Empresas sabem que seu Marketing Digital precisa melhorar!

Segundo pesquisa, 95% das empresas sabem que sua Estratégia de Marketing Digital precisa de ajuda!

Marketing Digital RJ
Marketing Digital

A pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” realizada pela Rock Content, em conjunto com a Resultados Digitais, Mundo do Marketing e Vendas B2B, descobriu que 95% das empresas reconhecem que podem melhorar suas estratégias de Marketing Digital.

Além disso, quase 70% dos empreendimentos reiteram que as atuais técnicas de Marketing Digital aplicadas são eficientes, porém, mais de 60% desses negócios concordam que existem pontos a serem aprimorados. Como exemplo disso, é possível concluir que 32,5% das organizações reconhecem que suas técnicas online não são tão efetivas quanto poderiam ser.

Através do levantamento foi possível concluir que, de fato, o conceito de Marketing Digital está em constante disseminação no mercado do país. Dessa forma, vem ganhando mais espaço com o passar do tempo. Como resultado, apenas 5,5% das empresas participantes da pesquisa garantiram que divulgam seus produtos utilizando unicamente métodos de publicidade tradicional e eventos. Entretanto, ainda é necessário evoluir quanto ao Marketing Digital para a obtenção de melhores resultados por parte das organizações.

Empresas reconhecem a necessidade de mudança

Marketing Digital para Empresas
Marketing Digital para Empresas

Ainda a respeito da pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, observou-se que quase 95% das empresas optaram pelo Marketing Digital como estratégia de crescimento. Assim, as técnicas estão, de fato, crescendo dentro do mercado brasileiro e ganhando espaço entre os empresários.

Geralmente, os primeiros passos dados pela empresa são a criação de um site para a marca e de perfis nas redes sociais. Posteriormente, os empreendimentos passam a investir no desenvolvimento de técnicas de alcance, com blog, e-mail marketing e mídia paga.

Hoje, mais de 90% das empresas já se encontram presentes, no mínimo, em uma das redes sociais, número que já ultrapassou o de empreendimentos com site próprio. Assim, dos negócios que investiram em um site, praticamente metade opta por estratégias de SEO e ferramentas do Analytics.

Estratégias para Alavancar o Marketing Digital do Seu Negócio!

Estratégias de Marketing Digital
Estratégias de Marketing Digital

Para ter sucesso em seu negócio através do Marketing Digital é necessário seguir alguns passos altamente relevantes. Assim, estas técnicas devem ser aplicadas de forma específica para cada tipo de negócio. Dessa forma, confira nos tópicos abaixo algumas ferramentas que vão alavancar o seu negócio.

1- Inbound Marketing

Esta é uma recente novidade no marketing digital, mas de grande relevância neste processo. Assim, a base do Inbound Marketing é a criação e compartilhamento de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo. Dessa forma, é exatamente a relevância do conteúdo que age como um imã e atrai clientes em potencial. Ou seja, o conteúdo disponibilizado por uma marca é a primeira coisa que uma pessoa encontra quando está a procura produtos e serviços.

O Inbound Marketing visa a construção de uma relação com o cliente e a fidelização do mesmo. Contudo, é preciso compreender por inteiro o perfil e o comportamento do consumidor, e se esforçar para manter-se próximo ao público.

2- Marketing de Conteúdo

Sem dúvidas, esta é uma das estratégias de marketing digital mais populares e utilizadas nos últimos tempos. Isso porque ela tem gerado resultados mais rápidos e mais eficiente do que o esperado. Recentes pesquisas apontaram que 70% das empresas entrevistadas optaram por investir em marketing de conteúdo. Entretanto, entre aqueles que informaram não utilizar a estratégia de marketing digital, 53% disseram que não usam o marketing de conteúdo porque desconhecem a estratégia.

O principal foco das marca que investem em marketing de conteúdo é disciplinar o público-alvo de um negócio. Assim, o conteúdo pode trazer informações sobre produtos, serviços e até mesmo o mercado ou segmento de atuação. Com isso, é possível atrair um público mais qualificado para a empresa, o que aumenta as chances de conversão, por exemplo.

3- SEO

Search Engine Optimization (SEO)é uma estratégia para otimizar um site e torna-lo mais fácil de ser encontrado pelos aos buscadores, como o Google. Dessa forma, não adianta ter um site esteticamente atrativo, instalado em uma plataforma de qualidade e com um conteúdo relevante, se ele não aparece entre os primeiros resultados orgânicos de busca do Google.

O uso de palavras-chave ainda é uma das ferramentas de SEO mais eficientes. Assim, basta entender quais as palavras mais procuradas por seus clientes em potencial ao utilizarem os sites de buscas. Depois é necessário inserir estas palavras em todo o site. Só assim é possível demonstrar para os motores de busca a relevância do seu conteúdo.

Quanto mais próximo ao topo de uma lista de busca o site da organização estiver, mais chances ela terá de entrar em contato um potencial cliente e gerar oportunidades de negócios.

4- Links Patrocinados

Uma das ferramentas mais importante para o marketing digital, atualmente, são os links patrocinados. Assim, eles funcionam bem tanto na página de buscas do Google, quanto na redes sociais, como o Facebook. Dessa forma, no buscador, os links farão um site aparecer no topo da página e dará mais visibilidade a marca. Já nas redes sociais, atua como um anúncio e pode divulgar tanto a empresa, como um produto ou serviços específicos.

inúmeros benefícios de se investir em links patrocinados. Assim, o retorno do valor investido, por exemplo é uma deles. Como resultado, o anúncio aumenta as taxas de conversão, pois aparece, exatamente, no momento em que o usuário realiza por uma determinada palavra-chave. Outra grande vantagem é poder anunciar através das redes de display em sites e blogs afiliados à plataforma do Google, como Gmail, YouTube, entre outros. A segmentação do link patrocinado gera leads de qualidade.

5- Redes Sociais

A pesquisa Digital Future Focus Brazil, da consultoria comScore, mostrou que os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais. Assim, em média, o usuário aqui gasta 60% mais tempo conectado as redes sociais do que no resto do planeta. Como resultado, são 650 horas gastas por mês em redes sociais. No Facebook, são 58 milhões de visitantes únicos, o que representa um alcance de 78% do total de usuários únicos no Brasil.

Com estas afirmações, fica evidente o nível de importância de uma marca ou empresa estar presente nas redes sociais. Dessa forma, através de uma fanpage, a empresa pode conhecer ainda melhor o perfil dos seus clientes, o horário que eles estão online e quais são seus interesses. Assim, quanto mais se conhece o público, mais fácil vender pra eles. Os links patrocinados nas mídias sociais são capazes de aumentar o alcance de uma página e publicações, tornando o conteúdo por ela produzido mais conhecido.

Além disso, nas mídias sociais, a marca consegue estabelecer uma relação com o cliente. Dessa forma, isto fará aquela empresa ser lembrada. O que mais uma marca pode querer, além de estar na mente do seu público-alvo?

6- E-mail Marketing

Esta é a estratégia perfeita para criar relacionamento e engajar os seus clientes. Uma boa campanha de e-mail marketing deve contar com listas de e-mail segmentadas, nas quais os clientes de uma empresa são classificados de acordo com interesses e características. Dessa forma, o bom e-mail marketing tem conteúdo personalizado, o que garante mais chances de despertar o interesse daquele grupo de pessoas.

Diferente do Spam, o e-mail marketing só é enviado para pessoas que permitiram receber o contato de uma empresa. Por este motivo, a possibilidade dele abrir o e-mail para conhecer o conteúdo da marca é maior. Uma das melhores formas para conseguir uma vasta lista de e-mails, é uma página de captura. Dessa forma, só quem realmente está interessado naquele negócio receberá mais informações.

Além disso, os resultados de uma campanha de e-mail marketing são mensuráveis. Assim, é possível ter ciência de quantos e-mails foram disparados, quantas pessoas receberam, quantas pessoas visualizaram e até quantas pessoas clicaram no conteúdo. Dessa forma, é preciso analisar esses dados, posteriormente, para ter certeza que a campanha está no caminho certo, caso contrário é melhor suspendê-la e fazer as alterações necessárias.


Temos certeza de que, com estas ferramentas de marketing digital, a sua organização alcançará ótimos resultados em cada projeto! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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