Funil de Vendas: Estratégia de Marketing Digital

Conheça algumas informações muito importantes para a criação da estratégia de funil de vendas para a sua organização ou projeto. 

funil de vendas em marketing
funil de vendas em marketing

Na área da comunicação digital, há um amplo portfólio de soluções estratégicas para que a sua marca implemente. Assim, desde a criação de um website institucional, até a gestão das mídias sociais, existem diferentes formas que podem atingir o público-alvo da maneira correta. Porém, nos últimos tempos, uma tática ganhou a confiança de muitos profissionais. Portanto, para o seu conhecimento, essa atividade é o funil de vendas.


O que é um Funil de Vendas?

Esta ação estratégica é um conceito simples, no qual há o foco na análise e operacionalização da jornada do cliente. Assim, a ideia é acompanhar os passos do futuro consumidor, desde o momento em que teve o primeiro interesse na adquisição de um produto ou serviço até a efetivação do consumo.

Em outras palavras, a partir da primeira divulgação da marca em uma rede social ou no Google (por exemplo), caso a mensagem faça sentido o cliente poderá se inclinar para comprar a sua solução!

Como resultado, sua equipe de especialistas terá a possibilidade de acompanhar cada etapa do indivíduo dentro de um funil. Portanto, este trabalho irá facilitar o entendimento do que ele necessita e deseja.


Por que este tipo de Marketing Digital é importante?

Assim como diversas outras táticas, presentes dentro de um Plano de Marketing na Web, há alguns benefícios que comprovam a importância da atividade. Como resultado, com a aplicação correta das etapas, será possível alcançar novos consumidores e melhorar a relação com os antigos.

Portanto, para que as vantagens estejam explícitas em sua mente, observe cada um dos exemplos:

1- Interação superior com o seu público-alvo

Em primeiro lugar, é necessário enfatizar que esta atividade de cunho estratégico é muito importante para melhorar o contato com os clientes. Isso acontece porque – em caso do uso de emails ou das mensagens em grupo no whatsapp – você poderá manter o seu consumidor informado das últimas novidades e promoções. Como resultado, aumentará a tendência de compra – por parte destes indivíduos – das soluções de sua empresa ou projeto.

2- Possibilidade de Educar a sua base de contatos

O funil de vendas divide-se em etapas distintas. Assim, cada uma trata do momento específico em que o cliente se encontra. Como resultado, nas primeiras etapas, a função desta estratégia será educar e fornecer as informações relevantes para que esse público identifique sua dor e reconheça a proposta de resolução.

Portanto, quando uma marca realiza um bom planejamento e procura desenvolver apenas conteúdos interessantes e explicativos, as chances de que esse indivíduo entenda o seu problema e deseje uma solução será muito maior!

3- Campanhas de Funis de Venda distintas

Esse benefício é algo muito interessante para qualquer empresa que precisa obter resultados contínuos em vendas. Assim, existe uma variedade muito boa de estratégias em funil de vendas para uma marca atingir o seu público.

Portanto, o ideal será (antes de qualquer coisa) analisar as possibilidades e identificar qual será a melhor delas para as suas metas. Como resultado, a partir de um ótimo estudo, o seu trabalho será otimizado e ficará muito fácil.

Um exemplo: para as empresas que não têm nenhum contato ou base de consumidores, uma dica é criar um Funil de Palestras Online. Assim, a partir do cadastro das pessoas na sua landing page, será possível construir uma listagem de possíveis consumidores.


Qual é a estrutura que formata um Funil de Vendas?

funil de vendas
funil de vendas

Nesse momento, onde você conheceu um pouco melhor sobre essa atividade, gostaríamos de lhe informar sobre outro ponto crucial para a formatação desta estratégia. Assim, trata-se do funcionamento de um funil.

Como resultado, a partir do entendimento do processo e do passo a passo inicial, as suas chances de acertar em todas as etapas será enorme. Portanto, isto é imprescindível para que o amadurecimento do consumidor em cada uma das etapas seja o ideal. Deste modo, confira cada período abaixo:

Etapa Inicial: Aprendizado e Descoberta

Em primeiro lugar, o consumidor precisa despertar a sua consciência para a dor que possui. Assim, uma pessoa terá seu primeiro contato com o problema. Posteriormente, iniciará a descoberta da solução e começará a ter o interesse em como implementar esse procedimento.

Importante: muitas vezes, o indivíduo nem desconfia que tem problemas e que precisa resolvê-los.

Como resultado, o modo de começar esse passo será através de materiais educativos. Assim, livros digitais, palestras online, eventos e mini-treinamentos são ótimas formas de propagar um conteúdo de grande valor. Como resultado, a finalidade será demonstrar que existe uma situação problemática que deve ser solucionada.

Sobre as recompensas digitais: cocê pode liberar o acesso a esses materiais de forma gratuita ou pode comercializá-los por um valor acessível (de acordo com a sua estratégia). Portanto, um exemplo seria a venda de uma palestra online por 47 (quarenta e sete) reais!

Etapa de Meio do Funil: Reconhecimento do Problema e Observação da Solução

Depois a etapa inicial, provavelmente a marca terá atingido o objetivo primário: assim, obteve os dados do usuário. Além disso, fez com que o seu possível cliente entendesse que tem um problema e precisa solucioná-lo.

Assim, neste meio da estratégia, a meta será oferecer dicas e informações relevantes, as quais proporcionem formas de começar a resolver alguns “pedaços dos problemas”.

– Portanto, duas boas atividades seriam:

  • Criação de artigos no blog institucional da empresa, com a estrutura pronta para responder as principais dúvidas e questionamentos do seu publico-alvo;
  • Desenvolvimento de uma sequência de video-aulas, que irão destacar uma pequena parte da solução.

Etapa Final: Decisão de Compra

Após o período de educação do consumidor e distribuição das pequenas atividades que irão ajudar na resolução de algumas partes do problema, a sua marca poderá realizar a venda do produto ou serviço.

Assim, através do envio de uma página de vendas ou do seu atendimento, você poderá entrar em contato a fim de formalizar a transação com as pessoas que ficaram até o final deste processo.

Mas, antes de executar as suas vendas, crie uma abordagem excepcional. Portanto, desenvolva um conteúdo final – onde será possível destacar a diferença da sua solução para aquela que sua concorrência vende.

Além disso, exalte o seu produto e entregue alguns bônus. Isso é muito importante, porque agrega valor ao composto de serviço e desperta muito mais interesse do cliente!


Portanto, comece agora a desenvolver o seu Funil de Venda e tenha excelentes resultados! Caso necessite de um apoio de especialistas no mercado de vendas online, conte com a equipe da SEO10 Projetos Digitais. Assim, fale com o nosso atendimento!


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