Em 2019, novas estratégias de Marketing Digital serão usadas para aumentar as vendas de muitas empresas.
No último artigo de nosso Blog, que foi postado na semana passada, falamos sobre as estratégias de marketing digital aplicadas no ano de 2018. Assim, através de exemplos e informações conceituadas, mostramos as ações que mais alcançaram resultados. Com uma implementação correta, diversas marcas obtiveram respostas positivas.
Neste texto, nós iremos falar sobre as Tendências de Marketing Digital para 2019! Os maiores especialistas na área estão animados porque – neste ano – muita coisa nova será propagada e utilizada para apoiar as organizações.
Como resultado, quem estiver antenado com as mudanças e oportunidades, irá obter um diferencial competitivo excepcional. Portanto, a marca sairá ganhando da concorrência em larga escala, ampliando a sua participação no seu segmento!
Para saber mais, acompanhe todo o conteúdo que vamos apresentar. Iremos falar um pouco sobre a inovação na publicidade digital e os rumos que estarão em destaque no próximo ano.
O Mercado Digital e a sua Constante Inovação
Antes de tratar sobre os caminhos para o próximo período, é preciso entender como tudo começou. Com estas informações, será facilitado o entendimento do porquê de variadas mudanças neste segmento.
O início da era do marketing digital aconteceu com o advento da internet. Ao surgirem os primeiros websites, as marcas foram buscar formas para divulgar os seus produtos e serviços.
A partir dos banners (os quais eram inseridos dentro das páginas na web) e do e-mail marketing, as formas de propaganda online começaram a ser utilizadas em diversos ambientes.
Muitos dos leitores não devem se lembrar, porém – antes do Facebook – surgiu uma rede social que conquistou os internautas brasileiros: o Orkut. Assim, o trabalho de gestão de mídias sociais foi implementado na ferramenta.
Há alguns anos, a “bola da vez” foi o Inbound Marketing, o qual ainda detém muita força e relevância!
Em 2018, as estratégias com chatbots foram a “menina dos olhos” dos “marqueteiros! Como resultado, este novo modo de relacionamento com o cliente foi uma grande inovação no período.
Portanto, em um segmento onde existe uma inovação e aperfeiçoamento contínuo, sempre haverá uma novidade. Desta forma, acompanhar todas as tendências torna-se imprescindível para obter o sucesso esperado!
Quais são as Tendências no Marketing Digital para o ano de 2019?
A partir das informações listadas acima, foi possível compreender o quanto este tema é relevante. Assim, a fim de apoiar você a se preparar para o próximo ano, observe o que deverá acontecer no mercado online!
Confira abaixo, alguns pontos que devem ser considerados:
1- Marketing de Influência:
Segundo uma pesquisa recente, quase 90% dos profissionais de marketing digital já utilizaram esta estratégia. Assim, uma ação que contenha a opinião ou conteúdo de um influenciador digital é considerada importante!
Desta forma, em 2019, este modelo de comunicação deverá ser amplificado e estar mais presente nos projetos.
Como funciona essa estratégia digital? Através de parcerias com pessoas que possuem uma presença online expressiva, produtos e serviços são recomendados para as pessoas.
Apesar de pessoas famosas já desenvolverem este trabalho com as empresas, a ideia é de que – também – os micro influenciadores (ou seja, pessoas relevantes para um público otimizado) ganhem algum espaço.
2- Maior Foco no Business Inteligence (BI)
A Inteligência de Negócios é um conjunto de processos, técnicas e plataformas, cujo objetivo é obter métricas relevantes (KPI´s) e apoiar na melhoria contínua do planejamento de marketing digital.
Assim, com análises corretas e aprofundadas, será mais fácil entender as necessidades e desejos do cliente.
Neste novo ano, a tendência será de uma união do BI com o Big Data. Este segundo termo, diz respeito a possibilidade de consulta de um grande volume de dados, a fim de extrair o que existe de mais relevante.
Com esta atuação em conjunto, o profissional saberá – de modo concreto – como estão as ações estratégicas e poderá potencializar as melhores. Portanto, haverá uma economia significativa em investimentos no marketing!
3- Produção de Conteúdo para cativar o Consumidor
Segundo Vitor Peçanha, fundador da empresa Rock Content, os profissionais de marketing digital precisam investir na construção de boas histórias, as quais engajem e deixem o consumidor atraído pela mensagem.
Assim, um ponto a ser destacado seria entender melhor sobre a psicologia. Isto contribuiria para que o marketing com as pessoas ou organizações fosse muito mais duradouro.
Conforme uma entrevista para o evento RD Summit 2018, “o marketing muda o tempo todo, mas o foco continua sendo nas pessoas“. Como resultado, produzir conteúdos com este objetivo trará melhores respostas dos clientes!
4- Influência dos Vídeos nas Estratégias de Marketing Digital
Outro ponto, que em 2019 deverá estar em alta, é a Produção de Vídeos no Youtube e em diversos canais digitais. Mesmo sendo um fator comum dentro do mercado, a sua importância tende a aumentar.
Cada vez mais, o consumidor está preferindo obter conhecimento e contato com informações novas, através de vídeos postados em plataformas digitais.
Sejam produzidos com uma preparação prévia ou a partir de um simples celular, o importante é que estes materiais respondam dúvidas, questionamentos e divulguem assuntos importantes!
Deste modo, qualquer marca precisa investir em um bom canal no Youtube e na divulgação destes conteúdos nas redes sociais. Como resultado, ela alcançará novos públicos e indivíduos interessados nos seus produtos e serviços!
Além destas ações estratégicas que foram citadas, é preciso ter uma Presença Online e um Planejamento de Marketing Digital completo! Assim, a melhor forma será através de uma parceria sólida e de sucesso!
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