As Mídias Sociais estão presentes no dia a dia dos brasileiros. Assim, são muito importantes para relacionamento e a troca de informações!
Nesta semana, aconteceu uma situação inesperada no ambiente das mídias sociais. O Facebook, Instagram e Whatsapp apresentaram uma instabilidade incomum. Assim, durante a tarde e a noite de Quarta-Feira (13 de Março), algumas falhas prejudicaram o uso destas plataformas em nosso país e no mundo.
Um problema, como este que ocorreu, irá arranhar a imagem destas empresas e diminuir a confiança da população em cada uma. Como resultado, muitas pessoas (chateadas com o ocorrido) reduzirão o acesso diário as redes e até excluirão os perfis.
No Brasil, onde o número de usuários das mídias sociais alcança 62% de toda a população (130 milhões de pessoas), estas perdas são muito sentidas. Em alguns casos, a reversão será quase impossível.
Desta forma, é possível constatar que as redes sociais fazem parte da vida dos brasileiros e compõem um novo ambiente, onde todos realizam a troca de informações e fortalecem o relacionamento entre si.
Portanto, as empresas, profissionais liberais e empreendedores precisam estar ativos e participativos nestes novos meios de comunicação!
O Papel das Mídias Sociais no Brasil em 2019
A fim de entender melhor o papel destas mídias em nossa sociedade, vale a pena analisar alguns dados sobre o assunto. Desta forma, estas informações interessantes irão ajudar no conhecimento destes espaços.
Assim, confira abaixo:
- 34% dos brasileiros não utilizam a web para nenhum fim.
- Mais de 60% nunca realizaram uma compra pela internet.
- 85% dos internautas acessam a internet diariamente em uma média de 9 horas;
- As maiores redes sociais do Brasil são: Youtube, Facebook e WhatsApp;
- Há mais celulares do que pessoas no Brasil.
- O acesso a web pelos celulares disparou nos últimos anos.
- A tendência, no ano de 2019, é de ampliação deste segmento online.
Com estes dados, constata-se que as mídias sociais possuem uma importância significativa na vida das pessoas. Em todas as faixas etárias, é possível observar um crescimento nos acessos.
Além disso, o uso de aparelhos móveis para acessar o mundo digital está cada vez mais presente. Como resultado, as marcas, empresas e profissionais liberais precisam levar em consideração este fato!
Como iniciar o Marketing Digital nestas plataformas?
A partir de todo o conteúdo apresentado, qualquer empreendedor ou empresário terá interesse em utilizar as mídias sociais para vender os seus produtos e serviços.
Além disso, este meio também será excepcional para melhorar o relacionamento e interação com o seu público-alvo. Porém, por onde uma marca deve começar? Qual o melhor caminho a seguir?
Assim, para ajudar neste novo projeto, destacaremos algumas dicas excepcionais. Portanto, com a aplicação destas ideias, você poderá começar a realizar a Gestão das suas Mídias Sociais:
Primeiro Passo – Descubra tudo sobre a sua Audiência
Antes de qualquer ação, a primeira atividade a ser feita é uma pesquisa ampla sobre o assunto. A meta será descobrir como a sua audiência se comporta e onde em quais mídias sociais está presente.
Assim, será necessário procurar o máximo de informações em pesquisas, estudos e nas próprias redes sociais (analisando os concorrentes e páginas relacionadas ao seu mercado-alvo).
Como resultado, uma marca poderá identificar a sua persona (ou seja, o cliente ideal). Como resultado, será mais fácil observar em quais mídias os possíveis seguidores estarão presentes.
Segundo Passo – Crie as suas Páginas Oficiais
Agora, que há um consenso sobre em quais redes sociais os seus consumidores estão, é chegado o momento de iniciar a sua presença nestes ambientes. Assim, devem-se criar as páginas oficiais da marca.
Seja no Facebook, Instagram ou Twitter – este perfil profissional precisará estar funcionando e se relacionando com todos os fãs e seguidores.
Importante: nunca desenvolva uma página, caso não garanta a realização de um gerenciamento bem feito.
Terceiro Passo – Trace um Objetivo e um Plano de Ação
Com as páginas oficiais prontas, será o momento de definir os objetivos e planos para cada mídia social.
Isto é importante, porque cada uma das redes sociais possui características únicas. Assim, será preciso diferenciar a atividade feita no Facebook, com relação ao Linkedin (por exemplo).
Para facilitar, confira alguns exemplos de objetivos que podem ser conferidos a este Projeto:
- Divulgação de uma Marca, um Produto ou Serviço.
- Melhorar a Comunicação Online com os seus clientes e prospectos.
- Publicar conteúdos contínuos e de qualidade, a fim de educar a todos.
- Criar uma comunidade de fãs que serão defensores da sua marca na web.
- Ampliar as vendas, através destas plataformas.
- Desenvolver Anúncios e Links Patrocinados, a fim de aumentar a base de seguidores.
Com estas metas definidas, será mais simples montar um Plano correto.
Observação: o plano deverá funcionar, de acordo com as suas possibilidades. Apenas crie as rotinas que serão possíveis de serem seguidas, sem nenhum tipo de percalço.
Quarto Passo – Trabalhe apenas com Conteúdos Relevantes
Este ponto é primordial para que todo o esforço de planejamento e operação surta efeito.
Publique e divulgue apenas textos, vídeos e imagens que façam sentido para o seu cliente. Assim, capriche na propagação de conteúdos relevantes, que – realmente – despertem a atenção do seu consumidor.
Um artigo do Blog Institucional do seu Site; um Vídeo Curto, que fale dos seus produtos; imagens com alta resolução, que retratem algo sobre o seu mercado. Estes, são bons exemplos de postagens interessantes.
Importante: crie um cronograma de postagens, a fim de saber o que foi publicado em cada dia do mês. Faça publicações, pelo menos, 3 vezes por semana e mantenha a periodicidade.
Quinto Passo – Mensure todos os Dados Fornecidos
As mídias sociais possuem ferramentas que produzem informações importantes para o gestor (como número de visitas, alcance das postagens, a quantidade de publicações na semana, dentre alguns outros).
Como resultado, a partir destas informações, ficará fácil desenvolver um relatório completo. Nele, estarão constando os dados que – quando interpretados de modo correto – definirão outras estratégias e ações.
Observação: caso, a partir da análise de um relatório, for constatado que alguma ação estratégica está trazendo problemas, interrompa-a imediatamente e desenvolva uma melhor!
Portanto, com as dicas fornecidas acima, você já poderá atuar nas mídias sociais – criando um modelo de gestão que alcance ótimos resultados para a sua marca!
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