Como produzir um excelente marketing de conteúdo, a partir de alguns toques excelentes sobre marketing de conteúdo deste artigo?
O marketing digital é uma área da comunicação, a qual alcançou muita fama e reconhecimento nos últimos anos. Isto acontece, porque investir nas suas estratégias e medir as respostas dos clientes são fatores mais acessíveis do que em outros formatos de publicidade. Como resultado, as marcas apostam nestas táticas online. Assim, entre as opções – que as empresas buscam utilizar no dia a dia – está o marketing de conteúdo.
O que é o Marketing de Conteúdo?
Em primeiro lugar, é muito importante definir o que é esta ação estratégica. Assim, com o objetivo de facilitar o seu entendimento, iremos destacar a definição proposta em um dos artigos da startup Resultados Digitais:
É uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca.
Portanto, é possível identificar que a tática tem o objetivo de desenvolver várias formas de conteúdo com relevância para o cliente. Mas, a ideia é que esses materiais apoiem os indivíduos, sem que demonstrem a intenção de venda.
Assim, quando uma marca cria um artigo em seu site (que destaca um problema do seu mercado e, posteriormente, aponta a solução ideal), a tendência é que o público goste desta pró-atividade da empresa.
Como resultado, estas pessoas irão estar propensas a consumir os produtos e serviços que a organização vende. Portanto, trabalhar com este formato de publicidade digital é muito util!
Quais são as Vantagens deste tipo de Marketing?
Existem alguns benefícios que comprovam a eficiência dessa comunicação. Assim, será muito simples observar o porquê da necessidade de investir nessas ações estratégicas. Portanto, olhe os tópicos a seguir:
Estratégia Flexível
Em primeiro lugar, iremos falar sobre a maleabilidade que esta ação proporciona. Isto porque, você poderá fazer a implementação destas táticas, de acordo com o formato que entender ser o melhor.
Assim, se a programação de postagens nas mídias sociais for de 3 publicações na semana, caso haja a necessidade de aumentar para 5 posts, não haverá problema. Como resultado, será possível fazer essa mudança sem dificuldades.
Branding (Divulgação Positiva da Marca)
Outro ponto é o fato de que a produção de conteúdos relevantes aumenta a boa imagem de uma marca. Isso porque, quanto maior a quantidade de postagens, vídeos e artigos de qualidade, melhor será a visão do seu público-alvo acerca da sua empresa.
Assim, vale a pena investir na publicação de materiais de alto valor. Porém, fique atento(a): procure identificar quais plataformas digitais estão de acordo com a sua estratégia.
Portanto, não pulverize os conteúdos em todas as suas mídias sociais (por exemplo), caso a sua marca não queira atuar – de forma constante – em todos esses espaços.
Aumento do Tráfego
Gerar novas visitas em seu website, nas redes sociais ou no blog é muito importante. Assim, a rotatividade de indivíduos será algo comum.
Portanto, o marketing de conteúdo irá contribuir para a transformação de suas plataformas em locais de constante renovação. Como resultado, uma dica é sempre divulgar as novidades e novas soluções comerciais nestes ambientes.
Pode ter diversas Estratégias de Funis
Muitos empreendedores nem desconfiam, mas algumas estratégias de marketing de conteúdo podem conter funis de venda em sua estrutura. Assim, será possível adquirir os contatos dos seus possíveis clientes, iniciar uma relação contínua e oferecer alguma solução ao final.
Por exemplo: você pode produzir um artigo que fale sobre um tema. Ao final, será possível inserir um formulário específico, que irá oferecer uma recompensa digital, caso o usuário se cadastre e insira os seus dados.
Menor Custo
Por último, não poderíamos esquecer que o marketing de conteúdo – no ambiente digital – apresenta um custo muito reduzido para a implementação. Assim, a sua marca irá economizar na aplicação das estratégias, obtendo um retorno muito maior em vendas e fidelização de clientes.
Isto acontece, porque produzir textos para um blog (por exemplo) é algo muito simples. Assim, o próprio dono da marca ou um estagiário poderá fazer a produção dos conteúdos. Como resultado, com as técnicas certas e uma estrutura focada em SEO, seu artigo poderá ser visto por diversas pessoas no Google.
Além disso, quanto mais textos e postagens, maior será a autoridade da sua empresa no ambiente web. Desta forma, o seu público-alvo estará propenso a comprar suas soluções.
Dicas para criar o seu Marketing de Conteúdo
A partir das informações divulgadas, foi possível conhecer um pouco mais sobre esta estratégia de conteúdo digital. Como resultado, com certeza, você deseja implementar uma tática no dia a dia de sua organização.
Mas, será que a sua marca sabe por onde começar – a fim de produzir os melhores conteúdos?
Com o objetivo de lhe proporcionar o apoio necessário, nossa equipe irá citar algumas dicas excelentes. Assim, a partir da aplicação correta destes elementos, os resultados serão muito bons.
Portanto, confira cada um dos tópicos em destaque:
1- Faça algumas das Principais Análises antes de começar o seu trabalho
Em primeiro lugar, será necessário descobrir um pouco sobre alguns pontos importantes. Assim, estas partes são diferenciais que podem ser positivas ou negativas, de acordo com o seu uso.
Portanto, não deixe de analisar a sua concorrência, o mercado e o público-alvo que lhe segue. Isso é importante para que você desenvolva um excelente planejamento.
Além disso, utilize esses dados para serem uma base das suas futuras estratégias operacionais.
2- Tenha um Cronograma de Postagens
Independente de ser um artigo no seu Blog ou uma postagem no Instagram, é necessário criar um controle diário do que está sendo publicado. Assim, ficará mais fácil controlar o que está sendo exposto na web.
Além disso, evitará que você repita os conteúdos de modo contínuo e foque na aplicação de materiais diferentes.
3- Escolha as Principais Plataformas
Identifique (a partir das análises) as melhores plataformas digitais para investir. Não é preciso estar presente em todos os espaços: atue apenas naquelas que estão de acordo com o seu planejamento estratégico.
4- Capriche nas Mensagens e no SEO
No marketing de conteúdo, implementar o título chamativo e um conteúdo relevante será um diferencial. Assim, mesmo em pequenas postagens nas redes sociais, o primeiro contato do seu futuro cliente com este material será algo muito relevante para obter novas vendas.
Além disso, no caso de vídeos e artigos, não esqueça de desenvolver os conteúdos com foco total no SEO.
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