Confira as 8 métricas mais importantes para redes sociais

Quer alavancar seu negócio? Então, confira as métricas mais relevantes para utilizar nas redes sociais!

Métricas
Métricas

As redes sociais são grandes plataformas de divulgação para toda e qualquer empresa. Com o alcance que elas proporcionam podemos direcionar novos visitantes para o site, alcançar novos leads e atingir novos clientes. Mas, além de ter uma boa estratégia nesses canais, é essencial mensurar os resultados dessas estratégias através das métricas de redes sociais.

Isso porque, uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados das estratégias enquanto ainda estão ativas. Dessa maneira, conseguimos analisar as possibilidades de otimização — seja para aumentar investimentos ou realizar ajustes para melhorar o desempenho.

Mas para que isso seja feito de forma assertiva, o domínio das métricas certas se torna indispensável. Ou seja, durante o planejamento de uma ação devemos ter ciência de quais métricas apontam o sucesso ou fracasso de uma campanha para, então, analisar sua performance.

Inúmeros fatores podem impactar nos resultados, por isso é necessário estudar o que funciona melhor para o seu público-alvo, levando em conta o objetivo da campanha.

Para isso, utiliza-se diversas métricas para se obter o melhor resultado. Como resultado, acompanhe os tópicos abaixo a fim de conhecer as 8 melhores métricas para as redes sociais.

8 principais métricas para redes sociais

Métricas para redes sociais
Métricas para redes sociais

Cada rede social possui sua especificidade e todas possuem uma área de análises, então é fácil encontrar as informações para analisar o desempenho das campanhas.

Mas para você não se perder no meio de tantos indicadores, selecionamos as principais métricas de análise — e que se fazem presentes na maioria das redes sociais.

Alcance

Como saber se o seu público visualizou o conteúdo que você publicou? Esse é o papel do alcance, ele mostra como está a distribuição das suas publicações no feed dos usuários.

No Facebook, por exemplo, sabemos que o alcance vem caindo por conta das mudanças no algoritmo da rede. Então é importante ficar atento nessa métrica, para que o seu público receba o conteúdo que você está produzindo na rede social.

Mas o alcance sozinho não mostra tudo. Para ter um entendimento mais profundo do resultado das suas ações, analise o alcance juntamente com o engajamento.

Engajamento

O engajamento é a métrica que mede o envolvimento do público com a sua publicação, levando em conta os números de curtidas, comentários e compartilhamentos. De que adianta produzir um conteúdo se as pessoas não estão interagindo com ele, não é mesmo?

Assim, essa métrica é importante para ações de branding, onde a imagem que a marca transmite ao público é o maior objetivo.

Entretanto, analisar o engajamento de forma isolada te dá noções apenas de quantidade, para compreender melhor a qualidade das interações você precisa ficar de olho na métrica de sentimento.

Sentimento

Além de acompanhar o volume através do engajamento, é imprescindível analisar a qualidade das interações. Afinal, o que as pessoas comentam?

As interações com a sua marca são positivas ou negativas? Analisar o sentimento permite descobrir se as suas publicações estão agradando seu público, assim você poderá estudar novas ações de aproximação e comprovar sua efetividade.

Crescimento por canal

Da mesma forma que o engajamento mede a efetividade das publicações, acompanhar o crescimento de cada canal mostra o resultado das suas ações de modo geral.

Isso porque, se a sua base de seguidores está crescendo, quer dizer que o público está mais disposto a se envolver com a sua marca.

Por mais que acompanhar o crescimento de seguidores de uma página em uma rede social é considerado uma métrica desnecessária, para as ações de branding é importante observar esses dados.

Taxa de Cliques – CTR

Para as estratégias de marketing de conteúdo, onde as redes sociais são utilizadas para direcionar o tráfego para os posts blog, analisar a taxa de cliques é importante para observar o desempenho das divulgações.

Com essa métrica de redes sociais você avalia se o público que visualizou o seu conteúdo está clicando e interagindo com ele.

Para ter um embasamento mais sólido desse dado, analise o CTR juntamente com o tráfego de redes sociais.

Tráfego de redes sociais

Por mais que o CTR revele o interesse do público em certo conteúdo divulgado na rede social, é através do tráfego que recebemos o real volume de acessos ao site ou blog.

A assertividade dessa métrica é maior, pois ela é adquirida no Google Analytics — o qual possui uma integração com o site para obter os dados.

Aqui você também pode adquirir mais conhecimento ao cruzar os dados. Para entender se o tráfego direcionado para o seu site é efetivo, analise junto o indicador de taxa de rejeição.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mostra o quanto o seu público está rejeitando o seu conteúdo. Aliado ao Google Analytics, a taxa de rejeição aponta a porcentagem de acessos ao seu site ou blog que não tiveram interações com a página e foram fechadas logo após abertas.

A taxa de rejeição também pode ser analisada dentro da própria rede social, observando os deslikes na página, denúncias de SPAM e o número de pessoas que bloquearam o seu conteúdo no feed.

Conhecendo o que o seu público rejeita, você terá insights de conteúdos inovadores para sua rede social.

Conversão

E quem não busca converter seus clientes, não é mesmo? No Google Analytics do seu site você pode entender como suas redes sociais estão impactando diretamente (e indiretamente através das Assistências) nos seus resultados.

A taxa de conversão indica quantas pessoas realmente estão começando negócio com a sua empresa. Essa métrica é importante para lojas virtuais, por exemplo, ou para o download de conteúdos ricos para aquisição de leads.

A análise de resultados nas redes sociais traz oportunidades de melhorias em sua estratégia digital. Dessa forma, atrele dados e estude como suas publicações estão impactando o seu público para crescer ainda mais os resultados da sua empresa.


Através destas Dicas de Métricas para Redes Sociais, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!


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