Descubra tudo sobre o Marketing Digital e saiba como utilizar estas estratégias na sua empresa!
Uma marca, projeto ou organização necessita estar preparada para alcançar excelentes resultados no mercado. Assim, para que esta tarefa seja facilitada, será preciso investir em uma boa publicidade. Dentre as opções que estão em ascensão, o Marketing Digital é a melhor escolha!
Em comparação com outras formas de comunicação, a propaganda na web está conseguindo respostas sólidas e satisfatórias dos consumidores. Como resultado, o custo / benefício de fazer o investimento nestas plataformas é excelente, sendo mais acessível a médios e pequenos empresários.
Entre 2016 e 2017 (por exemplo), o crescimento do segmento digital foi maior que o esperado: mais de 25%! Além disso, há uma previsão de que os investimentos na publicidade online aumentem muito neste ano!
Portanto, qualquer profissional ou empreendedor – que só pensa em obter os melhores resultados e tornar as suas vendas recorrentes, precisa criar um Planejamento de Marketing na Web muito bem estruturado.
Em primeiro lugar, o que é o Marketing Digital e as suas Funcionalidades?
Provavelmente, depois de ler e analisar a introdução do artigo, você deve estar se perguntando:
“Interessante, mas eu não entendo nada de marketing online e não conheço a sua aplicabilidade!”
Pensando nisso, faremos um checklist rápido sobre os fatos principais deste meio de comunicação:
1- O que é o Marketing Digital?
É um composto de atividades variadas, onde as marcas utilizam a web, smartphones e outras formas para divulgarem os seus produtos e serviços. Como resultado, conquistam novos clientes, propagam a sua imagem e ampliam a rede de relacionamentos.
2- Quais são os objetivos comuns desta ação?
- Conquistar novos consumidores.
- Divulgar uma marca, projeto ou empresa.
- Fidelizar clientes antigos, tornando-os recorrentes.
- Aumentar as Vendas e Resultados.
- Desenvolver novas estratégias, a fim de cativar mais o público.
3- Quais as melhores formas de atuar neste meio de comunicação?
Campanhas de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Links Patrocinados, Site Responsivo, Blog Institucional, Gestão das Mídias Sociais, etc.
4- Há a possibilidade de atuar com duas ou mais estratégias em conjunto?
Sim, um Plano de Marketing Digital deve contar com diversas fontes de tráfego e ações diferenciadas. Assim, todas elas irão “trabalhar em conjunto”, com foco nas respostas adequadas. Como resultado, será mais fácil alcançar todos os resultados!
5- Existem ferramentas de mensuração e análise de resultados?
Sim. Assim, todas as plataformas de atuação na publicidade online possibilitam ao empreendedor acompanhar o andamento das campanhas, mensurar as respostas e entender o que o seu público-alvo está pensando. Portanto, com estes dados, ficará fácil adequar um planejamento a realidade da organização.
6- Qual a comparação dos custos de uma propaganda tradicional com o investimento na publicidade digital?
Segundo algumas pesquisas, mesmo o custo mais baixo das propagandas tradicionais (relacionada a rádio ou a comerciais na televisão) é considerado 3 vezes maior do que uma estratégia patrocinada na web. Além disso, não podemos esquecer do SEO e da produção de conteúdo, que podem divulgar uma marca por um valor quase nulo!
O que preciso fazer para começar o meu Marketing Digital?
Com todas as informações citadas acima, você percebeu que investir no marketing online é uma boa saída para conseguir ótimas respostas dos seus consumidores.
Mas, por onde uma pessoa leiga deve iniciar os seus esforços, a fim de aproveitar esta oportunidade?
Nós indicamos que o melhor modo para começar é criando a sua Presença Online.
Assim, a partir destes primeiros passos, a sua empresa, marca ou projeto “colocará os seus dois pés” na web, pronta para atuar como protagonista!
Portanto, confira abaixo – os principais passos para construir a sua Presença Digital:
Desenvolvimento de um Bom Website
Para iniciar a sua Presença na Web, nada melhor do que começar pela base de toda a estratégia online. Assim, o seu site será a porta de entrada para que os consumidores conheçam as suas soluções!
Mas, para que esta plataforma esteja adequada, alguns cuidados são necessários. Conheça-os abaixo:
- O site precisa ser responsivo. Assim, deve ser 100% visível nos computadores, notebooks e celulares.
- O layout precisa ser bonito. Atue com um layout limpo, “clean” e com todas as cores vibrantes.
- Simples de acessar. Todos os links, sub-páginas e espaços internos devem ser fáceis de achar e entrar.
- SEO é imprescindível. Se você quer que a sua página apareça nas primeiras posições do Google, faça isso!
- Crie o seu Blog. A fim de desenvolveros novos conteúdos, que tragam mais visitas, esta é a escolha ideal.
- Monitore e Acompanhe cada um dos dados. Instale o Google Analytics. Assim, será mais fácil.
Gestão das Midias Sociais
É importante identificar as redes sociais que estão de acordo com o seu negócio, produto ou serviço. Assim, com o conhecimento das melhores, deve-se criar uma página oficial, que será o ponto de partida da estratégia.
Como resultado, um trabalho bem feito irá gerar muito mais tráfego para o seu Site / Blog. Além disso, o relacionamento com o seu público-alvo e demais consumidores será facilitado.
Importante: produza conteúdos periódicos, capriche nas imagens e vídeos e escreva mensagens objetivas.
Para deixar ainda mais simples, observe como funcionam as principais mídias sociais no marketing:
- Facebook: a maior e mais importante. Ter uma página oficial neste local é muito necessário.
- Instagram: caso a sua marca preze por atuar apenas com belas fotos e um ótimo conteúdo visual, foque nela.
- Twitter: direcionada para a comunicação e o relacionamento simples e direto.
- Linkedin: muito boa para as empresas que divulgam as suas soluções para outras organizações (B2B).
Links Patrocinados
Estas publicidades são formas de propagandas pagas, que existem em mecanismos de busca (Google) e – também – nas redes sociais (como Facebook e Linkedin).
Com este recurso, uma marca terá uma visibilidade maior do que as outras. Além disso, com este espaço em destaque, os usuários – ao pesquisarem – encontrarão a sua organização primeiro do que os concorrentes.
O mais interessante deste tipo de anúncio pago: você poderá começar com um valor baixo e, mesmo assim, obter rápidos resultados!
Email Marketing
Esta atividade diz respeito ao uso da plataforma de envio dos emails para intensificar o marketing direto. A partir das normas e procedimentos pré-definidos, esta ação estratégica enviará aos clientes as novidades, newsletter (notícias), promoções e informações relevantes.
Como resultado, um relacionamento via email será iniciado e este consumidor verá que a sua marca atua 100% em pró dele, na busca pelo seu bem estar. Assim, será fácil de conseguir fidelizar o cliente!
Monitoramento das Atividades de Marketing Online
Além das estratégias destacadas, deve-se ressaltar que um bom controle precisa ser planejado!
Portanto, com os dados fornecidos pelas plataformas, mídias sociais e ferramentas, o empreendedor deverá criar uma planilha. Assim, cada relatório comprovará que determinado trabalho surte efeito.
Observação: como resultado, se for constatado que alguma atividade está dando prejuízo, poderá ser encerrada!
A partir dos pontos citados e de uma boa Presença Online, a sua Marca já conseguirá ótimos resultados, frente aos principais concorrentes, no mundo da internet!
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Como resultado, sabemos como atuar com o Marketing Online e criar um Plano de Ação correto!
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