Conheça as mudanças que estão ocorrendo no Marketing! Leia o artigo e descubra!
Nas últimas décadas, o mercado de marketing tem sofrido uma enorme transformação. Novas tendências, estratégias e ações planejadas surgem a cada momento. Assim, a necessidade de atualização, por parte dos profissionais, agências e empresas fica ainda mais acelerada.
Portanto, é importante que as pessoas que trabalham ou estudam neste meio entendam o que é este marketing 4.0 e seus impactos no mundo moderno. Como resultado, estarão prontas para aproveitar as novas oportunidades.
Quem foi o primeiro a entender este movimento?
Para entender este processo, precisamos observar o momento em que o marketing iniciou as ações no digital. Assim, é importante destacarmos quem começou a perceber – primeiro – este movimento: Philip Kotler.
Kotler é um acadêmico e autor, nascido nos Estados Unidos. Famoso em todo o mundo, esteve presente, em diversas oportunidades, na lista dos indivíduos mais importantes na área. Hoje, é um dos maiores influenciadores dos profissionais deste segmento.
Possui uma ampla formação em Economia, Matemática e Ciência Comportamental. Além disso, atuou com grandes empresas globais como IBM, Ford, Disney, Nike, entre outras.
Desde o seu primeiro livro sobre Marketing, o autor vem acompanhando as mudanças e adaptações neste mercado. Assim, observou todo o desenvolvimento do mercado digital e a sua coexistência com o tradicional.
Em seu novo lançamento (Marketing 4.0), desenvolveu – em conjunto com os estudiosos Setiawan e Hermawan, a nova teoria sobre o relacionamento entre o marketing tradicional e o digital. Nela, foi relatado que os dois são complementares e interdependentes.
Portanto, o Marketing atual é caracterizado pela inclusão digital nas ações de propaganda, o que facilita o acesso da tecnologia ao público comum. O processo de compra torna-se mais pessoal e com menos intermediários.
Quais as mudanças percebidas nestes últimos tempos?
Desde o seu início, na Revolução Industrial, os primeiros passos do marketing eram simples: criar um produto e vendê-lo ao cliente. Em um mercado novo e sem concorrentes, este processo era objetivo e rápido.
Com o passar do tempo e a chegada da Era da Informação (principalmente, com o advento da TV), os consumidores obtiveram formas de escolher as suas preferências e definir o que queriam comprar. Assim, a concorrência ganhou forma e entender o que o cliente deseja tornou-se imprescindível.
No início do Século XXI, o foco passou a ser o publico-alvo. As organizações entenderam que cada pessoa possui um valor, propósito e objetivo de vida. Assim, humanizou-se mais o mercado e as marcas começaram a atuar com uma intenção de atender a cada consumidor do modo que ele mais anseia!
Atualmente, após todas estas mudanças, o Marketing está buscando a integração entre o tradicional e o digital. A partir da multiplicação dos canais digitais e de um acesso maior ao conteúdo nas plataformas, a junção destes meios e o trabalho com a união dos dois está cada vez mais comum.
Observação: 3 fatores devem ser entendidos como os principais para esta mudança. O efeito Google (a pesquisa por produtos e serviços passa por ele), Redes Sociais (as preferências, gostos e ações uniram diferentes pessoas) e os Novos Serviços (Netflix, Uber, Amazon e outras novidades trouxeram uma inovação jamais imaginada).
Como uma empresa pode aproveitar este Novo Marketing?
Com todas as informações acima, profissionais e empreendedores têm como entender melhor as mudanças e como aproveitá-las para melhorar as vendas, divulgar uma marca e cativar mais o cliente.
Assim, com a finalidade de apoiar neste redescobrimento, aqui vão algumas dicas que irão ajudar:
1- Identifique quem é o seu cliente ideal: a partir de pesquisas, coleta de dados e informações, você poderá traçar o perfil do seu consumidor ideal. Como resultado, será mais fácil traçar estratégias e fidelizar este comprador!
2- Acompanhe toda a sua experiência: fique atento ao seu cliente. Não apenas até a venda, mas também depois de vender. Assim, você entenderá a relação dele com a marca e o que ele espera do seu produto ou serviço. Tenha um Pós-Venda bem feito, através da aplicação de canais de comunicação.
3- Invista na sua Presença Online: desenvolva um site responsivo, tenha um blog ativo, crie páginas nas mídias sociais. Invista em formas de tráfego pagas e na aquisição de novos contatos. Tenha um Marketing Digital Estratégico preparado para dar resultados!
4- Analise todos os dados fornecidos: além de todas estas ações, é necessário analisar tudo o que foi feito e o que foi alcançado. Por isso, ferramentas como o Google Analytics e o Facebook Insights são muito importantes. As métricas irão definir se o seu plano de marketing está correto ou não!
5- Não esqueça do tradicional: combine o marketing tradicional (folders, propaganda em revistas e televisão) com as suas estratégias digitais! Assim, você terá ótimas respostas dos consumidores.
Esperamos que estas informações ajudem o seu negócio a crescer cada vez mais!
Conte com uma empresa full-service, especialista no digital e tradicional!
Temos a melhor solução para que a sua organização, projeto ou negócio comece a alcançar novos nichos de mercado e aumente as vendas! Fale com os nossos profissionais da SEO10 Projetos Digitais e saiba mais!
Obrigado pela atenção e continue acompanhando os posts! #seo10digital – SEO10 Digital.