Registro de Marca x Registro de Domínio: Entenda a Diferença!

Saiba diferenciar um Registro de Marca de um Registro de Domínio e Proteja sua Marca!

Registro de Marca e Domínio
Registro de Marca e Domínio

Você sabe o quanto registro de domínio e de marca influencia no seu posicionamento frente ao mercado? Assim, sua empresa está evoluindo, conquistando mais clientes e você já pensa em expandir os negócios. Entretanto, antes disso pense: o que você faz para proteger o seu patrimônio?

Esta questão deve ser levada a sério e o cuidado com a marca nesse processo é indispensável. Dessa forma, a marca é a identificação do seu produto ou serviço e, muitas vezes, é o primeiro contato do cliente com a sua empresa.

Ela é a responsável por criar associações na cabeça do consumidor e se você já vem trabalhando há algum tempo para que essas relações sejam positivas, certamente, não vai querer que a sua credibilidade seja usada por seus concorrentes.

Este é o momento de pensar no registro da marca e, nessa hora, muitas dúvidas podem surgir. Muita gente confunde registro de marca com registro de domínio e há até quem diga que é o mesmo processo, entretanto, essa ideia é bem equivocada. Dessa forma, acompanhe os tópicos abaixo e conheça os dois conceitos.

O que é um Registro de Domínio?

É importante, em primeiro lugar, compreender o que é um domínio. Assim, trata-se de um endereço eletrônico que permite o acesso a determinada página ou site da internet. Tal endereço é chamado de domínio e pode pertencer a uma pessoa física ou jurídica.

Para registrar um domínio é necessário acessar o site registro.br, que pertence a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), entidade responsável pelos registros de domínios no Brasil, e verificar a disponibilidade daquele endereço eletrônico.

A pesquisa para verificação é gratuita, enquanto para se efetuar o registro é cobrada uma taxa anual de R$ 40,00.

O que é um Registro de Marca?

O registro de marca, diferentemente do registro de domínio, é feito junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), uma outra entidade, que no Brasil é responsável pelo registro de marcas e patentes.

O processo de registro de marcas é mais complexo e demorado. Assim, exige que o requerente tenha muito conhecimento, tome muito cuidado com toda a documentação e que de preferência conte com uma ajuda especializada.

Registro de Domínio – Passo a passo

Registro de Domínio
Registro de Domínio

1) Escolha um domínio

O domínio é o endereço virtual, que vai fazer as pessoas chegarem até a sua empresa e também poderá ser utilizado nos e-mail corporativos. Assim, é aconselhável que o nome do site seja curto, direto, fácil de memorizar e divulgar. Neste momento, deixe as ideias mirabolantes de lado e aposte em algo prático.

2) Confira a disponibilidade

Acesse o Registro.br para consultar a disponibilidade do endereço que você quer para a sua empresa. Assim, se o nome desejado estiver livre, realize o seu cadastro pessoal. Nesta etapa é preciso preencher alguns dados pessoais como nome, e-mail, telefone e endereço.

3) Registre o seu domínio

Informe seu CPF ou CNPJ e o DNS do servidor no qual seu site está hospedado. Dessa forma, o próprio site do órgão tem um serviço de DNS, que pode ser selecionado no momento que estiver se cadastrando.

4) Pagamento

O valor do serviço de domínio custa em média R$ 40,00 por ano, mais R$ 27,00 por ano adicional. Alguns planos de hospedagem de sites incluem registro de domínio grátis.

Passo a passo para Registro de Marca

Registro de Marca
Registro de Marca

1) Procure um especialista

Encontrar um profissional de confiança faz toda a diferença neste processo. Geralmente, as pessoas não estão familiarizadas com os procedimentos do registro de marca e as informações disponíveis online são muito imprecisas. Por isso, vale a pena encontrar um parceiro especializado na área para orientar em todo o trajeto.

Dessa forma, a jornada do registro de marca acontece de forma tranquila, pois o empreendedor sabe exatamente quanto irá investir e em quanto tempo o processo será concluído.

2) Distinção visual

Certifique-se de que sua marca transmite a mensagem que você quer passar para os seus clientes de forma clara e direta, já que ela vai corresponder aos seus produtos e serviços. Assim, o consumidor deve reconhecer os valores e o que a sua empresa oferece de forma objetiva. A marca é o seu cartão de visita e a porta de entrada para muitos dos seus clientes.

3) Registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial tem sede no Rio de Janeiro, mas conta com delegacias regionais em várias capitais. Antes de qualquer coisa, verifique no sistema de busca de marcas se o que você quer solicitar não foi protegido por outra pessoa antes.

Aqui também é essencial ter o apoio de um consultor para orientar no pagamento da Guia de Recolhimento da União. Assim, as taxas são diferentes para pessoas físicas e microempresas e, em certas situações, é possível até conseguir um desconto.

4) Acompanhe o processo

O processo vai passar por diversas etapas e o órgão pode exigir o envio de alguns documentos no decorrer do registro. Assim, não deixe de acompanhr o andamento dos pedidos para não perder o prazo. Dessa forma, você pode consultar a Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada às terças-feiras ou acessar o sistema de busca de marcas do site do INPI.


Através destas excelentes Dicas sobre os Registros de Marcas e Domínios, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!


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