Ao finalizar uma Campanha de Vendas ou um Projeto de Marketing Digital, é de extrema importância analisar as métricas obtidas!
Qualquer profissional que atue com marketing digital precisa entender de análise de dados; isso é a chave para que consiga acompanhar de perto o desenvolvimento de seu projeto e identifique os pontos que precisam melhorar.
Pensando nisso, a nossa equipe de especialistas da SEO10 Marketing Digital, destacou as principais métricas que devem ser analisadas pelos profissionais. Assim, você conseguirá mensurar a saúde do seu empreendimento, além de encontrar insights para continuar evoluindo.
1- Número de Visitas: esse indicador lhe ajudará a perceber se o número de pessoas que entra nas páginas do seu site está aumentando ou diminuindo. Dessa forma, considerando também outros fatores, será possível saber se suas ações estão ou não funcionando, se haveria a necessidade de melhorar o seu marketing digital.
2- Ticket Médio: este indicador apresenta o valor financeiro médio que cada cliente investe ao comprar o seu produto ou serviço. É fundamental para usar como parâmetro na hora de tomar grandes decisões. Sabendo o ticket médio, você não gastará mais em excesso com marketing digital e ainda reduzirá os custos, otimizando suas campanhas online. Observação: indicador mais comum em lojas virtuais.
3- Custo por Clique (CPC): o custo por clique ajuda a identificar se os investimentos em marketing estão trazendo lucro ou se será preciso rever o que já foi feito. Dependendo do resultado, você pode descobrir que algum anúncio ou tráfego pago que a sua campanha está utilizando precisa ser revisto com alguma urgência.
4- Taxa de Cliques (CTR): permite que um indivíduo saiba quais os anúncios da campanha online estão sendo atrativos, a ponto de impactar pessoas e fazê-las clicar. Importante para avaliar se um anúncio precisa ser melhorado.
5- Taxa de Conversão (CVR): a partir deste indicador, entende-se não só quantas pessoas que realizaram o clique, mas também quantas se interessaram a ponto de comprar o produto ou serviço. Assim, você e sua equipe saberão se todo o esforço de marketing digital que está sendo realizado está gerando resultados!
6- Retorno sobre Investimento (ROI): serve para que o empreendedor saiba quanto está ganhando ou perdendo com cada investimento feito. Assim, consegue identificar as estratégias que trazem melhores rendimentos e é capaz de otimizar aquelas que estão tendo uma performance ruim.
Como obter essa métrica: subtraia o lucro do investimento pelo custo do investimento e divida o resultado pelo custo do investimento. Depois, multiplique por 100 para descobrir a porcentagem de retorno. Por exemplo: se você gastou R$ 500 e recebeu de lucro R$ 3.500 por meio dessa campanha, a conta será: [(3.500 – 500) ÷ 500] x 100. Seu ROI foi de 600%, o que significa que para cada R$ 1 gasto você ganhou R$ 6.
Gostou das explicações sobre cada métrica? Quer descobrir se as suas estratégias de marketing digital estão corretas e funcionando de modo acertado?
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