Marketing Digital no Linkedin – Por onde começar?

O Marketing Digital no Linkedin é muito importante para alavancar qualquer Marca na Web!

linkedin
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Sempre que pensamos em uma mídia social, vêm a nossa cabeça Facebook, Instagram ou Twitter. Porém, o Linkedin também merece destaque, porque tem conquistado um público seleto de novos fãs.

Desenvolvida com a meta de aprofundar o relacionamento entre profissionais e empresas, a rede social encontra-se difundida em todo o mundo – principalmente, nas áreas relacionadas a negócios (business).

Como resultado, apresenta-se como uma plataforma inovadora, onde as empresas buscam novos funcionários; profissionais analisam oportunidades e empreendedores desenvolvem novas parcerias. Assim, todos ganham e a troca de experiências torna-se única.

No ano de 2018, a mídia social atingiu o número de 600 milhões de pessoas cadastradas. Comparado com 2017, houve um aumento de 100 milhões de usuários. Assim, conclui-se que o website está em amplo crescimento.

Em nosso país, estima-se que o número de cadastrados esteja próximo dos 35 milhões de usuários. Desta forma, para qualquer organização (a qual queira um bom espaço neste meio de comunicação) é preciso ter uma página ativa e preparada para receber os seguidores.


Linkedin e as suas Funcionalidades

mídias sociais
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Fundada em 2002, o lançamento aconteceu apenas no ano seguinte (2003). Nos seus primeiros anos, o intuito era apenas apresentar os profissionais as organizações (a partir da divulgação das suas aptidões).

Porém, nos últimos anos, a plataforma teve uma melhora significativa (com relação a experiência do usuário). O acesso aos links internos e a qualquer conteúdo produzido ficou muito intuitivo.

Ainda assim, mesmo com estas melhorias visíveis, existem alguns pontos que são desconhecidos dos internautas. Um deles, diz respeito a criação de páginas profissionais.

De qualquer forma, a mídia social apresenta funcionalidades excepcionais, como: possibilidade de escrever inúmeros artigos e compartilhar com os seguidores; chat online para conversar com estes contatos; feed de notícias similar ao do Facebook, destaque para os assuntos mais discutidos (lateral direita), etc.

Como resultado, a partir destas ferramentas e dos anúncios pagos do Linkedin, é possível realizar um Marketing Digital excepcional – focado em alcançar novos fãs, parcerias e vendas.


Passo a Passo – Marketing Digital no Linkedin

Gestão de Mídias Sociais

Agora, que você já conhece sobre esta rede social, provavelmente, deve estar pensando em investir – a fim de tornar a sua marca famosa no ambiente digital.

Porém, por onde uma empresa deve começar? Como criar uma boa Presença Online?

Assim, a fim de facilitar a sua vida, confira estes passos a serem seguidos. Como resultado, a sua marca na web alcançará ótimas respostas:

Defina os Objetivos do seu Projeto

Antes de qualquer coisa, será preciso definir as metas. Desde os objetivos principais (mais genéricos), até os objetivos secundários (que tratam de uma etapa específica), todos precisam ser especificados.

Dica: tenha 3 objetivos principais e trace outras metas para cada etapa do projeto.

Qual o Orçamento Disponível

Identificando os objetivos corretos, será necessário analisar o orçamento a ser utilizado com o Linkedin. Este passo é importante, porque as estratégias devem estar de acordo com as suas necessidades e possibilidades financeiras.

Como resultado, com um bom planejamento – tudo ocorrerá bem e não haverá uma falta de recursos.

Observação das Tendências de Mercado

A análise de mercado, concorrência e público-alvo são indispensáveis. Assim, com todos estes dados, você poderá desenvolver as ações estratégicas acertadas, focadas em trazer bons resultados para a sua empresa.

Dica: para conhecer o mercado, observe as principais páginas do seu segmento. No caso do público-alvo, observe os grupos relacionados ao seu negócio. Sobre os concorrentes, analise as páginas oficiais de cada um e observe como eles procedem na implementação das suas estratégias.

Crie a sua Própria Company Page

Estas páginas profissionais são a base da sua estratégia no Marketing Digital. Assim, com uma boa presença no Linkedin, será possível construir uma audiência com postagens e uma customização bem feita.

Além disso, vale a pena investir na criação de uma Estratégia de Conteúdo. Com o uso das hashtags e imagens atraentes (alinhadas a um conteúdo relevante), será fácil manter o seu seguidor interessado nas suas informações.

Marketing para o Linkedin

Neste momento, onde toda a sua estrutura inicial está desenvolvida, deve-se iniciar a implementação das táticas de publicidade digital.

Como resultado, o Marketing nesta Plataforma ocasionará em uma maior divulgação da marca, assim como o crescimento nas vendas de produtos e serviços.

Portanto, com um Plano de Ação detalhado, estes resultado poderão ser alcançados. Assim, veja abaixo algumas estratégias de marketing digital, as quais podem ser utilizadas para promover uma company page:

Artigos Produzidos no Próprio Linkedin

Uma ótima forma de demonstrar conhecimento e ganhar autoridade para a sua empresa é criar textos relevantes – os quais gerem o interesse dos seus seguidores e usuários.

Neste caso, você pode utilizar duas formas para o desenvolvimento do conteúdo:

  1. Pode criar no seu Blog e propagar na sua página oficial.
  2. Pode desenvolver, a partir do seu perfil pessoal, e compartilhar dentro da sua company page.

O importante é que este texto responda a dúvidas, dores e problemas do seu público-alvo.

Linkedin Ads

Para conseguir as respostas rápidas e o aumento dos seguidores, o uso dos anúncios patrocinados é uma opção excelente.

Chamado de Linkedin Ads, atua como o anúncio da plataforma. Assim, funciona realizando a segmentação dos perfis profissionais, indicando para visualizar a propaganda apenas aqueles relevantes.

Como resultado, fica mais simples encontrar as pessoas decisoras dentro do ambiente (exemplo: os Diretores).

Para o seu conhecimento, existem 2 modelos a serem escolhidos:

  • Self-Service, diz respeito as marcas que atuam com verbas abaixo de 15 mil reais mensais.
  • Corporativas, neste caso, os valores são acima de 15 mil reais mensais.

Os formatos de anúncio são: Sponsored Content, Sponsored InMail, Text Ads (apenas para Soluções Self-Service), Dynamic Ads e Display Ads.

Participar em grupos de negócios:

A rede social possibilita para um perfil a criação de um grupo sobre determinado assunto. Como resultado, pessoas com o mesmo interesse neste tema poderão adentrar o local, participando das discussões e debates.

Com o seu perfil pessoal, você poderá:

  1. Criar um grupo próprio e gerenciá-lo totalmente.
  2. Entrar em grupos já desenvolvidos e participar ativamente.

Como fazer esta estratégia dar certo?

Participe de discussões populares, onde há uma grande interação. Comente, responda a dúvidas e insira links que levem a sua company page ou website.

Como resultado, você conseguirá atrair mais seguidores para a sua página.


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