Inbound Marketing: Saiba mais sobre esta Técnica!

Conheça o Inbound Marketing e desenvolva estratégias para atrair e conquistar clientes!

Inbound Marketing RJ
Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é o conjunto de estratégias de marketing com foco em atrair, converter e encantar os clientes. Assim, o Inbound Marketing se difere da publicidade tradicional, uma vez que não corre atrás dos seus clientes. Em vez disso, busca atraí-los por meio de seus métodos: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégias em Redes Sociais.

Dessa forma, ao invés de pausar os clientes em potencial, a ideia é atraí-lo por meio de conteúdo relevante. A partir daí, as pessoas impactadas por este conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime mais e, com tempo, construa um relacionamento de confiança (o que resultará na venda).

Origem do Inbound Marketing

Origem do Inbound Marketing
Origem do Inbound Marketing

O Inbound Marketing vem sendo executado há bastante tempo por especialistas da área de marketing, mesmo de forma inconsciente.

O termo começou a ser usado por Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot. Entretanto, de acordo com o americano Peter Druker, os princípios do Marketing de Atração já se desenvolvem há décadas e tem sua fundação principal no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, presente no livro “Permission Marketing” de 1999.

Aprofundando os estudos, veremos que o conceito de Inbound Marketing surge paralelo ao marketing digital e da relação entre o consumidor e publicidade. Dessa forma, se antes o consumidor não tinha autoridade para escolher o que consumia, na internet ele pode optar por tudo: canais, conteúdo, etc.

Por isso, nada mais inteligente do que conquistá-lo com o que ele mesmo deseja consumir. A partir daí, surge a necessidade de se trabalhar com planejamentos estratégicos inteligentes e com ações de alta performance. Assim, o Inbound é como um ímã, que atrai o cliente através do conteúdo veiculado.

Inbound Marketing X Outbound Marketing: conheça as principais diferenças!

Inbound Marketing x Outbound Marketing
Inbound Marketing x Outbound Marketing

Diferentemente do Inbound, o Outbound Marketing envolve as práticas que estamos habituados a ver no nosso dia a dia: anúncios diversificados, contato direto por telefone, e-mail, estandes de vendas em eventos, entre outros exemplos.

Assim, o custo das ações geralmente é mais elevado, e nem sempre é possível mensurar com precisão os resultados obtidos através de ações Outbound. Por outro lado, o Inbound utiliza o conteúdo para atrair a atenção do consumidor, por canais como blog, redes sociais e e-mail. Dessa forma, o custo é menor e os resultados podem ser medidos de forma rápida e precisa.

Agora, observe os itens a seguir e conheça as principais características do Inbound e Outbound Marketing.

Principais características do Inbound Marketing

  • Comunicação aberta: marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e frequente;
  • Continuidade: ao invés de cortar a conexão com os consumidores, a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais propícios para elas;
  • Maior engajamento: a partir de um relacionamento de confiança criado com o cliente, o engajamento é, sem dúvidas, maior.

Principais características do Outbound

Comunicação unilateral: em uma propaganda há pouca ou nenhuma interação. Assim, a marca fala e o público ouve;
Frequente Interrupção: a experiência de consumo é pausada, a fim de que a mensagem de venda seja propagada;
Menor engajamento: se o produto vendido não for o que a pessoa procura, naquele momento exato, o anúncio vai ter pouca influencia sobre ela.

Agora que exemplificamos as principais diferenças entre o Marketing de atração e o Marketing convencional, vamos analisar as maiores vantagens de se investir na promissora estratégia Inbound.

Benefícios do Inbound Marketing

Benefícios do Inbound Marketing
Benefícios do Inbound Marketing

Atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante traz vários benefícios para o seu negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Dessa forma, o modelo tradicional de marketing possui algumas lacunas que não existem no Inbound. Por sua vez, este método tem tudo que é preciso para tornar uma marca forte e maximizar as vendas.

Assim, confira os principais benefícios de utilizar o Inbound Marketing em seu negócio

1- Alcance do público desejado

Uma das grandes vantagens desta técnica de Marketing Digital é o maior poder de alcance do público desejado. Assim, uma estratégia de Inbound bem formulada tem tudo para elevar o número de pessoas que entram em contato com a sua mensagem por meio de conteúdo.

De acordo com a Content Trends, organizações que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele. Dessa forma, as que produzem uma quantidade maior de conteúdo (mais de 13 peças por mês) chegam a ter 4,2 vezes mais visitas.

Mas o principal não é a quantidade, e sim a qualidade do público atingido. A boa notícia é que o Inbound também se destaca neste quesito, uma vez que o conteúdo altamente segmentado permite alcançar o público certo.

2- Engajamento dos clientes

O termo “marketing de atração” está totalmente relacionado a isto. Dessa forma, por oferecer conteúdo que auxilia o consumidor na prática, se estabelecerá uma relação de confiança.

Assim, seu público estará mais acessível a fim de ouvir suas recomendações e ideias do que estaria sem uma estratégia de conteúdo voltada para as necessidades deles.

Segundo a HubSpot, enquanto somente 29% das pessoas procuram saber mais sobre um produto com um vendedor, 62% fazem pesquisas do tipo usando sites de busca.

3- Mensuração dos resultados

Um marketing de sucesso passa pela mensuração dos resultados obtidos. Assim, é imprescindível acompanhar os dados em tempo real para ter ciência do que está funcionando ou não.

Dessa forma, a HubSpot apurou que 72% das empresas que mensuram o retorno sobre investimento, afirmam que sua estratégia de marketing digital é eficiente.

Estes dados são altamente relevantes, pois permitem alterações e otimizações na estratégia adotada com base nas informações levantadas.

Como resultado, é importante acompanhar de perto os resultados de cada uma das suas estratégias, como marketing de conteúdo, redes sociais, SEO, entre outras.

4- Redução de custos

No cenário atual, as empresas buscam o maior resultado possível com o menor investimento, correto? Assim, além de diminuir os custos de aquisição, o Inbound Marketing, em geral, também é mais barato que soluções tradicionais, como anúncios e propagandas.

O mais interessante é que esta redução monetária não faz o seu negócio perder em qualidade nem diminuir os resultados. Pelo contrário, é apenas um investimento mais eficiente.

Com uma considerável redução de recursos, você terá um orçamento maior para aplicar em táticas que realmente funcionam. Como resultado, poderá seguir mais fielmente sua estratégia de marketing de atração.


Temos certeza de que, com estas importantes dicas de Inbound Marketing, a sua organização alcançará resultados satisfatórios em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


Buscando implementar o Marketing Digital na sua empresa? A SEO10 Projetos Digitais tem o que você está procurando!

Agência de Marketing Digital

Nossa equipe de profissionais está capacitada para realizar a criação de um projeto excepcional para a sua marca! Além disso, também contamos uma experiência única em diversos nichos de mercado e:

  1. Excelentes Cases de Sucesso.
  2. Equipe Multidisciplinar e com Foco em Resultados.
  3. Metodologia Comprovada.
  4. Ótimo Custo / Benefício frente aos concorrentes de mesmo segmento!

Portanto, não perca mais tempo! Entre em contato com o nosso atendimento e descubra outras informações!


Fale conosco e conheça os nossos serviços de marketing digital

Obrigado pela sua atenção e continue acompanhando os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Digital.

Acesse agora, também, as nossas principais mídias sociais:

Facebook

Instagram


Observe outras matérias relevantes:

Wi-Fi Marketing: Conheça esta Estratégia Inovadora! Acesse aqui e saiba como aplicar esta técnica em Sua Organização

Top 5 – Ferramentas de Marketing Digital Gratuitas para utilizar no Marketing Digital de Sua Marca! Saiba mais aqui!

8 Passos para que a sua Propaganda Online fique mais eficiente e alcance melhores respostas no dia a dia! Acesse esta matéria!