Descubra algumas Dicas para que o marketing da sua marca proporcione um aumento nas vendas, durante estas épocas especiais!
Em épocas festivas, como na Páscoa, muitas empresas tentam aumentar as vendas de seus produtos e dos serviços. Lojas de shopping e fabricantes de chocolates são 2 exemplos de negócios que buscam este objetivo. Porém, quando o marketing digital não está orientado para trazer os resultados esperados, as respostas acabam sendo fracas.
Assim, qualquer marca precisa estar preparada para aproveitar estes momentos especiais e conseguir um resultado que seja satisfatório. Vale a pena investir em um plano de ação detalhado e focado em seu público-alvo.
Portanto, a fim de apoiar os empreendedores a aumentarem as suas vendas, iremos apresentar um passo a passo de como se organizar e implementar estratégias bem definidas! Veja abaixo!
Plano de Ação em Marketing Digital para Datas Comemorativas!
Este plano de ação está baseado em um passo a passo estratégico, com atividade e ideias bem definidas.
1- Cronograma de Datas Importantes:
Antes de qualquer coisa, quais são as datas que mais têm haver com o seu negócio? É preciso identificá-las e gerar um cronograma definido. Com isso, você e sua equipe poderão se preparar (com antecedência) para cada uma delas, desenvolvendo um planejamento personalizado.
Este cronograma pode ser criado em uma planilha de Excel, de acordo com a sua preferência!
2- Análise de Mercado e da Concorrência:
Após este momento, a próxima atividade é analisar o seu mercado e os concorrentes. Busque o máximo de informações sobre o comportamento dos clientes. Você pode utilizar as palavras-chave, que estejam de acordo com a data e observar o que o seu público está procurando. Use a ferramenta Google Trends.
Além disso, confira as estratégias que os seus principais concorrentes fizeram no ano passado ou estão começando a implementar, relativas a época. Você poderá se organizar e fazer ainda melhor!
3- Defina as ações e o propósito das estratégias:
Agora, o ideal é começar a pensar nas ações que serão desenvolvidas para alcançar os consumidores. Porém, junto a cada uma, você e sua equipe devem pensar no seu propósito.
Por exemplo: para uma loja de doces, poderia-se desenvolver uma ação no site, com um desconto exclusivo para um determinado produto. Qual seria o propósito? O cliente acessaria a página na web e, para obter este desconto, teria que inserir o seu e-mail em um local específico. Com isso, a sua marca poderia começar um relacionamento via esta ferramenta com ele! Qual será o meio a ser usado? Pode ser um pequeno formulário simples, inserido dentro de um pop-up (quando o cliente acessar o site, aparecerá na página inicial).
Portanto, quando for definir as melhores estratégias, procure definir o seu propósito e o processo a ser realizado.
4- Iniciando o Plano de Ação!
Agora, que você e a sua equipe já se planejaram corretamente, é o momento de definir cada ação a ser implementada.
Por isso, para facilitar, veja algumas ideias muito utilizadas pelas marcas nas datas comemorativas.
4.1 – Estratégias no Site:
Para obter a atenção do cliente e demonstrar que a sua marca se importa com a época, crie um espaço destinado a destacar a data comemorativa. Você pode utilizar um pop-up ou um banner. No caso, os dois devem estar logo na página inicial, quando o usuário a acessar. Ou, pode-se criar uma página específica dentro do website.
Qual será o objetivo destas duas ações distintas? Divulgar uma promoção, oferecer um desconto em troca de alguma ação que deve ser feita pelo cliente e até identificar algo que vise a atrair a atenção do consumidor!
Observação: adeque estas ideias aos seus produtos e serviços!
4.2 – Postagens nas Mídias Sociais:
Utilizar as mídias sociais para divulgar a marca e preparar o seu público para uma data comemorativa é uma boa estratégia. No caso, você pode criar uma arte para ser publicada, assim como divulgar promoções dos seus produtos ou serviços. Pode, além disso, alinhar com o seu website, divulgando uma promoção que se encontra neste espaço e levando os seus clientes a acessá-lo.
O importante é saber como cativar cada fã que o acompanha nas suas redes sociais. Uma dica: se possível, utilize os links patrocinados da mídia social em questão, a fim de impulsionar e alcançar um número maior de pessoas.
Invista no marketing digital e tenha mais resultados!
4.3 – Google Adwords:
Outra ótima opção de ação estratégica é utilizar os links patrocinados do Google para obter mais visitas no site ou para alguma página específica interna. Mas, como tornar esta atividade mais efetiva? Faça um anúncio que leve o seu consumidor para uma página focada no tema desta data comemorativa.
4.4 – Marketing de Conteúdo:
Para obter mais acessos ao seu site e melhorar o relacionamento com os seus clientes, vale muito a pena investir na criação de diversos textos para o seu Blog.
Com estes artigos – direcionados a assuntos ligados a data comemorativa – você conseguirá uma maior atenção por parte dos usuários. Poderá fazer a divulgação destes textos através das mídias sociais e dos links patrocinados!
Porém, prepare um conteúdo relevante e atraente. O texto precisa ser conciso, atrativo e direto – com argumentos e uma produção bem feita! Não se esqueça de adequar os artigos as melhores práticas de SEO!
Com estas estratégias de marketing, conseguirei atingir um número maior de clientes?
Com certeza! Com a sua equipe, implementando cada uma destas ações citadas de modo correto, sua possibilidade de êxito e o aumento das vendas tenderão a ficarem mais elevados!
Contudo, não se esqueça: ao final do período da data comemorativa, faça uma análise bem minuciosa e observe os resultados obtidos. Assim, em uma próxima ocasião, você poderá melhorar o seu plano de ação e acertar, ainda mais, nas estratégias a serem criadas!
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