Como começar sua Estratégia de Marketing Digital do Zero

Confira algumas Dicas para ter sucesso com Marketing Digital de sua Empresa começando do zero!

Marketing Digital
Marketing Digital

Em uma momento em que quase tudo se faz on-line, é indispensável estar presente neste ambiente se você quer ter sucesso em sua empresa. Dessa forma, não importa se seu negócio é pequeno, médio ou grande, se você pretende iniciar uma estratégia de marketing digital, o primeiro passo é ter uma presença on-line consolidada.

A partir do momento em que você coloca em prática ações estratégicas na internet com objetivo de interagir com o seu público-alvo, você está fazendo marketing digital.

Embora o ato de fazer marketing digital envolva inúmeras técnicas complexas – e essa parte, é indicado deixar nas mãos de uma agência especializada – boa parte dos passos iniciais podem já ser adiantadas e colocadas em práticas desde já.

Então, quer saber como iniciar sua estratégia e marketing digital? Dessa forma, listamos alguns passos para aplicar em sua marca. Confira nos tópicos abaixo!

Defina seus objetivos

O primeiro passo é definir com clareza quais serão os objetivos estratégicos que seu negócio deverá atingir com o marketing digital.

Assim, se você procura formas de fazer sua empresa alavancar – com mais clientes e mais reconhecimento – inicie com um objetivo sólido em mente, elevando potencialmente suas chances de sucesso.

Desse modo, o marketing digital é o melhor caminho para fazer isso. Definir um objetivo é a porta de entrada para o sucesso, inclusive, atuando sob a concentração e o foco. Parece fácil, entretanto, muitos empresários não definem um norte e por isso não conseguem mensurar os resultados obtidos.

Faça-se presente no Google Meu Negócio

Este é um aspecto muito importante, principalmente se você for dono de um negócio local. O Google My Business é uma ferramenta totalmente gratuita e sua principal função é fazer com que o seu negócio seja facilmente encontrado por aqueles que buscam a sua solução.

Para que isto aconteça, esta plataforma faz uma espécie de varredura de informações em seus canais e unifica todas as informações disponíveis sobre um determinado empreendimento, transformando-a em informação rápida e precisa.

Dessa maneira, não perca a oportunidade de ser facilmente achado. Assim, mantenha seus dados sempre atualizados (endereço, telefone, horários, entre outros) e deixe que plataforma ajude os usuários a te encontrar.

Seja estratégico nas redes sociais

Redes Sociais
Redes Sociais

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas precisa saber qual delas é mais relevante para o seu negócio. Assim, uma pesquisa rápida nos perfis de seus concorrentes pode te dar uma boa noção de quem realmente interage com o seu produto e quais as melhores formas de engajá-lo com social media.

É importante definir objetivos realistas – não espere obter 50 mil curtidas em somente 1 mês de atuação. Entretanto, lembre-se que quanto mais conteúdo voltado para engajar seu público, mais rápidos serão os resultados gerados.

Pensando nisso, crie conteúdo relevante: dicas, listas, cupons de desconto, promoções são ótimas pedidas. Assim, encoraje seus seguidores a interagirem com a sua marca e atraia nossos interessados.

Tenha um site

Se o seu negócio ainda não tem um website, considere criar imediatamente. Para esta tarefa, peça ajuda de quem realmente entende. Assim, criar página sem estratégia definida pode acabar gerando resultados abaixo do esperado ou insuficientes.

O que você já pode começar a fazer sozinho é pensar em um domínio que funcione bem para o seu site. Sem dúvidas, um domínio bem pensado te ajuda a se destacar da concorrência, e além disso, permite aos usuários de motores de busca encontrá-lo mais facilmente.

A criação de um site é indicada para todo tipo de negócio, uma vez que qualquer usuário se sente mais seguro ao investir em um produto ou serviço que possua um website. Sendo assim, ter um site eleva a imagem da sua marca e a coloca em outro patamar.

Pense em criar um blog

Há alguns anos, eram as marcas que determinavam a necessidade de uma compra. Atualmente, com comércio focado no consumidor, empurrar uma solução sem antes convencê-lo é um dos maiores erros que você pode cometer.

Enquanto social media funciona como um espaço para dar voz à sua marca e mostrar sua consistência, um blog corporativo é a ferramenta ideal para construir relacionamento com os seus clientes.

Foque em produzir conteúdo relevante, que resolva problemas relacionados ao seu produto e, consequentemente, adicione credibilidade à sua marca.

Ao mesmo tempo em que cria laços com a sua audiência, sua marca estará comunicando que não está ali apenas para vender, mas para ajudá-la a resolver seus problemas, solucionar suas dúvidas e entretê-la.

Apesar de ser uma estratégia praticamente gratuita, a manutenção de um blog, por sua vez, exige um trabalho mais apurado de planejamento e estratégia voltado para conteúdo.

Por isso, o mais indicado é contratar uma agência especializada para cuidar de todo conteúdo do seu blog.

Ofereça conteúdos relevantes

Para finalizar, seja em seu site, redes sociais ou blog, oferecer conteúdo de qualidade é um prerrequisito para obter sucesso com marketing digital.

Em tempos de saturação de informação, o conteúdo acaba sendo a parte prioritária de qualquer campanha de marketing. Assim, ter uma rede social apenas por obrigação não o fará atingir objetivo, mas criar uma estratégia por trás disso pode, definitivamente, impactar positivamente no seu negócio.

De fato, o caminho até a maturidade digital de uma empresa não é um processo simples, principalmente quando nos encontramos no início de nossa jornada de conhecimento em marketing digital. Por outro lado, partir do começo oferece uma gama de possibilidades. Conhecê-las e saber quais ferramentas estão ao seu alcance é o primeiro passo para um implementação de sucesso.


Através destas Dicas de Marketing Digital, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!


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