Plano de Inbound Marketing para Empresas!

Desenvolva um Plano de Inbound Marketing para a sua organização e obtenha excelentes resultados!

inbound marketing
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Nos últimos tempos, o Marketing Digital tornou-se mais apto a alcançar respostas positivas por parte dos seus consumidores. Assim, diversas estratégias começaram a ganhar força e foram incluídas nos planejamentos internos das organizações. Dentre elas, podemos citar as ações de Inbound Marketing.

Este modelo de atividades, focado na publicidade digital, tem obtido ótimos resultados – frente a concorrência. Como resultado, muitas empresas estão aderindo a esse tipo de ação estratégia.

Desta forma, quem não estiver “antenado” com as mudanças (mantendo o seu Marketing na Web desatualizado) irá ter problemas e poderá, infelizmente, perder diversas vendas futuras.

Portanto, acompanhe este artigo em destaque e conheça mais sobre este assunto.


Inbound Marketing – Definição e Pontos Importantes

dicas de marketing digital
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Em primeiro lugar, você sabe o que é Inbound Marketing? Tem alguma noção de como funciona?

Para ajudar neste quesito, confira uma das melhores formas de definir este tema:

Inbound Mkt (Marketing de Atração) consiste na meta de gerar um interesse do público-alvo por uma marca, produto ou serviço. Assim, para este trabalho ter sucesso, ações que atraiam, eduquem, engajem e cativem estes clientes serão desenvolvidas. O objetivo final é que as pessoas adquiram as soluções.

Um exemplo conhecido é a Campanha de Aquisição. Neste tipo de campanha, uma isca digital é criada (seja um ebook, infográfico ou palestra online), onde o usuário – preenchendo dados em uma landing page – poderá ter acesso ao conteúdo. Em contrapartida, esses dados irão para a empresa, a qual iniciará um relacionamento próximo a esse consumidor; o objetivo é fazer com que este cliente queira comprar desta marca!

Além disso, esta propaganda online ainda possui diversos benefícios:

1- Resultados Contínuos: mesmo que haja uma mudança na sua estratégia, todo o conteúdo desenvolvido (como vídeos e artigos no Blog) continuarão online. Assim, o papel de marketing na web será mantido.

2- Melhoria do Relacionamento: além do primeiro ponto, outro benefício é o estreitamento da relação de uma marca com o seu cliente. Como resultado, a partir de um maior conhecimento das suas soluções, este público estará mais disposto a comprar o que você oferta.

3- Custo Menor: em comparação com estratégias de Outbound Marketing (que incluem investimentos maciços em links patrocinados), o Inbound custa 62% menos! Assim, é uma estratégia mais barata para uma empresa.

4- Segmentação do público-alvo: com os dados dos consumidores à sua disposição, será possível fazer uma análise e averiguar o perfil do seu cliente ideal. Além disso, mensurar as informações também ficará fácil!


Por onde começar?

plano de inbound marketing
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Agora, que você já entende melhor este tema, deve estar querendo desenvolver um Plano Estruturado para a sua marca ou projeto. Porém, é importante saber por onde começar, a fim de que não ocorram problemas.

Assim, confira um passo a passo simples, para criar um Planejamento Excepcional de Inbound Marketing:

Defina um Objetivo Principal

A fim de iniciar um projeto, é preciso estabelecer a meta principal a ser atingida. Além disso, outros objetivos secundários (em cima das etapas de trabalho) também irão ajudar para que tudo corra bem.

Crie uma Persona

Neste tipo de estratégia, é necessário desenvolver uma persona para identificar os seus clientes. Ela será o seu consumidor ideal, o qual reúne as características comuns do seu público. Assim, você conhecerá as suas dores, expectativas, qualidades e necessidades!

Defina os Canais Corretos para Atuar

Agora, que você já definiu a persona, realize uma análise de mercado e da concorrência. Como resultado, você saberá onde este seu cliente ideal está presente (se está no Facebook, Instagram, etc). Assim, a criação do Plano de Ação será acertada, porque os canais de atuação estão definidos de modo correto.

Monte a sua Estratégia de Inbound

Seja uma Campanha de Aquisição, um Mini Treinamento ou uma Produção de Textos no Blog, esse é o momento onde você irá estruturar os seus Funis de Vendas! 

Importante: siga etapa por etapa de forma gradual. Caso a sua empresa nunca tenha feito nenhum tipo de ação similar, comece pela mais simples – a fim de adquirir os primeiros leads!

Planeje o seu Marketing de Conteúdo

Com as ações de Inbound Marketing definidas, deve-se produzir cada um dos conteúdos. Artigos, Vídeos e Emails Marketing são os mais comuns neste tipo de estratégia.

Para facilitar a criação do seu Plano de Conteúdo, pesquise pelas palavras-chave que estão direcionadas ao seu segmento. Dica: utilize o Planejador de Palavras-Chave do Google.

Outro ponto relevante: crie um calendário editorial, a fim de definir o que será postado em cada dia.

Crie um Fluxo para Nutrir os Leads

Ao começar o trabalho e gerar leads, será preciso “alimentar” estes prospects com novos conteúdos contínuos. Desta forma, desenvolver uma série de emails marketing programados e planejados é o melhor caminho!

Repasse os Contatos para a Área Comercial

Com os contatos em mãos, será preciso criar uma forma de enviá-los – de forma direcionada – para a sua equipe comercial. Assim, estes profissionais irão realizar as abordagens de vendas.

Mensure todos os dados

Por fim, nunca se esqueça de criar um Relatório, onde todos os dados fornecidos serão inseridos. Deste modo, será mais fácil entender se o projeto está dando certo ou se necessita de alguma modificação!

Importante: instale o Google Analytics em seu Site, Blog e Landing Page!


Com estes passos, o seu Inbound Marketing estará com os resultados garantidos! Assim, comece a trabalhar com o melhor do marketing digital agora!


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