Descubra dicas sobre como realizar pesquisas de mercado através dos meios de comunicação digitais!
Para entender melhor como pensam os consumidores, muitos profissionais de marketing realizam pesquisas de mercado. Este tipo de ferramenta é muito importante para apoiar no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Normalmente, quando pensamos neste assunto, imaginamos pessoas abordando indivíduos nas ruas. O objetivo é que respondam algumas perguntas propostas em um questionário. No ambiente digital, a pesquisa é desenvolvida de outras formas.
Existem as pesquisas focadas nos hábitos de consumo (busca uma ideia de como se comportam os consumidores de um negócio), força da marca (analisa como está a imagem de uma marca frente os concorrentes), satisfação dos clientes (observa se os consumidores estão gostando do que é oferecido) e satisfação dos colaboradores.
Saiba mais sobre as Pesquisas de Mercado na Web:
Existem duas maneiras de aplicar as informações necessárias para compor uma pesquisa no mercado digital:
- Primária: os dados, após a coleta, são analisados pela organização.
- Secundária: o trabalho é feito por terceiros. Exemplos: guias, relatórios e materiais de referência feitos por outras organizações.
Os objetivos de uma boa pesquisa são: analisar a viabilidade de um novo empreendimento, testar produtos e serviços, explorar novos nichos mercadológicos, descobrir informações estratégias, etc. Com este conhecimento, as empresas conseguem se planejar melhor.
Passo a passo para desenvolvimento:
A fim de conseguir melhores respostas dos clientes, tenha um roteiro de ação bem definido.
1- Obtenção dos dados: para alcançar as métricas e dados mais completos sobre o seu nicho de atuação, existem sites muito úteis. Um deles é o SEBRAE, que contém informações sobre diversos ramos de negócio. Outro é o Think with Google , uma plataforma que contém muito conteúdo informativo.
2- Análise da concorrência: apesar dos sites citados acima serem excelentes, alguns dados mais precisos só serão recolhidos através de uma pesquisa mais detalhada sobre os seus principais concorrentes. Para realizar este trabalho, você pode contar com plataformas como o SemRush – as quais possibilitam descobrir informações de sites e redes sociais relativos a outras marcas na internet.
3- Entrevista com os consumidores: agora, que você conseguiu recolher métricas relevantes sobre o seu mercado, é o momento de moldar a sua pesquisa. Uma ferramenta excelente é a SurveyMonkey. Ela permite a criação de questionários, de acordo com o seu objetivo!
Nesta etapa, não se esqueça: prepare perguntas que venham a acrescentar e ocasionar em um relatório detalhado!
Para conduzir uma pesquisa de sucesso, siga estas dicas: defina o objetivo; a quantidade de perguntas; defina o melhor método; seja sempre imparcial na aplicação das perguntas; ao final, analise tudo e gere relatórios!
PARA QUE ESTE SERVIÇO TRAGA OS MELHORES RESULTADOS, TENHA uma agência especializada
Com as informações acima, você já pode preparar a sua Pesquisa de Mercado Digital!
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Fonte: Marketing de Conteúdo
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