importância das Palavras-Chave?

As Palavras-Chave são muito importantes, dentro do Marketing Digital. Descubra o porquê aqui!

palavras-chave
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No segmento da publicidade online, existem algumas estratégias muito usadas pelas marcas. Assim, as técnicas de SEO, Links Patrocinados, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são exemplos de atividades comuns para diversas empresas. Porém, para que o trabalho com cada uma surta o efeito esperado, existe uma etapa que precisa ser cumprida: a identificação das Palavras-Chave.

Estas palavras são caracterizadas como os termos que resumem os temas principais de um conteúdo ou assunto. Como resultado, em um parágrafo (por exemplo), pode haver uma grande variedade delas.

Na área de Marketing Digital, estas “keywords” apoiam uma marca ou empresa a pesquisar e analisar as dúvidas, curiosidades, desejos e as necessidades dos usuários. Portanto, são extremamente úteis para quem deseja criar um Plano de Ação bem feito na Web.

Acompanhe este artigo e descubra outras informações interessantes.


Por que as Palavras-Chave são indispensáveis para uma Marca na Web?

planejador de palavras chave
importância das palavras chave

Mesmo sabendo um pouco sobre este tema, muitos leitores devem estar se perguntando:

“Ok, sabemos o que são estas palavras. Contudo, em que irão contribuir para os nossos projetos?”

Para resolver este questionamento, observe alguns tópicos abaixo. Neles, iremos destacar o porquê destes termos serem muito importantes para que uma propaganda digital tenha bons resultados.

1- Ajudar o Público a encontrar o que necessita na Internet

Todos os dias, as pessoas buscam por assuntos variados no ambiente digital. Alguns temas possuem uma pesquisa maior do que outros. Porém, praticamente, todos os fatos são procurados nos mecanismos, como Google e Bing.

Como resultado, quem souber atuar com os termos corretos, terá vantagem frente aos concorrentes!

Isto porque, para desenvolver uma pesquisa eficiente, o público digitará as palavras adequadas, de acordo com o que desejam ou necessitam. Estas, serão as palavras-chave a serem destacadas!

Portanto, as marcas que inserirem – no seu Planejamento de Marketing Digital – os termos-chave corretos, irão trazer os seus consumidores para próximo dos seus produtos e serviços!

2- Primeiro Contato das Pessoas com a sua Marca

Além disso, é necessário enfatizar que estas palavras-chave serão o primeiro contato do público-alvo com uma marca. Assim, para que os clientes ideais encontrem um produto ou serviço, atuar com as palavras corretas será totalmente necessário!

Observação: se você deseja encontrar as palavras-chave corretas, realize uma busca segmentada!

3- Produzir um Bom Conteúdo será um Diferencial frente aos Concorrentes

Desenvolver excelentes textos, vídeos e peças de conteúdo tornará uma empresa conhecida e renomada no mercado. Assim, será vista – pelo seu público – como uma autoridade no nicho de atuação.

Portanto, para criar os conteúdos que estejam de acordo com o que o seu consumidor quer, identifique os termos-chave adequados.

Isto porque, sem o trabalho de pesquisa, você poderá perder a oportunidade de solucionar as dúvidas e os problemas destas pessoas. Como resultado, elas irão procurar a solução nos concorrentes.


O Papel das Palavras-Chave em cada Estratégia Digital

marketing digital
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Apesar das informações acima demonstrarem que vale a pena atuar com o foco nas Palavras-Chave, você sabe qual o papel delas em cada ação estratégica de Marketing Digital?

A fim de solucionar esta dúvida, confira como os termos-chave funcionam nas atividades abaixo:

Criação de Sites

Para iniciar, nada mais indicado do que destacar a base de qualquer Planejamento Digital: o website.

Conhecer as palavras-chave do seu mercado-alvo irá facilitar a criação dos textos para cada uma das páginas internas. Além disso, tornará a página principal mais acessível ao seu público!

Assim, será possível focar nos termos principais para construir uma boa webpage. Some a isso, o fato de que todo o conteúdo apresentado no Blog também é de suma importância. Como resultado, os textos estarão alinhados com as dores e desejos dos seus clientes.

Desta forma, conheça muito bem o que o seu consumidor deseja, para construir ou melhorar um site!

SEO – Search Engine Optimization

Esta estratégia refere-se a otimização dos sites, para que apareçam com maior destaque na pesquisa orgânica dos buscadores (como o Google e Bing).

Assim, quando uma pessoa for procurar por um determinado assunto, ela encontrará os sites com o melhor ranqueamento. Desta forma, aqueles que realizam bom trabalho de Marketing Digital.

As palavras-chave são relevantes nesta etapa, porque serão os termos de pesquisa para que uma página na web seja encontrada. Ou seja, caso uma marca crie um website, blog ou conteúdos com os termos errados, a mesma não será identificada pelo seu público-alvo.

Portanto, a definição das palavras-chave está, intimamente, ligada ao sucesso das atividades de SEO!

Links Patrocinados – Google Ads

O Google Ads (o antigo Google Adwords) diz respeito aos anúncios pagos, que podem ser achados no Google ou em páginas parceiras da plataforma.

Assim, qualquer marca ou empresa, que deseja divulgar os seus produtos e serviços, poderá fazê-lo (mesmo que possua um baixo valor financeiro para investir, inicialmente).

A relação com os termos-chave já começa no planejamento da campanha de anúncios. Nesta ferramenta, existe o Planejador de Palavras-Chave, que permite ao usuário identificar as palavras mais buscadas em um determinado nicho de mercado.

Como resultado, ao desenvolver um anúncio, o empreendedor saberá quais são as palavras mais relevantes. Assim, poderá inseri-las no título, descrição e destaque do anúncio.

Além disso, cada grupo de anúncios possui diversas palavras-chave. Como resultado, um anúncio só será mostrado para os usuários que pesquisarem por um dos termos principais.

Observação: além do que foi citado, no Google Ads ainda há as palavras-chave negativas. Estes termos são inseridos na ferramenta, para que não acionem o anúncio, quando uma pessoa pesquisar por eles.

Inbound Marketing 

Tanto nesta estratégia, quanto nas atividades de Marketing de Conteúdo, as palavras-chave detêm uma enorme importância.

Em primeiro lugar, a fim de saber o que os seus clientes pensam ou desejam, será preciso fazer uma análise e identificar os termos mais pesquisados e importantes para o seu mercado-alvo.

São estas palavras que definirão os temas para os artigos, vídeos, infográficos e emails marketing.

Assim, precisam ser buscadas e definidas de modo correto. Caso haja algum problema no percurso, o seu público-alvo, fãs e seguidores não encontrarão um conteúdo relevante.

Como resultado, o seu produto ou serviço não fará sentido e as suas vendas cairão.

Portanto, não esqueça de desenvolver esta busca – a fim de que as atividades tenham boas respostas!


Um excelente Projeto de Marketing Digital, desenvolvido por quem entende do assunto, tornará a sua Marca um grande sucesso no ambiente online!


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