Conheça as Melhores Ferramentas Gratuitas de Marketing Digital!

Conheça algumas das Ferramentas Gratuitas mais utilizadas no universo de Marketing Digital e otimize todos os seus projetos on-line!

Marketing Digital
Marketing Digital

Atualmente, o marketing digital está em constante crescimento. De acordo com uma pesquisa, até o ano de 2021, o segmento deve aumentar em 12% a sua participação no mercado de comunicação. Dessa forma, a partir deste movimento, mais empresas estarão procurando pelas soluções digitais.

Assim, inúmeras marcas irão implementar novas ações estratégicas e planejamentos online. Todos focados em obter resultados satisfatórios em branding, vendas e conversão. Entrentato, para que as atividades sejam criadas de um modo correto, será preciso contar com algumas plataformas de apoio.

Portanto, estas ferramentas de marketing na web são importantes complementos, os quais possibilitam a uma organização planejar a sua publicidade digital com eficiência e mensurar as respostas dos clientes!

Mas não conheço nenhuma ferramenta. Por onde devo começar?

Fique tranquilo! Nesta matéria, iremos lhe mostrar porque vale a pena investir nestas ferramentas sem custo inicial. Além disso, listaremos as principais plataformas deste nicho na área digital a fim de alavancar a sua empresa. Mas, para está por dentro de todas estas novidades, acompanhe todos os tópicos a seguir.

Por que devo utilizar estas ferramentas?

O conceito de marketing na internet, consiste na criação e implementação de um conjunto de ações estratégicas. Assim, cada uma delas atrairá, comunicará e desenvolverá uma imagem positiva para a marca (foco em vendas e conversão). Além disso, também irão gerar um relacionamento mais próximo com cada consumidor e usuário.

A partir destes objetivos, a empresa – através da criação de uma excelente Presença Onlinealcançará ótimos resultados e conseguirá obter novos clientes (que poderão manter as compras de modo recorrente).

  •  Qual o papel das ferramentas dentro deste Plano de Propaganda Online?

Cada ferramenta de apoio a este segmento possui uma função muito importante. Assim, com a utilização de uma variedade interessante, a marca realizará tarefas específicas. Também, terá muitas informações que vão identificar se o caminho está correto. Caso a resposta seja negativa, algo precisará ser modificado.

Além disso, estes softwares facilitam a implementação de atividades específicas, as quais levariam muito mais tempo para serem desenvolvidas. Um exemplo é a plataforma de email marketing, a qual faz o envio das mensagens para uma quantidade enorme de usuários, de um modo ágil e seguro.

Como resultado, todas as ferramentas simplificam qualquer processo de marketing. Também, possibilitam a uma empresa aperfeiçoar a sua performance e deixar o tempo mais produtivo no dia a dia!

Portanto, para um empreendedor, que precisa da propaganda na web focada em respostas rápidas e otimização das práticas de sua equipe, contar com uma ferramenta de marketing digital conceituada será uma boa opção!

Top 5 – Ferramentas de Marketing Digital Gratuitas

top 5 das ferramentas de marketing digital
top 5 das ferramentas de marketing digital

Neste momento, onde foi possível entender toda a importância do uso destas plataformas e a necessidade de contar com cada uma (dependendo da etapa em que esteja o seu projeto), ainda deve restar uma dúvida?

Quais as principais ferramentas existentes no mercado digital?

Assim, a fim de apoiar na resolução desta dúvida e indicar ótimas opções existentes, iremos destacar as melhores ferramentas de publicidade online. 

Como resultado, com uma implementação das suas qualidades – no período correto do seu Plano de Ação – a facilidade para gerir os seus processos estará presente todos os dias!

Portanto, observe os tópicos que destacamos abaixo:

1- WordPress

Em primeiro lugar, uma marca necessita de um website responsivo, com layout atrativo e um conteúdo muito bem elaborado. Assim, com esta tarefa completa (incluso, um Blog Institucional neste espaço), a empresa terá a sua base de produção de conteúdos e estratégias na internet.

Porém, a fim de iniciar esta atividade, deve-se focar 100% no desenvolvimento de um site em uma plataforma de qualidade. Isto é necessário, porque – caso o mesmo seja criado em um local duvidosotanto o design, quanto o SEO (posicionamento orgânico no Google) poderão ficar prejudicados.

Além disso, a nota de ranqueamento do website e a sua visibilidade (frente ao mercado e ao público-alvo) também são fatores que – com certeza – estarão comprometidos. Deste modo, podem colaborar para que menos pessoas acessem a página na web.

Assim, nossa primeira recomendação é a utilização do WordPress. Além de ser uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento de um site, também é um excepcional gerenciador de conteúdo. Além disso, tem diversos tipos de templates à sua escolha e é um dos mais completos do mercado!

2- MailChimp

Uma das estratégias mais antigas, dentro da publicidade on-line, é o envio de emails personalizados. Assim, o famoso e-mail marketing possibilita a uma organização divulgar as suas newsletter, promoções e conteúdos de grande qualidade para o público-alvo.

Além disso, esta ação estratégica é muito relevante para manter cada uma das pessoas da sua base de dados interessada em saber mais sobre os seus produtos e serviços. Como resultado, isto facilitará as suas futuras vendas.

Uma ferramenta muito difundida no mercado e que, por ser gratuita, atrai muitas marcas é o MailChimp. Espaço pronto e de fácil uso para envio das mensagens, esta plataforma torna a criação de campanhas de e-mail marketing muito prática e rápida.

3- Google Search Console

Para que um website fique pronto para ser encontrado nos buscadores e demonstre que tem um SEO profissional, é preciso confirmar se as páginas estão indexadas no Google.

Como resultado, confirmando que tudo está funcionando corretamente, o seu posicionamento orgânico estará em constante melhoria dentro do site em questão. Além disso, caso haja a necessidade de refazer ou melhorar alguma página, isto ficará claro com esta ferramenta.

Portanto, o Google Search Console é muito importante para qualquer marca na web!

4- Ubersuggest

Para que uma marca descubra as palavras-chave adequadas para o seu nicho de mercado e, também, os conteúdos melhor ranqueados nos mecanismos de busca, é preciso utilizar uma ferramenta de grande alcance e renome.

Assim, uma excelente opção é a Ubersuggest. Ela foi criada pelo profissional de marketing digital Neil Patel (um dos maiores nomes do segmento).

Como resultado, possibilita identificar ideias de temas adequados para os seus textos no Blog. Além disso, apoia na melhoria do SEO das páginas na web, através da potencialização de cada conteúdo a ser desenvolvido!

5- Google Analytics

Finalmente, para encerrar esta pequena lista, não poderíamos deixar de destacar esta plataforma importantíssima!

No Marketing Online, conseguir capturar o máximo de dados relevantes e identificá-los de modo objetivo será um grande passo para melhorar as suas estratégias e táticas dentro do Plano de Ação.

Além disso, será possível aperfeiçoar o engajamento e as atividades a serem implementadas. Como resultado, tanto a conversão de novos clientes, quanto a definição do ROI (retorno sobre investimento), serão informações muito bem monitoradas e controladas pela sua equipe de trabalho.

Portanto, para qualquer website, landing page ou Blog, nunca se esqueça de instalar esta plataforma! Deste modo, você obterá resultados muito mais satisfatórios e excepcionais.

Observação: nas mídias sociais, existem ferramentas próprias de apoio para a obtenção de dados. Assim, o Facebook Insights será a melhor forma de monitorar as informações do Facebook!


Temos certeza de que, com estas ferramentas de marketing digital, a sua organização alcançará ótimos resultados em cada projeto! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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