Aprenda como o marketing digital pode alavancar a captação de alunos em sua escola!
Atualmente, é impossível pensar em um empreendimento bem-sucedido que não tenha uma presença acentuada na internet. Assim, na maioria das vezes, o marketing digital é muito mais eficaz e rentável que as ações de marketing convencionais. Mesmo em casos que não ocorre a venda direta, no mínimo, a empresa se torna mais conhecida, propaga e fortifica sua marca entre os consumidores e pode, inclusive, se tornar referência em seu segmento de atuação.
Muitas instituições de ensino ainda pensam se esta ferramenta, de fato, é relevante para sua escola. Entretanto, o marketing digital já deixou de ser uma opção, e tornou-se uma necessidade de toda empresa, não só para escolas. Dessa forma, o poder da internet em nosso dia a dia é tão visível que uma escola que permanece off-line, praticamente “não existe”, tendo o seu raio de alcance completamente limitado.
Assim, para se estar na internet de modo a gerar oportunidades para captação de alunos, além da consolidação da marca e da credibilidade da escola, não basta uma página em uma rede social mostrando eventos e atividades. Como resultado, é necessário a elaboração de ações inteligentes e uma estratégia bem delimitada de marketing digital, a fim de obter resultados cada vez mais satisfatórios.
Estratégias de Marketing Digital para Escolas!
Existe uma grande infinidade de meios para atingir seu público na internet. Porém, é preciso montar uma estratégia adequada a fim de alcançar o nicho correto, e não falar com pessoas que não te darão ouvido. Assim, para ser bem sucedido com o marketing digital, listamos neste artigo algumas técnicas para alavancar a captação de alunos em sua escola.
O Google é a principal ferramenta de buscas na internet. Dessa forma, estar bem nele, é garantir a audiência de milhões de pessoas.
Assim, para alcançar este feito, há duas estratégias bastante utilizadas – os blogs e sites, e as campanhas no Adwords (serviço de anúncios do próprio Google).
Google Adwords
Este importante recurso do Google, além de posicionarem o anúncio da empresa em locais bastante visíveis na página de buscas, estão em milhares de sites na internet, dando chance ao usuário de ter um alcance incrível. Outro fator bem interessante é que os anúncios Google são segmentados por palavras-chave, localização e público-alvo. Dessa forma, torna ainda maior a chance de um potencial cliente visualizar seu anúncio e se interessar por ele.
Blogs e Sites
São seu “endereço” na internet. Dessa forma, utilizando o site você pode mostrar todas as vantagens de sua escola e, também, destacar-se das demais instituições de ensino. Assim, pode falar sobre a proposta pedagógica, a tecnologia, o rendimento de seus alunos, a infraestrutura, atividades extracurriculares, tudo que torne sua escola ainda mais atraente para seu público.
Com o blog, além de detalhar o dia-a-dia da escola, pode ser trabalhada outra estratégia relevante. Através dele, é possível abordar temas educacionais, mostrando seu conhecimento no assunto e tornando sua escola uma referência, aumentando a confiança dos pais e dos alunos em potencial.
Redes sociais
As redes sociais são um excelente canal de informação e interação com o público. Esta importante ferramenta também se destaca quando o assunto é publicidade, uma vez que as postagens feitas podem ser visualizadas e compartilhadas por milhares de pessoas. Assim, é interessante fazer publicações nas redes sociais que remetam ao blog, a fim de auxiliar na divulgação do conteúdo.
Mas qual rede social usar?
Atualmente existem inúmeras, mas uma importante rede social que, certamente, não pode ser negligenciada é o Facebook. E para atingir uma boa audiência pode ser interessante o investimento em Facebook Ads, ou seja, as campanhas internas de publicidade do próprio Facebook. Tem funcionamento semelhante às campanhas de publicidade do Google, com a diferença que são veiculadas somente na própria rede social.
O Instagram, também, é um importante aliado para uma escola. Assim, uma vez que esta rede social trabalha essencialmente com imagens. Dessa forma, divulgar imagens das salas de aula, quadra e outros espaços, ajudarão a divulgar a sua escola e, como resultado, conquistará a confiança dos pais. É importante que todas as fotos tenham bastante qualidade e sejam postadas com hashtags que aumentem o alcance da sua publicação.
E-mail Marketing
É importante se dedicar a construir uma lista de e-mails. Geralmente, as pessoas que fornecem seus e-mails dentro do blog da escola estão realmente interessadas em seu negócio. Assim, no e-mail você pode ser mais persuasivo e direto, mas também enviando informação de qualidade. Dessa forma, as pessoas continuarão recebendo seus e-mails e acompanhando seus conteúdos.
Dessa forma, existem serviços gratuitos de disparo de e-mail’s. Entretanto, invista em uma agência especializada para criar um layout adequado para o seu nicho.
Sites de Classificados
Existem diversos sites de classificados gratuitos para anunciar sua escola, como o OLX. Assim, cadastre sua empresa em todos que puder. Dessa forma, quando uma pessoa for pesquisar, sua escola aparecerá, e ao clicar no link ou imagem, ela será redirecionada para o seu site. Esta estratégia ajuda a tornar sua instituição mais comentada entre as pessoas!
Ferramentas de SEO
SEO, significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas para otimização de blogs e sites, com o objetivo de alcançar um melhor ranking orgânico e, consequentemente, gerar maior tráfego para eles.
A grande maioria das pessoas, que fazem buscas no Google, clica apenas nos resultados que aparecem na primeira página. Como resultado, estar bem colocado nesta ferramenta de busca é primordial para ser visto pelos seus possíveis clientes. O foco do SEO é justamente assegurar maior visibilidade para sua página na web.
Portanto, para qualquer tipo de negócio – voltado a escolas e colégios – valerá a pena investir em Marketing Digital de qualidade, com o objetivo de alcançar apenas os melhores resultados!
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