Quer alavancar seu negócio? Então, confira as métricas mais relevantes para utilizar nas redes sociais!

As redes sociais são grandes plataformas de divulgação para toda e qualquer empresa. Com o alcance que elas proporcionam podemos direcionar novos visitantes para o site, alcançar novos leads e atingir novos clientes. Mas, além de ter uma boa estratégia nesses canais, é essencial mensurar os resultados dessas estratégias através das métricas de redes sociais.
Isso porque, uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados das estratégias enquanto ainda estão ativas. Dessa maneira, conseguimos analisar as possibilidades de otimização — seja para aumentar investimentos ou realizar ajustes para melhorar o desempenho.
Mas para que isso seja feito de forma assertiva, o domínio das métricas certas se torna indispensável. Ou seja, durante o planejamento de uma ação devemos ter ciência de quais métricas apontam o sucesso ou fracasso de uma campanha para, então, analisar sua performance.
Inúmeros fatores podem impactar nos resultados, por isso é necessário estudar o que funciona melhor para o seu público-alvo, levando em conta o objetivo da campanha.
Para isso, utiliza-se diversas métricas para se obter o melhor resultado. Como resultado, acompanhe os tópicos abaixo a fim de conhecer as 8 melhores métricas para as redes sociais.
8 principais métricas para redes sociais

Cada rede social possui sua especificidade e todas possuem uma área de análises, então é fácil encontrar as informações para analisar o desempenho das campanhas.
Mas para você não se perder no meio de tantos indicadores, selecionamos as principais métricas de análise — e que se fazem presentes na maioria das redes sociais.
Alcance
Como saber se o seu público visualizou o conteúdo que você publicou? Esse é o papel do alcance, ele mostra como está a distribuição das suas publicações no feed dos usuários.
No Facebook, por exemplo, sabemos que o alcance vem caindo por conta das mudanças no algoritmo da rede. Então é importante ficar atento nessa métrica, para que o seu público receba o conteúdo que você está produzindo na rede social.
Mas o alcance sozinho não mostra tudo. Para ter um entendimento mais profundo do resultado das suas ações, analise o alcance juntamente com o engajamento.
Engajamento
O engajamento é a métrica que mede o envolvimento do público com a sua publicação, levando em conta os números de curtidas, comentários e compartilhamentos. De que adianta produzir um conteúdo se as pessoas não estão interagindo com ele, não é mesmo?
Assim, essa métrica é importante para ações de branding, onde a imagem que a marca transmite ao público é o maior objetivo.
Entretanto, analisar o engajamento de forma isolada te dá noções apenas de quantidade, para compreender melhor a qualidade das interações você precisa ficar de olho na métrica de sentimento.
Sentimento
Além de acompanhar o volume através do engajamento, é imprescindível analisar a qualidade das interações. Afinal, o que as pessoas comentam?
As interações com a sua marca são positivas ou negativas? Analisar o sentimento permite descobrir se as suas publicações estão agradando seu público, assim você poderá estudar novas ações de aproximação e comprovar sua efetividade.
Crescimento por canal
Da mesma forma que o engajamento mede a efetividade das publicações, acompanhar o crescimento de cada canal mostra o resultado das suas ações de modo geral.
Isso porque, se a sua base de seguidores está crescendo, quer dizer que o público está mais disposto a se envolver com a sua marca.
Por mais que acompanhar o crescimento de seguidores de uma página em uma rede social é considerado uma métrica desnecessária, para as ações de branding é importante observar esses dados.
Taxa de Cliques – CTR
Para as estratégias de marketing de conteúdo, onde as redes sociais são utilizadas para direcionar o tráfego para os posts blog, analisar a taxa de cliques é importante para observar o desempenho das divulgações.
Com essa métrica de redes sociais você avalia se o público que visualizou o seu conteúdo está clicando e interagindo com ele.
Para ter um embasamento mais sólido desse dado, analise o CTR juntamente com o tráfego de redes sociais.
Tráfego de redes sociais
Por mais que o CTR revele o interesse do público em certo conteúdo divulgado na rede social, é através do tráfego que recebemos o real volume de acessos ao site ou blog.
A assertividade dessa métrica é maior, pois ela é adquirida no Google Analytics — o qual possui uma integração com o site para obter os dados.
Aqui você também pode adquirir mais conhecimento ao cruzar os dados. Para entender se o tráfego direcionado para o seu site é efetivo, analise junto o indicador de taxa de rejeição.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição mostra o quanto o seu público está rejeitando o seu conteúdo. Aliado ao Google Analytics, a taxa de rejeição aponta a porcentagem de acessos ao seu site ou blog que não tiveram interações com a página e foram fechadas logo após abertas.
A taxa de rejeição também pode ser analisada dentro da própria rede social, observando os deslikes na página, denúncias de SPAM e o número de pessoas que bloquearam o seu conteúdo no feed.
Conhecendo o que o seu público rejeita, você terá insights de conteúdos inovadores para sua rede social.
Conversão
E quem não busca converter seus clientes, não é mesmo? No Google Analytics do seu site você pode entender como suas redes sociais estão impactando diretamente (e indiretamente através das Assistências) nos seus resultados.
A taxa de conversão indica quantas pessoas realmente estão começando negócio com a sua empresa. Essa métrica é importante para lojas virtuais, por exemplo, ou para o download de conteúdos ricos para aquisição de leads.
A análise de resultados nas redes sociais traz oportunidades de melhorias em sua estratégia digital. Dessa forma, atrele dados e estude como suas publicações estão impactando o seu público para crescer ainda mais os resultados da sua empresa.
Através destas Dicas de Métricas para Redes Sociais, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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