Geomarketing – Uma Estratégia que vai Alavancar Sua Empresa!

O Geomarketing é qualquer estratégia de marketing que utiliza a localização para otimizar campanhas. Saiba mais e Aplique em Sua Empresa!

Geomarketing
Geomarketing

Atualmente, as marcas se utilizam de uma informação valiosa para segmentar seus públicos, compreender o consumidor e otimizar suas campanhas de Marketing: a localização das pessoas.

Seja através do seu endereço IP ou do GPS ativado no celular, você oferece dados valiosos para as empresas a respeito do seu perfil, os locais que frequenta e interesses a todo o momento. Por exemplo, se você foi jantar em dois estabelecimentos em uma semana, entende-se que você costuma frequentar restaurantes.

Quer entender melhor como esta estratégia funciona? Deseja implementá-la em sua organização? Dessa forma, acompanhe este artigo a fim de colocar todas as dicas em prática!

O que é Geomarketing?

Geomarketing, inicialmente, foi utilizado para descrever a estratégia das empresas de analisar as características do público de uma região. Entretanto, crescimento do Marketing Digital, o conceito se ampliou juntamente com o uso dos smartphones, que acompanham a mobilidade das pessoas.

Atualmente, o geomarketing é qualquer estratégia de marketing que utilize inteligência sobre localização para otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local certo e na hora certa. Portanto, para que estratégias de geomarketing sejam bem-sucedidas, elas necessitam do auxílio do big data. Afinal, dados sobre localização dos usuários é a sua fonte.

Por que é importante investir nisso?

Estratégia de Geomarketing

Hoje em dia, as pessoas não conseguem viver distantes dos smartphones. Dessa forma, as marcas podem se utilizar desta realidade. Assim, com um celular por perto e o GPS ativado, as empresas têm uma informação valiosa sobre a sua vida: a sua localização atual ou os lugares visitados recentemente.

Além disso, você pode não perceber, mas informa a todo o momento onde está. Por exemplo, quando você faz check-in por uma rede social em um restaurante, ou quando publica uma foto no Instagram e marca que estava em um shopping.

Assim, todas estas informações podem ser utilizadas pelas marcas em suas estratégias de marketing digital. Afinal, você fornece dados valiosos sobre o seu perfil e seus interesses.

Dessa forma, o geomarketing é uma importante técnica a fim de otimizar suas campanhas, para que o conteúdo entregue em anúncios, mensagens, notificações, e-mails ou posts se torne mais relevante e direcionado para o público.

Como usar o Geomarketing

Geotargeting
Geotargeting

Com a evolução da tecnologia, as possibilidades do geomarketing estão cada vez maiores, assim como os seus usos, que estão se tornando cada vez mais úteis e eficazes para as empresas.

Agora, conheça algumas estratégias que podem ser utilizadas a fim de alcançar resultados mais satisfatórios.

Geotargeting

Atualmente, a maneira mais conhecida de utilizar esta estratégia é através do geotargeting, que é responsável por segmentar públicos segundo sua localização.

Assim, uma campanha pode ser segmentada de acordo com o país onde as pessoas moram, a cidade onde nasceram ou o bairro onde trabalham – desde que estes dados atendam aos objetivos da estratégia.

Por exemplo, se você tem uma clínica na cidade de São Paulo, por que anunciaria para os moradores de Recife? O geomarketing permite filtrar apenas o público que interessa, oferecer conteúdos adequados a ele e trazer melhores resultados para suas campanhas.

Site personalizado

Provavelmente, você já tenha acessado uma página e recebido um alerta como este: “este site deseja saber a sua localização”. Mas por que ele quer saber isso?

Simples: para oferecer conteúdos personalizados a você, de acordo com a sua localização no momento. Portanto, este também é um exemplo bastante eficaz de geotargeting.

Geofencing

Esta estratégia consiste em oferecer conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do usuário, captada pelo GPS. Assim, quando o dispositivo entra em uma área delimitada pela empresa, a pessoa recebe um conteúdo por meio de uma notificação no celular, um SMS ou e-mail.

Quem sempre utiliza esta estratégia é o Google. Assim, os usuários recebem informações sobre o trânsito em suas proximidades ou sobre o restaurante que estão visitando naquele exato momento.

Para negócios locais, essa é uma maneira eficiente de atrair novos clientes. Por exemplo, ao identificar que um consumidor está passando perto da sua loja, o responsável pode disparar uma notificação com um cupom de desconto e incentivar que ele entre no estabelecimento.

Check-ins

Nas redes sociais, existem inúmeros recursos para usar o geomarketing, visando engajar os clientes, principalmente, em negócios locais.

O recurso de check-in é um dos mais indicados. Dessa forma, uma vez que determinado usuário realiza check-in dentro do seu estabelecimento, você pode oferecer uma oferta, um desconto, entre outros.

Geotagging

Geotagging é a marcação da localização do usuário em uma publicação. Assim, é muito frequente que as pessoas utilizem este recurso no Facebook e no Instagram – quando estão em um evento, conhecendo pontos turísticos de uma cidade, entre outros casos.

Como resultado, as publicações agregam mais detalhes sobre o local do usuário, e permitem que as pessoas conheçam novos negócios através da experiência da sua rede de contatos.

Já para os negócios, a principal vantagem é a divulgação espontânea de sua marca. Além disso, as publicações servem também como um feedback para o negócio, – já que as pessoas relatam suas percepções sobre o estabelecimento.

Geofiltros

Outro exemplo de geomarketing nas redes sociais são os geofiltros, introduzidos pelo Snapchat. Assim, a possibilidade de inserir filtros em fotos e vídeos é uma das marcas desta rede social.

No caso dos geofiltros, eles são disponibilizados ao identificar a localização do usuário pelo GPS. O nome da cidade e, algumas vezes, do bairro em que a pessoa está aparecem automaticamente.


Através desta Estratégia de Geomarketing, a sua empresa alcançará resultados extraordinários em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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