Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital!

Conheça as mudanças que estão ocorrendo no Marketing! Leia o artigo e descubra!

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Nas últimas décadas, o mercado de marketing tem sofrido uma enorme transformação. Novas tendências, estratégias e ações planejadas surgem a cada momento. Assim, a necessidade de atualização, por parte dos profissionais, agências e empresas fica ainda mais acelerada.

Portanto, é importante que as pessoas que trabalham ou estudam neste meio entendam o que é este marketing 4.0 e seus impactos no mundo moderno. Como resultado, estarão prontas para aproveitar as novas oportunidades.

Quem foi o primeiro a entender este movimento?

philip-kotler-marketing
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Para entender este processo, precisamos observar o momento em que o marketing iniciou as ações no digital. Assim, é importante destacarmos quem começou a perceber – primeiro – este movimento: Philip Kotler.

Kotler é um acadêmico e autor, nascido nos Estados Unidos. Famoso em todo o mundo, esteve presente, em diversas oportunidades, na lista dos indivíduos mais importantes na área. Hoje, é um dos maiores influenciadores dos profissionais deste segmento.

Possui uma ampla formação em Economia, Matemática e Ciência Comportamental. Além disso, atuou com grandes empresas globais como IBM, Ford, Disney, Nike, entre outras.

Desde o seu primeiro livro sobre Marketing, o autor vem acompanhando as mudanças e adaptações neste mercado. Assim, observou todo o desenvolvimento do mercado digital e a sua coexistência com o tradicional.

Em seu novo lançamento (Marketing 4.0), desenvolveu – em conjunto com os estudiosos Setiawan e Hermawan, a nova teoria sobre o relacionamento entre o marketing tradicional e o digital. Nela, foi relatado que os dois são complementares e interdependentes.

Portanto, o Marketing atual é caracterizado pela inclusão digital nas ações de propaganda, o que facilita o acesso da tecnologia ao público comum. O processo de compra torna-se mais pessoal e com menos intermediários.

Quais as mudanças percebidas nestes últimos tempos?

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Desde o seu início, na Revolução Industrial, os primeiros passos do marketing eram simples: criar um produto e vendê-lo ao cliente. Em um mercado novo e sem concorrentes, este processo era objetivo e rápido.

Com o passar do tempo e a chegada da Era da Informação (principalmente, com o advento da TV), os consumidores obtiveram formas de escolher as suas preferências e definir o que queriam comprar. Assim, a concorrência ganhou forma e entender o que o cliente deseja tornou-se imprescindível.

No início do Século XXI, o foco passou a ser o publico-alvo. As organizações entenderam que cada pessoa possui um valor, propósito e objetivo de vida. Assim, humanizou-se mais o mercado e as marcas começaram a atuar com uma intenção de atender a cada consumidor do modo que ele mais anseia!

Atualmente, após todas estas mudanças, o Marketing está buscando a integração entre o tradicional e o digital. A partir da multiplicação dos canais digitais e de um acesso maior ao conteúdo nas plataformas, a junção destes meios e o trabalho com a união dos dois está cada vez mais comum.

Observação: 3 fatores devem ser entendidos como os principais para esta mudança. O efeito Google (a pesquisa por produtos e serviços passa por ele), Redes Sociais (as preferências, gostos e ações uniram diferentes pessoas) e os Novos Serviços (Netflix, Uber, Amazon e outras novidades trouxeram uma inovação jamais imaginada).

Como uma empresa pode aproveitar este Novo Marketing?

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Com todas as informações acima, profissionais e empreendedores têm como entender melhor as mudanças e como aproveitá-las para melhorar as vendas, divulgar uma marca e cativar mais o cliente.

Assim, com a finalidade de apoiar neste redescobrimento, aqui vão algumas dicas que irão ajudar:

1- Identifique quem é o seu cliente ideal: a partir de pesquisas, coleta de dados e informações, você poderá traçar o perfil do seu consumidor ideal. Como resultado, será mais fácil traçar estratégias e fidelizar este comprador!

2- Acompanhe toda a sua experiência: fique atento ao seu cliente. Não apenas até a venda, mas também depois de vender. Assim, você entenderá a relação dele com a marca e o que ele espera do seu produto ou serviço. Tenha um Pós-Venda bem feito, através da aplicação de canais de comunicação.

3- Invista na sua Presença Online: desenvolva um site responsivo, tenha um blog ativo, crie páginas nas mídias sociais. Invista em formas de tráfego pagas e na aquisição de novos contatos. Tenha um Marketing Digital Estratégico preparado para dar resultados!

4- Analise todos os dados fornecidos: além de todas estas ações, é necessário analisar tudo o que foi feito e o que foi alcançado. Por isso, ferramentas como o Google Analytics e o Facebook Insights são muito importantes. As métricas irão definir se o seu plano de marketing está correto ou não!

5- Não esqueça do tradicional: combine o marketing tradicional (folders, propaganda em revistas e televisão) com as suas estratégias digitais! Assim, você terá ótimas respostas dos consumidores.


Esperamos que estas informações ajudem o seu negócio a crescer cada vez mais!


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