Estranho colocarmos uma foto de capa com uma pessoa saltando né? mas a ideia é exatamente essa. A estratégia de Link Building está relacionada diretamente a qualidade do conteúdo que você gera e disponibiliza para um parceiro e valerá como moeda de troca.
Neste post, descreveremos sete etapas importantes para uma estratégia de criação de links bem-sucedida. Vamos lá:
Os links são importantes para o SEO. Portanto, o Link Building deve definitivamente fazer parte da sua estratégia de SEO. Mais importante, deve fazer parte da sua estratégia de crescimento. Os links devem ajudar a gerar tráfego diretamente para o seu site.
“Link Building é o esforço ou o conjunto de ações destinadas a aumentar o número de links externos apontando para seu site (backlinks).”
Neil Pattel
Link Building como parte da sua estratégia de crescimento
Os links ajudarão suas páginas a obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google, este post explica o porquê . Isso é perfeitamente verdade. Essa, no entanto, não é a única coisa que os links fazem.
Bons links também ajudarão a obter mais tráfego (referência) para o seu site. Ao determinar sua estratégia de criação de links, lembre-se: a razão pela qual os links foram inventados foi para enviá-lo para páginas que você também pode gostar. Use o Link Building como uma estratégia para o crescimento do público-alvo do seu site e coloque links em sites que realmente geram tráfego para o seu próprio site.
Um bom link, em primeiro lugar, direciona o tráfego para o seu site.
Confira as 7 dicas para uma estratégia bem sucedida de Link Building:
- – Conheça o seu público
- – Faça uma lista de sites que atraem o público-alvo desejado
- – Escreva conteúdo relevante
- – Trabalhe com sites correlacionados
- – Entre em contato com os proprietários do site
- – Use as mídias sociais para ampliar seu conteúdo
- – Procure empresas que geram backlinks
1 – Conheça seu público
Se você deseja que seu público aumente, você precisa descobrir como expandir seu público ou como encontrar um novo público.
Portanto, você deve saber duas coisas: quem é meu público agora e quem é o meu público ideal. Você deve fazer pesquisa para conhecer o seu público.
2 – Faça uma lista de sites que atraem o público-alvo desejado
Se você tiver em mente uma imagem clara do seu público presente e desejado, faça uma lista de sites que podem ajudá-lo a alcançar seu novo público.
Encontre os sites que já atraem o público-alvo desejado. Os links desses sites podem ajudar você a alcançar seu novo público.
3 – Escreva conteúdo relevante
Para que outros sites sejam vinculados ao seu conteúdo, ele simplesmente precisa ser relevante. E, mais importante, deve atrair o público que você deseja alcançar a leitores ou compradores.
Verifique se suas peças e artigos estão bem estruturados e bem escritos.
4 – Trabalhe com sites correlacionados
Se você escreveu um post relevante, deve entrar na lista que fez como parte de sua estratégia de crescimento. Escolha sites dessa lista que possam ser vinculados ao artigo que você escreveu.
Se você tiver uma abordagem de palavra-chave de cauda longa (escrevendo sobre assuntos pequenos e de nicho), o número de sites que serão adequados para vincular ao seu blog será pequeno.
Faça um esforço para encontrar os sites que realmente se encaixam no tópico específico de sua postagem ou artigo no blog.
Esses sites provavelmente estarão muito dispostos a vincular, pois o seu blog realmente se encaixa no conteúdo deles.
Mais importante, os visitantes que acessarem seu site seguindo esse link estarão realmente interessados no tópico do seu artigo (aumentando as chances de conversão e de visitas recorrentes).
5 – Entrar em contato com os donos dos sites
Se você realmente se esforçou tanto para escrever o conteúdo quanto para encontrar sites que se encaixam no conteúdo do seu artigo, entre em contato com o site que deseja vincular ao seu site.
Diga a eles sobre o conteúdo ou o produto e peça que escrevam sobre ele e vinculem a ele. A maioria das pessoas ficará feliz em escrever sobre o seu produto, se isso significa que o receberão de graça!
Você pode usar o email, mas, em muitos casos, o WhatsApp ou até mesmo uma ligação telefônica é uma ótima maneira de entrar em contato com as pessoas. Certifique-se de entrar em contato de maneira pessoal, nunca envie emails automatizados.
6 – Utilize as Mídias Sociais!
Se o seu conteúdo for original e bem estruturado, você poderá alcançar novos públicos (e obter links) usando as mídias sociais.
Não deixe de twittar sobre o seu blog, talvez envie alguns tweets para pessoas específicas das quais você acha que elas podem gostar do seu artigo.
O Facebook também é uma ótima maneira de obter exposição para seus artigos. E, como muitas pessoas gostam, twittam e compartilham seus artigos, você também receberá mais alguns links.
7 – Empresas que geram Backlinks
Já explicamos a importância de você desenvolver um texto relevante. Não só porque o Google vai analisar o seu texto e, através dos algorítimos, ver que ele realmente é um conteúdo diferenciado mas também que ele vai servir para ser publicado em outros sites.
Mas nem sempre você consegue estabelecer o contato que deveria com potenciais parceiros para publicarem os seus artigos.
É aí que entram algumas empresas que servem como ponte entre você, que gera o conteúdo e outros sites que precisam de material para alimentar os seus canais de notícias.
Existem sites no mercado como o Dino e o BacklinkSeo que tem como finalidade vender pacotes de links que serão apontados para o seu site. Na Dino você pode desenvolver o seu próprio artigo e divulgar em mais de 30 sites relevantes. No BacklinkSeo você diz qual o segmento quer que aponte para o seu site (lembra da dica 4?) e as palavras-chaves que vai utilizar. Existem outras ferramentas mas encontramos essas com um bom custo /benefício.
O que é backlink?
Backlink é uma estratégia de Link Building. Um backlink é um link que ao receber um clique, leva o usuário de uma página de um site A para outra página de um site B. O backlink aponta de um domínio para o outro.
Em suma, um backlink é criado quando um site é vinculado a outro. Atenção que estamos falando de links entre sites diferentes. O site A e o site B. Quando um conteúdo ou uma página usa links para outras páginas dentro do mesmo canal o nome dado não é backlink, mas links internos.
Conclusão: O link building é, portanto,uma das principais – e mais trabalhosas! – estratégias de SEO, já que ajuda a elevar o ranqueamento orgânico da sua página ao mesmo tempo em que gera tráfego e atrai novos visitantes.
E a lógica por trás disso é muito simples: quanto mais links de qualidade apontarem para seu site ou blog, mais os algoritmos do Google entendem que ele traz conteúdo relevante aos usuários.
– 5 dicas de como rankear no Google
– 3 Dicas simples para melhorar o SEO do seu site
– Conheças as principais tendências do Marketing de Busca
– A importância do SEO no seu site