No mundo dos negócios, boa parte das empresas investe no desenvolvimento de algum tipo de atividade em marketing digital. Assim, seja na gestão de marketing nas redes sociais ou na criação de postagens para o blog institucional, a ideia é que estas táticas alcancem o público-alvo e aumentem as vendas. Todavia, de nada adianta fazer tudo isto sem uma análise completa prévia (o plano de marketing digital), como aquela aplicada no modelo de planejamento PEMD CANVAS.
Como resultado, as organizações que possuem um planejamento de marketing digital bem definido “sairão na frente das outras” e terão uma oportunidade maior de conseguir novos consumidores.
Além disso, em metodologias de sucesso, como o PEMD CANVAS, a dificuldade em resolver problemas e adaptar as táticas a realidade da sua marca são muito menores.
Neste artigo, falaremos sobre este método de inteligência de marketing, sua funcionalidade e as etapas que o compõe. Assim, acompanhe mais informações nos parágrafos a seguir.
Como podemos descrever o PEMD CANVAS?
O PEMD CANVAS, de forma simples e objetiva, é uma metodologia de planejamento estratégico, cujo objetivo é criar um plano de marketing digital de fácil e rápida implementação em pequenas e médias empresas. Além disso, podemos destacar que o método surgiu a partir do modelo PEMD, desenvolvido para grandes empresas pelo professor e especialista em marketing digital Nino Carvalho.
O método PEMD foi criado partir de todo o conhecimento acadêmico do especialista em marketing, além da soma de suas experiências práticas na gestão de marketing de marcas de sucesso. Assim, para o seu conhecimento, podemos destacar algumas organizações que adotaram o PEMD e obtiveram um ótimo retorno financeiro como: Toyota, NFL, Souza Cruz e British Council.
O PEMD CANVAS, diferente do seu método inspirador, é enxuto e trabalha com um volume menor de informações sobre o mercado, os concorrentes, etc. Porém, nas organizações onde existe uma menor complexidade interna, ele é o formato de planejamento ideal para alcançar bons resultados!
O seu público-alvo são pequenas e médias empresas, as quais necessitam de respostas rápidas e possuem uma verba de marketing menor do que as grandes corporações.
Além disso, ele possui um tempo de criação reduzido (máximo de 1 mês para o seu desenvolvimento) e um valor similar aos serviços concorrentes de qualidade no mercado.
Portanto, caso você não fizesse ideia de que este método existia, vale a pena agora descobrir a funcionalidade e as etapas que fazem parte deste planejamento estratégico de marketing.
Como funciona o planejamento de marketing digital PEMD CANVAS?
Este planejamento de marketing digital funciona a partir de 3 premissas que devem ser respondidas, a fim de que uma marca consiga criar o seu plano operacional:
Onde Estamos:
Em primeiro lugar, é necessário entender a situação atual da empresa. Assim, será possível identificar os pontos a serem melhorados e outros que precisam de uma correção imediata.
Como resultado, aqui haverá uma análise objetiva do ambiente interno da empresa (o microambiente) e de pontos do ambiente externo (macroambiente).
Dentre as análises a serem feitas, podemos destacar as análises da concorrência e do público-alvo.
Para onde iremos:
Após analisar o presente, chegamos ao momento de observar qual é o futuro que desejamos. Assim, o objetivo é desenvolver toda a estrutura de marketing necessária para que uma marca consiga amplificar a sua mensagem e melhore a sua posição no mercado.
Como resultado, focaremos no desenvolvimento de três pontos importantes: segmentação, alvo e posicionamento.
Isso porque, é nesta etapa que iremos traçar o mix de estratégias de marketing, com o intuito de que sejam uma excelente influência para a criação das táticas operacionais do projeto.
Como vamos chegar lá:
Por fim, este é o ponto onde a marca, a partir das análises e do mix estratégico, decidirá pelo seu plano operacional de marketing digital ideal.
Assim, a ideia – a partir da avaliação dos objetivos principais – é desenvolver as táticas operacionais do plano de ação. Ou seja, aqui se definem quais atividades a serem feitas nas mídias sociais, no site, no blog, nos links patrocinados, etc.
Além disso, é extremamente importante ter uma ação específica para a análise das métricas e dos dados fornecidos pela campanha. Isto porque, serão através destes dados que a empresa poderá melhorar as suas ações de marketing e alcançar mais o seu público.
Quais são as etapas principais que envolvem a criação do PEMD CANVAS?
Agora que demonstramos alguns pontos importantes do planejamento de marketing digital PEMD CANVAS, falaremos sobre cada uma das etapas dentro do projeto principal.
O modelo de inserção de informações é baseado no Business Model Canvas. Como resultado, isto torna o planejamento de simples manuseio e fácil mudança.
Portanto, para o seu conhecimento, seguem as etapas do modelo estratégico:
1- Segmentos:
Em primeiro lugar, é necessário saber quem vai comprar o seu produto. Assim, você definirá o seu cliente ideal, além de um público-alvo secundário.
2- Produtos:
O que os seus clientes ideais irão comprar de você? Aqui, é um momento muito importante. Isso porque, dependendo da quantidade de soluções com as quais a sua marca trabalha, será necessário selecionar apenas as principais para serem usadas no marketing.
3- Competidores:
Quais marcas concorrentes atrapalham ou podem prejudicar nas suas vendas? Nesta etapa, faremos uma análise da concorrência de forma objetiva e direto ao ponto.
4- Posição Atual:
Como a sua organização se encontra posicionada dentro do seu segmento? O que a impede de crescer e ter um posicionamento premium? Responder estas perguntas é importante para o PEMD CANVAS. Isto porque, a visão que o seu cliente tem da sua marca é algo relevante.
5- Posição a ser conquistada:
Aqui, iremos planejar os pontos relevantes para definir o tempo em que a sua marca deverá investir no projeto para que ele alcance os resultados esperados.
6- Pilares estratégicos:
Quais são as alavancas estratégicas que irão apoiar o marketing digital e aumentar a chance de sucesso de todo o projeto?
7- Investimento:
A etapa que muitos empresários e CEOs ficam preocupados. Isso porque é o momento de tratar da capacidade financeira do projeto. Assim, será feito um plano de investimentos financeiros real e justo, baseado nos objetivos principais do projeto.
8- Plano de ação:
Finalmente, com toda a parte de análises e estratégias definidas, chegamos na hora de implementar o plano operacional. Assim, a partir do conteúdo do PEMD CANVAS, vamos inserir as ações operacionais que deverão ser implementadas nas mídias sociais, sites e demais plataformas online.
Importante saber antes de iniciar o planejamento de marketing digital PEMD CANVAS
Agora que você entendeu o funcionamento e as etapas do PEMD CANVAS, precisamos destacar algumas informações importantes. Isto porque elas vão apoiar no alinhamento de expectativas entre o profissional estratégico e a marca.
Portanto, confira os tópicos abaixo:
- Não existem resultados instantâneos, mesmo com um excelente planejamento;
- O retorno de vendas e resultados estará ancorado a capacidade de investimento financeiro;
- Não trabalhe com mais de 3 objetivos no começo do seu projeto;
- Atue com, pelo menos, 2 ações operacionais para cada objetivo;
- Revise, de 3 em 3 meses, todo o seu planejamento;
- Avalie as métricas e os resultados de 15 em 15 dias.
Assim, não perca tempo: invista no melhor planejamento de marketing digital do mercado brasileiro e internacional!
Portanto, acesse o nosso site ou envie uma mensagem por aqui!
Fale conosco pelo whatsapp: 21 99992-9367
Agradecemos a sua atenção e acompanhe nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.
Para ficar por dentro do mundo digital, acesse as nossas mídias sociais:
LEIA TAMBÉM:
Planejamento de Marketing Digital: A Metodologia PEMD e o PEMD Canvas