O Instagram é uma mídia social em alta! Com certeza, poderá te ajudar a alcançar novos consumidores.
As mídias sociais são ferramentas de interação, relacionamento e de conversação. Além disso, realizam diversas funções sociais (como a divulgação de vagas de emprego em algumas páginas ou grupos). Nos últimos anos, uma delas tem se destacado, em especial: o Instagram.
Esta rede social, basicamente, funciona como uma ferramenta que possibilita tirar fotos e postar. Também, podem-se aplicar efeitos nas imagens e compartilhar com os amigos e amigas.
Apesar de ser mais simples do que o Facebook ou Linkedin (por exemplo), chama a atenção o seu crescimento no mercado digital. Em Abril de 2017, esta mídia social alcançou 700 milhões de usuários. Essa marca é ainda mais impressionante, se analisamos que – apenas 4 meses antes – ela tinha batido a casa dos 600 milhões!
O Brasil é o 2º país em número de inscritos, sendo um dos seus principais mercados!
O que mais atrai o usuário do Instagram?
Porém, ainda fica a dúvida: o que o usuário enxerga nesta ferramenta para que seja um sucesso?
Além de ser uma mídia social simples (não existem dificuldades para realizar as postagens), todos os filtros para personalizar as imagens são muito bem feitos. Eles possibilitam deixar a foto com aspecto profissional.
As hashtags (#) também têm um papel primordial: quando usadas corretamente, acabam por deixar uma postagem mais propensa a ser encontrada por pessoas interessadas no assunto.
Ok! Mas, como posso vender mais utilizando esta plataforma?
Portanto, a partir do que foi apresentado, é visível que o Instagram é uma das melhores redes sociais para se estar presente e utilizar para fins de divulgação.
Contudo, é importante conhecer as ações mais adequadas para gerar resultados em vendas.
Por isso, gostaríamos de apresentar um Plano Estratégico de Marketing Digital focado nesta rede social. Com este passo a passo, a sua chance de alcançar novos clientes será muito maior.
Plano de Ação em Marketing Digital para o Instagram:
1- É preciso Definir quais são os Objetivos:
Para começar, é necessário identificar as metas a serem alcançadas. O mais indicado é pensar naquelas que são as principais. Observação: aumentar as vendas, divulgar a marca e obter mais fãs são alguns dos exemplos.
2- Observe os Recursos Financeiros:
Ao finalizar a primeira etapa, defina um orçamento para ser aplicado no Instagram. Desde o custo para contratação de uma agência parceira, até o valor que será gasto nos links patrocinados. Tudo isso deve ser planejado, a fim de que não gere problemas financeiros no futuro.
3- Análise de Mercado, Público-alvo e Concorrentes:
É sempre bom estar atento a estes 3 pontos: eles são de suma importância em um planejamento. Por isso, pesquise bem o seu mercado e as empresas rivais. Observe como os concorrentes utilizam a ferramenta e se apresentam aos seguidores. Assim, poderá preparar um Plano de Ações bem definido e focado!
Dica: para conseguir analisar e descobrir quem é o seu público, busque as informações nos perfis e páginas das melhores empresas do seu mercado. A partir das curtidas e interações, você observará um perfil em comum.
4- Prepare o seu Conteúdo:
O Instagram é extremamente exigente em termos de conteúdo. Por isso, todas as estratégia devem ser pensadas de acordo com o que o consumidor almeja.
Assim, fique atento as imagens: elas devem ser exclusivas e inovadoras. Quando escrever os textos, atente-se em postar um conteúdo que gere interação (que chame a atenção das pessoas). Além disso, para conseguir um alcance maior, não se esqueça das hashtags. Observação: vale a pena, em cada post, publicar 10# !
5- Tenha uma Estrutura Pronta:
Esta mídia social proporciona mais interação com os consumidores do que as outras. Assim, sendo um ambiente de constantes conversas, é necessária uma estratégia definida para responder ao seu público.
Para isso, o profissional de social media responsável precisará estar alinhado com todas as estratégias e objetivos. Desta forma, não ocorrerão problemas e os seus seguidores se sentirão privilegiados e bem atendidos.
6- Ações Estratégias para Geração de Novos Contatos:
6.1 – Postagem de Matérias do Blog:
Toda a empresa que atua com o marketing digital precisa ter um bom site e um blog ativo. Estas partes são importantes para a geração de resultados.
Por isso, desenvolva artigos que falem das dores e necessidades do seu público-alvo. Publique-os no Instagram. Nos textos, você irá solucionar as dúvidas e problemas do consumidor. Assim, com certeza, boa parte dos seus seguidores ficará interessada e acessará o link para saber mais!
Porém, nunca se esqueça: crie uma publicação interessante e com as principais hashtags!
6.2 – Anuncie no instagram ads:
Uma ótima forma de captar mais seguidores e possibilitar mais vendas é anunciando nesta ferramenta. Através dos links patrocinados, o alcance de pessoas impactadas por uma postagem aumenta!
Como o Facebook é proprietário do Instagram, todos os anúncios devem ser feitos na sua plataforma. Portanto, caso você não possua uma página empresarial nesta outra mídia social, será imprescindível criá-la.
Existem 3 modelos de anúncios: fotos, vídeos e carrossel de fotos. Além disso, pode-se inserir uma chamada para ação, que apoiará na atração dos clientes (exemplos: inscreva-se, saiba mais, dentre outros).
6.3 – captação com recompensas digitais:
A meta principal desta ação é fazer com que o cliente forneça seus dados para a sua organização. Todo o trabalho é realizado, a partir do oferecimento de uma recompensa digital (e-book – por exemplo).
Como funciona: no Instagram, será desenvolvido um anúncio. No seu conteúdo, será inserido o link para uma landing page (pode ser colocada dentro da chamada para ação). Ao clicar na chamada, a pessoa será direcionada para essa página de captura, onde poderá baixar o conteúdo.
Observação: para conseguir a recompensa – o indivíduo deverá preencher os seus dados na página (pode ser o nome, telefone ou e-mail). Assim, com estas informações, sua marca poderá iniciar um relacionamento por e-mail. Em pouco tempo, o cliente estará mais seguro, conhecerá os seus produtos e realizará a compra!
7- Faça um Controle das Atividades:
Fique atento a todas as atividades em tempo real! Perguntas e interações devem ser respondidas no menor tempo possível. Além disso, crie um relatório para poder analisar tudo o que a ferramenta traz de resultados!
Alcance mais Clientes e Vendas! Conte com o Marketing Online!
Com este Plano Estratégico, temos a certeza de que você e a sua equipe já podem começar a trabalhar com o Marketing para Instagram!
Para alcançar estes resultados de modo rápido, solicite o apoio de uma agência de marketing digital especializada! Fale com os profissionais da SEO10 Projetos Digitais!
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