Conheça o Inbound Marketing e coloque estas dicas em prática para atrair e conquistar clientes!

O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, é um grupo de estratégias de marketing com foco em atrair, converter e encantar os clientes. Assim, esta estratégia se difere do marketing comum, uma vez que não corre atrás dos seus clientes. Ao invés disso, busca atraí-los por meio de seus métodos: SEO, marketing de conteúdo e redes sociais.
Dessa maneira, ao invés de abordar os clientes em potencial, a ideia é atraí-lo por meio de conteúdo relevante. A partir daí, as pessoas impactadas por este conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime mais e, com tempo, construa um relacionamento de confiança (o que resultará na venda).
Como surgiu o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing vem sendo colocado em prática há muito tempo por especialistas da área de marketing, mesmo de forma inconsciente.
O termo começou a ser usado por Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot. Porém, de acordo com o americano Peter Druker, os princípios do Marketing de Atração já se desenvolvem há décadas e tem sua fundação principal no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, presente no livro “Permission Marketing” de 1999.
Aprofundando os estudos, veremos que o conceito de Inbound Marketing surge paralelo ao marketing digital e da relação entre o consumidor e publicidade. Dessa forma, se antes o consumidor não tinha autoridade para escolher o que consumia, na internet ele pode optar por tudo: canais, conteúdo, etc.
Por isso, nada mais inteligente do que conquistá-lo com o que ele mesmo deseja consumir. A partir daí, surge a necessidade de se trabalhar com planejamentos estratégicos inteligentes e com ações de alta performance. Assim, o Inbound é como um ímã, que atrai o cliente através do conteúdo veiculado.
Benefícios desta estratégia

Atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante leva inúmeros benefícios para o seu negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Desse modo, o modelo tradicional de marketing possui algumas lacunas que não existem no Inbound. Por sua vez, este método tem tudo que é preciso para tornar uma marca forte e maximizar as vendas.
Portanto, confira os principais benefícios de utilizar o Inbound Marketing em seu negócio.
Alcance do público desejado
Uma dos grandes diferenciais desta técnica de Marketing Digital é o maior poder de alcance do público desejado. Assim, uma estratégia de Inbound bem formulada tem tudo para elevar o número de pessoas que entram em contato com a sua mensagem por meio de conteúdo.
Segundo um levantamento da Content Trends, empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele. Dessa forma, as que produzem uma quantidade maior de conteúdo (mais de 13 peças por mês) chegam a ter 4,2 vezes mais visitas.
Mas o principal não é a quantidade, e sim a qualidade do público atingido. A boa notícia é que o Inbound também se destaca neste quesito, uma vez que o conteúdo altamente segmentado permite alcançar o público certo.
Engajamento dos clientes
O termo “marketing de atração” está totalmente relacionado a isto. Dessa maneira, por oferecer conteúdo que auxilia o consumidor na prática, se estabelecerá uma relação de confiança.
Assim, seu público estará mais acessível a fim de ouvir suas recomendações e ideias do que estaria sem uma estratégia de conteúdo voltada para as necessidades deles.
Segundo a HubSpot, enquanto somente 29% das pessoas procuram saber mais sobre um produto com um vendedor, 62% fazem pesquisas do tipo usando sites de busca.
Mensuração dos resultados
Um marketing de sucesso passa pela mensuração dos resultados obtidos. Assim, é imprescindível acompanhar os dados em tempo real para ter ciência do que está funcionando ou não.
Dessa forma, a HubSpot apurou que 72% das empresas que mensuram o retorno sobre investimento, afirmam que sua estratégia de marketing digital é eficiente.
Estes dados são altamente relevantes, pois permitem alterações e otimizações na estratégia adotada com base nas informações levantadas.
Como resultado, é importante acompanhar de perto os resultados de cada uma das suas estratégias, como marketing de conteúdo, redes sociais, SEO, entre outras.
Dimunuição de custos
No cenário atual, as empresas buscam o maior resultado possível com o menor investimento, correto? Assim, além de diminuir os custos de aquisição, o Inbound Marketing, em geral, também é mais barato que soluções tradicionais, como anúncios e propagandas.
O mais interessante é que esta redução monetária não faz o seu negócio perder em qualidade nem diminuir os resultados. Pelo contrário, é apenas um investimento mais eficiente.
Com uma considerável redução de recursos, você terá um orçamento maior para aplicar em táticas que realmente funcionam. Como resultado, poderá seguir mais fielmente sua estratégia de marketing de atração.
Através destas importantes dicas de Inbound Marketing, a sua empresa alcançará resultados satisfatórios em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!
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