Marketing Digital – Retrospectiva 2018

Neste ano de 2018, muitas novidades surgiram no Marketing Digital. Descubra quais foram!

marketing digital
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Neste ano, o segmento de marketing digital obteve uma participação significativa, dentro da área de comunicação das marcas e empresas. Com um crescimento próximo dos 10%, a publicidade online está bastante integrada e presente na vida das pessoas. Como resultado, os investimentos financeiros na contratação das agências digitais ou profissionais gabaritados aumentam a cada dia!

Além disso, outro ponto que deve ser destacado: inovação estratégica. As mudanças na tecnologia acontecem a todo momento. No marketing, não poderia ser diferente. Assim, foi possível presenciar novas estratégias e ações pontuais surgindo com força. Assim, boa parte destas atividades superaram as expectativas.

A partir da mensuração e uma boa análise dos dados (de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo), os especialistas na área comprovaram quais alcançaram uma maior eficiência. Desta forma, em 2019, algumas deverão ser mantidas e outras aperfeiçoadas.

Tudo o que foi dito até agora, demonstra um pouco como foi o ano de 2018. Porém, queremos ir além: descrever, em maiores detalhes, o que foi implementado de inovador e que obteve um sucesso no mercado!

Portanto, pensando nisso, iremos tratar deste tema, destacando as atividades que envolveram uma alta inovação.


Mudanças: por que ocorreram no mercado digital?

mudanças no marketing digital
mudanças no marketing digital

O segmento da propaganda digital é arrojado. Assim, a cada dia, hora ou até minuto – alguma novidade está sendo implementada e testada. Como resultado, diversas ações ficaram ultrapassadas ou precisando ser melhoradas.

Um caso interessante, o qual reflete isso, é o SEO. Utilizado para otimizar um site e colocá-lo em destaque nas pesquisas orgânicas do Google (e de outros buscadores), a estratégia ainda faz parte das ações da maioria das marcas. Porém, quando os primeiros profissionais fizeram uso desta tática, era fácil alcançar as respostas.

Atualmente, com a evolução da estratégia e a sua popularização neste meio, ficou mais difícil obter resultados em um curto período de tempo. Assim, o trabalho e esforço cresceram neste quesito.

Portanto, todo especialista ou agência de publicidade deve estar de olho nas mudanças do mercado! Caso contrário, será difícil sobreviver a concorrência pesada em nosso país.


Retrospectiva – O que fez Sucesso no Marketing Digital?

marketing digital
retrospectiva no marketing digital

Agora, que você já entendeu a importância de acompanhar o segmento digital, iremos destacar abaixo as ações que obtiveram as melhores respostas em 2018. Confira os tópicos a seguir:

1- Estratégias com ChatBots

Provavelmente, você recebeu algumas mensagens em seu Facebook, através das janelas de conversa, que se abriram na sua tela. Com um conteúdo direto, pediam para você responder a uma pergunta e, de acordo com a sua resposta, outras perguntas eram feitas ou um link de redirecionamento era introduzido.

Este tipo de situação está de acordo com a maioria das ações de marketing digital, voltadas para os chatbots. Neste ano, elas “bombaram” e buscaram criar um relacionamento mais próximo com o consumidor.

Normalmente, integrada ao Inbound Marketing, os chatbots têm o objetivo de serem algo diferenciado, frente as ações normais com emails marketing. Como resultado, muitas vezes, uma atividade pode complementar a outra.

Além disso, algumas marcas optaram por utilizar esta estratégia como um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) automatizado. Assim, fica muito fácil atender aos clientes em todos os horários, sem dificuldades.

2- Transmissões Ao Vivo

Outra ação estratégica, que conseguiu emplacar e tornou-se um destaque, foram as transmissões em tempo real. Seja num escritório ou ao ar livre, muitas marcas, organizações e profissionais utilizaram desta ferramenta para produzir um conteúdo excepcional. Assim, os seus fãs, seguidores ou consumidores puderam assistir e interagir com dúvidas e perguntas sobre o tema.

Com uma pauta definida, bons argumentos e um esforço para melhorar o relacionamento, a transmissão é uma ótima forma de vender os produtos, serviços e propagar a imagem de uma marca.

Um exemplo, que vale a pena ser divulgado, foi a força do marketing digital nas eleições de 2018. Diversos candidatos fizeram transmissões ao vivo com os eleitores, a fim de apresentar as propostas e obter os seus votos.

3- Mobile Marketing

Assim como em épocas anteriores, o marketing digital – direcionado para os smartphones – continua a exigir uma maior criatividade e esforço das empresas. Segundo algumas pesquisas recentes, é por este meio de comunicação que grande parte das pessoas acessa a internet.

Assim, a maioria das organizações investiu na criação de sites responsivos (os quais são possíveis de serem lidos em qualquer plataforma) e nas ações de publicidade em aplicativos (banners que aparecem em apps do celular).

Além disso, uma ferramenta que ganhou notoriedade foi o Whatsapp. O aplicativo, o qual permite a comunicação com outras pessoas de modo instantâneo, “caiu nas graças” das agências e especialistas na área.

Como resultado, o desenvolvimento de grupos relacionados a uma marca ou o contato direto com cada consumidor (de forma individual), foram as formas encontradas para melhorar o marketing das empresas!

4- Automação de Marketing

Um modelo estratégico, o qual já é utilizado há algum tempo no mercado, é a Automação de Marketing Digital. Assim, as Landing Pages, Ebooks e Webinars são uma realidade na vida de profissionais e do público-alvo.

Porém, neste ano, apareceram alguns novos formatos de Inbound Marketing. Dentre eles, podemos citar os mini-cursos e os ebooks de baixo valor. Estes produtos servem como uma forma de “educar” o consumidor, através da entrega de um pequeno pedaço da solução total.

Assim, a partir deste “produto de entrada”, a marca ganhou a confiança do seu consumidor e demonstrou que sabe do assunto (na teoria e na prática). Como resultado, a venda do “produto premium” será algo mais simples de ser concretizada, apoiando no aumento do lucro organizacional.


Estas foram as estratégias inovadoras, que trouxeram um novo caminho para o marketing na web. No próximo texto, iremos tratar sobre as Tendências Digitais para o ano de 2019! Portanto, fique ligado(a) e não perca!


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