Você já ouviu falar nas Estratégias de SEM? Conheça agora!

As Estratégias de SEM se dividem em dois formatos, um gratuito e outro pago. São eles: SEO e Links Patrocinados!

Estratégias de SEM
SEM

Quando você tem alguma dúvida e não consegue solucionar, qual é a sua fonte de pesquisa mais acessada? Assim, se você respondeu Google, saiba que essa é a resposta comum para mais de 90% dos brasileiros. Apesar de não ser o único mecanismo disponível, ele domina as buscas dos internautas por aqui e em diversas partes do mundo. Nesse cenário, surgem as Estratégias de SEM (Searching Engine Marketing), um conjunto de técnicas que tem como objetivo utilizar-se desses motores para promover produtos ou serviços na internet.

Neste artigo, você saberá o que é esta estratégia e como ela pode auxiliar a expandir os seus negócios.

O que são as Estratégias de SEM?

SEM ou Search Engine Marketing é o aglomerado de técnicas que utilizam-se dos mecanismos de buscas para realizar as ações de um negócio, seja ele digital, físico ou que agrupe os dois modelos.

No entanto, ele divide-se em dois formatosSEO e Links Patrocinados —, abrangendo as capacidades organizações de todos os tamanhos, desde pequenas e médias empresas a grandes multinacionais. Assim, veja quais são eles abaixo.

SEO

Estratégias de SEM
Técnicas de SEO

O Searching Engine Optimization reúne as estratégias que envolvem a criação de conteúdo relevante para atrair os usuários até uma página de destino.

Ou seja, visa informá-lo, encantá-lo e, no caso dos negócios, estimulá-lo a realizar uma ação — como inscrever-se em um webinar, realizar uma compra, entre outros.

O Índice de Qualidade (IQ) é responsável por ranquear, de acordo com a relevância da página, o posicionamento dos links que levarão a um website.

São muitos os fatores de ranqueamento, como por exemplo:

Palavras-chave

A escolha das palavras-chave a serem utilizados em artigos é muito importante para os algoritmos dos mecanismos de buscas. Por isso, aqueles que pretendem investir nesta estratégia devem se colocar no lugar do usuário.

A pergunta-chave são quais palavras escolhidas por ele são relevantes para o meu negócio? Uma boa forma de encontrá-las é por meio do SEMrush e UberSuggest.

Estrutura do texto

Existem várias práticas recomendadas para um bom posicionamento no Google. Dessa forma, a utilização das palavras-chave escolhidas devem estar nos lugares corretos, como o título, subtítulo, tag, metatag e distribuída com sabedoria ao longo do texto. Assim, os textos tornam-se legíveis para os motores de buscas.

Qualidade da página e do conteúdo

Os algoritmos tendem a beneficiar páginas que possuem um layout agradável, boa navegabilidade, uma velocidade estável de carregamento de páginas, entre outros requisitos.

Outro fator de ranqueamento é a qualidade do conteúdo. Quanto mais específico e aprofundado, melhor. Como eles mensuram isso? Justamente, através do tempo de permanência do usuário no site.

Backlinks

As citações às páginas de destino do seu site ou blog são outro fator extremamente relevante para um bom posicionamento. Assim, a técnica de backlink é considerada como SEO Off Page, ou seja, fora da área de alcance do administrador. Entretanto, bons artigos tendem a receber muitas referências. Vale ressaltar que quanto maior a relevância do site linkado, maior a relevância para o Google.

Tráfego

Quanto maior o tráfego da sua página de destino, melhor e mais fácil será o ranqueamento. Neste caso, talvez seja uma boa ideia investir nos links patrocinados, tema do próximo tópico.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são anúncios, ou seja, fazem parte de uma ferramenta de mídia paga. Certamente, você já fez uma pesquisa e se deparou com alguns resultados de anúncios. No Google, por exemplo, eles geralmente vêm antes dos resultados orgânicos e na barra lateral.

Assim, para fazer uso dessa estratégia, é preciso cadastrar-se em uma plataforma de anúncios, como o Google Adwords ou o Bing Ads, e inserir os dados do cartão no qual serão debitados os valores. Dessa forma, esta estratégia normalmente utiliza a cobrança por cliques.

A regra para definir qual anúncio será exibido primeiro funciona assim: A cada vez que um usuário faz uma pesquisa pelo termo de busca anunciado, o Google realizará um sorteio.

Sendo assim, é necessário delimitar os valores máximos que o anunciante está disposto a pagar, levando em consideração fatores como a concorrência e a relevância da palavra-chave.

Por que o SEM é importante?

Estratégia de SEM
Estratégia de SEM

Não há dúvidas de que os motores de busca compõem uma parcela considerável de todo o tráfego gerado na internet. Para se ter uma ideia, são 2.3 milhões de pesquisas realizadas no Google a cada segundo. Assim, fica fácil imaginar o potencial dessa ferramenta quando se fala em negócios.

Os mecanismos de buscas são, sobretudo, plataformas de informações e servem de suporte aos questionamentos dos usuários. Por isso, eles incentivam à criação de conteúdo na web, trazendo ao alcance do internauta a maior quantidade de conhecimento possível.

Por outro lado, sendo a maior plataforma de publicidade online do mundo, o Google também é reconhecido por seu eficaz modelo de negócio, que visa gerar rentabilidade para as contínuas pesquisas da empresa e oferecer uma boa experiência ao usuário.


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