A partir do Google Analytics, você conseguirá mensurar a eficiência das suas estratégias!
Para entender melhor o que o seu cliente pensa, é necessário entender as suas atitudes e o que deseja. Portanto, ter uma ferramenta de dados, como o Google Analytics (instalada em seu site ou blog) será primordial.
Esta ferramenta realiza o monitoramento e análise de sites, blogs, além de diversos aplicativos. Assim, é possível obter dados que irão ajudar a entender como está o andamentos das ações em marketing!
Além disso, a plataforma oferece excelentes benefícios. É simples para configurar, integra-se com outras soluções da Google (como a ferramenta Adwords) e possui uma versão gratuita bem desenvolvida!
Assim, de um modo completo, o usuário irá monitorar informações sobre acessos ao website, quais as páginas internas são as mais buscadas, de onde são os visitantes, etc. Ficará mais fácil entender o perfil do cliente.
Ok, mas como medir os dados de forma correta?
Agora, que você já conhece esta ferramenta, ainda existe um ponto a ser discutido: as métricas.
Uma métrica é um sistema que quantifica uma tendência, comportamento ou variável de negócio. Assim, permite medir e avaliar o desempenho de qualquer estratégia de marketing.
Portanto, para que um empreendedor descubra o que o seu cliente pensa, precisará mergulhar fundo na mente do consumidor. Necessita entender o que este indivíduo anseia, deseja e precisa!
Existem formas de avaliar um relatório e identificar tendências. Além disso, algumas informações são mais importantes do que outras!
Para ter mais resultados, descubra as principais métricas!
Para os iniciantes na ferramenta, destacamos as métricas mais relevantes para analisar um site ou blog. Portanto, a partir de cada uma, você poderá planejar-se e atuar de um modo mais consistente! Confira abaixo:
1- Novos Visitantes: esta métrica possui uma grande importância. A partir dela, o responsável pela gestão de um website conseguirá observar os novos usuários que chegam ao local. Assim, é possível saber se as ações de divulgação da marca, no ambiente online, estão surtindo efeito!
2- Bounce Rate: você saber o que quer dizer esta expressão em inglês? Diz respeito aos internautas que acessaram o seu site ou blog, mas – logo depois – foram embora. Assim, o objetivo é avaliar se o seu conteúdo está atraindo o usuário ou se faz ele perder o interesse rápido.
3- Páginas mais Populares: a partir disso, o gestor saberá qual a página de um site é a mais acessada e gera mais interesse no público! Ótima métrica, porque pode ajudar a redefinir uma estratégia.
4- Origens do Tráfego: com estes dados, você consegue identificar quais canais estão trazendo mais pessoas para visitar o seu site ou blog — como mecanismos de buscas, redes sociais, etc.
5- Páginas por visita: quanto mais sub-páginas o usuário acessar, melhor será para um website. Isto porque estará comprovado que o que é apresentado é útil, relevante e chama a atenção!
Esperamos que estas métricas ajudem a melhorar o seu planejamento e estratégia online!
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