Marketing de Fidelização: Aprenda a reter seus clientes

O Marketing de Fidelização foca no cliente com objetivo de conhecer suas necessidades e atendê-las da melhor forma!

Marketing de Fidelização
Marketing de Fidelização

A busca por novos clientes são esforços e investimentos frequentes por parte de qualquer empresa. Assim, utilizar o marketing para atraí-los é muito importante, só que mais relevante que isso é cuidar dos que já foram conquistados. Para isso, surgiu o Marketing de Fidelização, uma estratégia indispensável que foca no relacionamento com os clientes da marca.

Toda empresa tem como meta conquistar um público que consome seus produtos/serviços e a considera referência em seu nicho de atuação. Entretanto, alcançar este patamar requer foco. Não basta apenas anunciar seus produtos e serviços, é fundamental também nutrir esta relação para ter clientes fiéis!

Neste artigo, falaremos mais sobre o Marketing de Fidelização. Como resultado, acompanhe os tópicos a seguir e implemente esta grande estratégia em sua empresa!

O que é Marketing de Fidelização?

Os investimentos que grandes empresas empregam na captação de novos clientes é esperado e acertado. Afinal, quanto maior o número de pessoas conhecendo sua marca mais retorno aquela marca terá.

Entretanto, não basta investir a fim de atrair clientes em potencial, até porque nada garante que ele irá comprar ou indicar sua marca. Por isso, o Marketing de Fidelidade se faz tão necessário neste cenário.

Dessa forma, esta estratégia preza pelo estreitamento desta relação com o consumidor, a ponto de ele se tornar alguém que sempre compra da empresa. O que gera essa fidelização é justamente uma série de atitudes.

Sendo assim, o Marketing de Fidelização tem a proposta de oferecer ao cliente um cenário adequado ao que ele busca, e isso se dá de diferentes meios, como:

  • um atendimento humanizado e saudável;
  • benefícios ao consumir a marca;
  • produtos e serviços cada vez mais voltados às suas necessidades;
  • continuidade de um relacionamento satisfatório.

Uma instituição que trabalhe com boas estratégias de captação – especialmente o Inbound Marketing – pode atrair um consumidor de uma hora para outra. Após isso, em geral, leva um certo tempo para que esta pessoa realize sua primeira compra.

No entanto, para que ela se torne um cliente, ou seja, tenha constância, o trabalho é mais trabalhoso e requer um bom relacionamento.

Dicas de como colocar esta estratégia em prática

Marketing de Fidelização
Marketing de Fidelização

A retenção de clientes é o ponto principal no Marketing de Fidelização. Assim, com a estratégia adequada, qualquer marca consegue gerar esta recorrência e estabelecer uma relação fiel com o seu consumidor.

A seguir, confira quais práticas auxiliam no processo de fidelização de seu cliente.

1- Conheça seu cliente profundamente

Como atender às necessidades de seu cliente, sem saber o que ele procura? A cada tipo de contato com o consumidor é necessário coletar informações e dados que serão transformados em conhecimento para que sua empresa tome as decisões mais coerentes.

É por isso que o marketing de fidelização de clientes está tão atrelado à tecnologia e a sistemas de coleta e uso inteligente da informação – como o CRM e a automação de marketing.

2- Deixe que o cliente interaja com sua marca

O marketing de fidelização se concentra em otimizar as interações com os clientes a fim de promover a fidelidade com a marca.

Embora muitas dessas interações ainda aconteçam pessoalmente ou por telefone, a maior parte do marketing de relacionamento migrou para os ambientes digitais.

Sendo assim, a maior parte dos consumidores deseja ter acesso rápido e personalizado aos detalhes sobre uma marca, com objetivo de conhecer melhor seus produtos ou serviços.

Mais que isso, o novo consumidor conta com a oportunidade de sugerir melhorias em seus produtos e serviços por meio de postagens nas redes sociais, feedbacks no site ou fazendo recomendações.

3- Dê ao seu cliente o que ele procura

O que o seu cliente está buscando? As exigências podem ser das mais variadas, mas a sua empresa deve estar atenta ao que elas representam. Assim, algumas questões são mais comerciais – como preço e formas de pagamento. Outras vezes não, como – por exemplo – as que buscam maior visibilidade através de seus conteúdos.

Por isso, é altamente relevante atentar-se aos desejos e necessidades de seus clientes. Uma vez tendo ciência destes anseios, satisfazê-los será um grande ponto positivo a seu favor.

4- Mensure o nível de satisfação

O Marketing de Fidelização também tem um componente mais passivo em sua estratégia, ou seja, o levantamento de como o consumidor classifica a empresa. Dessa forma, este dado pode ser obtido de diversas formas, como:

  • pesquisas de satisfação;
  • feedbacks em redes sociais;
  • avaliação de atendimento;
  • avaliação de produtos em e-commerce.
  • entre outras.

Como resultado, estas ações pontuais representam mudanças importantes, o que resulta em clientes satisfeitos e mais propensos a serem fiéis à marca.

5- Ofereça programas de fidelização

Os programas de fidelização são mecanismos já utilizados há bastante tempo, mas que têm grande capacidade de alavancar uma empresa. O motivo é simples: o público está sempre em busca de benefícios para consumir determinado produto ou serviço!

A partir disso, há uma grande pluralidade de programas que ajudam a gerar este sentimento de aproveitar algo raro e exclusivo. O importante é que, de algum modo, este mecanismo gere a fidelização, ou seja, a recorrência. Porém, a vantagem precisa estar relacionada a uma regularidade de consumo.

Existem empresas que utilizam cupons de desconto para quem compra com frequência, enquanto outras formam os famosos clubes de vantagem. Assim, a fidelização é facilmente obtida quando as vantagens são concretas e, mais importante, contenham algo do interesse do consumidor.


Através desta Estratégia de Marketing de Fidelização, a sua organização alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


Possui uma Empresa e quer Implementar estas estratégias de Marketing Digital? A SEO10 Projetos Digitais tem o que você está buscando!

Agência de Marketing RJ
Agência de Marketing

Nossa equipe de profissionais está capacitada para realizar a criação de um excelente projeto para a sua marca! Além disso, também contamos uma experiência única em diversos nichos de mercado e:

  1. Excelentes Cases de Sucesso.
  2. Equipe Multidisciplinar e com Foco em Resultados.
  3. Metodologia Comprovada.
  4. Ótimo Custo / Benefício frente aos concorrentes de mesmo segmento!

Portanto, não perca mais tempo! Entre em contato com o nosso atendimento e descubra outras informações!


Fale conosco e conheça os nossos serviços de marketing digital

Obrigado pela sua atenção e continue acompanhando os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Digital.

Dessa forma, acesse agora, também, as nossas principais mídias sociais:

Facebook

Instagram


Observe outras matérias relevantes:

Marketing de Busca: Conheça este Novo Conceito! Assim, acesse aqui e descubra como aplicar em seu negócio!

5 Dicas de Marketing Digital para Startups! Clique aqui e tenha sucesso em sua organização!

Marketing Digital para Empresas de Turismo! Acesse a matéria agora e saiba como alavancar sua marca!