Empreendedorismo Digital – Dicas para começar

A área de empreendedorismo digital é uma das que mais cresce no Brasil. Porém, para iniciar um novo negócio, é preciso ter um ótimo planejamento e implementar as ideias adequadas.

empreendedorismo digital
empreendedorismo digital

A internet, em nosso país, alcançou excelentes respostas nos últimos tempos. Assim, este meio de comunicação já é um dos mais utilizados no dia a dia. Segundo uma pesquisa recente, o número de usuários chegou ao patamar de 134 milhões de pessoas. Como resultado, podemos considerar que 74% da população (com idade acima de 10 anos) está presente na web. Portanto, com esta quantidade de indivíduos online, o investimento em empreendedorismo digital tem crescido de modo exponencial.

Lojas Virtuais (ecommerce), plataformas de pagamento digital e os cursos online são apenas alguns exemplos dos modelos de negócios digitais que existem no mercado. Assim, o empreendedor deste nicho poderá escolher o que considerar ser mais atrativo para o consumidor.

Além disso, em contrapartida aos negócios físicos, os empreendimentos digitais possibilitam ao indivíduo iniciar de uma forma comedida. Assim, até mesmo um modelo de home office pode ser uma solução para economizar nos custos iniciais.

Apesar dos pontos positivos, não adiantará iniciar um projeto digital, sem um planejamento adequado. Portanto, para qualquer pessoa que decidir atuar neste segmento e desenvolver uma nova marca, será preciso seguir alguns passos. Como resultado, as chances de ter um sucesso serão maiores!

Uma curiosidade importante: destes cento e trinta e quatro milhões de usuários online, 58% acessam a rede apenas pelo celular. Isso é relevante, porque comprova que focar em soluções que atendam este público será um diferencial!


Quais são as vantagens de investir em uma empresa na web?

Em uma época de isolamento social, onde muitas organizações encerraram as atividades por problemas financeiros, existe um receio com relação a iniciar um novo empreendimento. Porém, no caso do segmento na web, os riscos são muito menores.

Assim, vale a pena conhecer os benefícios mais importantes – as quais demonstram o quanto este mercado é muito interessante. Como resultado, com o objetivo de apoiar no seu entendimento sobre o tema, preparamos uma lista.

Portanto, observe os tópicos abaixo e conheça mais sobre o assunto:

Menor Investimento Inicial

Para qualquer empreendedor, dar o primeiro passo é sempre algo que gera muita expectativa. Assim, será necessário que esta pessoa tenha um bom planejamento e objetivos bem definidos.

Porém, existe outro ponto que precisa ser considerado: um capital financeiro razoável, para que não ocorra nenhum contratempo. Como resultado, o negócio terá a capacidade de “segurar as pontas”, até que comece a obter o lucro.

Muitas pessoas não têm uma verba necessária para começar. Isto porque, principalmente em empresas físicas, o investimento inicial é um pouco alto (devido aos custos de aluguel de estabelecimento, condomínio, etc).

Apesar disso, no caso de startups no meio online, há a possibilidade de iniciar com valores muito atrativos. Assim, o empreendedorismo digital é uma ótima escolha, para aqueles indivíduos que possuem pouco dinheiro à disposição.

Como resultado, observe um exemplo de negócio digital de baixo custo:

  • Blog de nicho especializado: neste tipo de empreendimento, os custos financeiros iniciais são criação do site, marketing digital e hospedagem da página. Desta forma, em comparação com o desenvolvimento de um jornal de bairro, é muito menos custoso.

Mobilidade de trabalho

Em contrapartida ao estabelecimento comercial comum, uma empresa online tem algumas facilidades. Assim, caso o indivíduo queira, poderá trabalhar de qualquer lugar. Como resultado, é possível atuar em modelo home office ou, até mesmo, estando em uma outra cidade ou estado.

Desta forma, além de alcançar uma melhor qualidade de vida, será possível ter uma produtividade maior.

Plataformas que ajudam no desenvolvimento dos projetos

Outro ponto vantajoso, mas que poucos indivíduos conseguem observar é a existência de muitos softwares, os quais contribuem para o desenvolvimento do trabalho. Assim, tanto para a criação de planilhas, quanto para a gestão de um projeto, há algumas soluções preparadas para apoiar o empreendedor online.

Como resultado, são importantes para agilizar a finalização das etapas em aberto e até vender mais rápido. Isto porque, com tudo planejado de forma ágil, será mais fácil cativar e alcançar novos clientes.

Alguns exemplos de plataformas de apoio para trabalhar com o empreendedorismo digital:

  • Trello: utilizado para organização e planejamento de projetos.
  • Canva: o seu objetivo é facilitar a criação de layouts para sites, apresentações e mídias sociais.
  • Buffer: espaço de gerenciamento das mídias sociais gratuito.
  • Mailchimp: ambiente de envio e recebimento de emails marketing para a sua lista de consumidores.

Dicas de Empreendedorismo Digital

vantagens de empreendedorismo digital
vantagens de empreendedorismo digital

Agora, que você conheceu um pouco mais sobre este formato empresarial e as qualidades que o compõem, deve estar com a seguinte questão em mente:

Ok, mas quais são os melhores passos, a fim de que eu comece sem dificuldades?

Com o intuito de lhe apoiar neste momento, preparamos uma pequena lista. Assim, a partir dela, será possível identificar algumas dicas, as quais irão ajudar no início do seu negócio digital:

1- Planejamento Financeiro

Em primeiro lugar, é muito importante que a sua empresa inicie de forma saudável. Assim, não há como ter um negócio de sucesso, se a sua marca não tem um plano financeiro detalhado. Como resultado, com um controle bem desenvolvido e uma gestão dos gastos, a sua marca não terá problemas.

2- Identifique o Modelo de Negócios Correto

Como informado anteriormente, há uma ampla variedade de nichos disponíveis. Assim, será possível escolher por aquele que se adequa as suas necessidades. Como resultado, a tendência é que sua empresa obtenha muito sucesso.

Portanto, fique atento(a) e procure averiguar qual segmento está de acordo com a sua expectativa. Para facilitar, confira algumas etapas a serem seguidas:

  • Crie uma lista com os seus talentos e habilidades: descubra o que você faz muito bem e foque nesta área.
  • Observe se este mercado é promissor: o público compraria as suas soluções?
  • Confira as tendências de mercado: confira as novidades. Alguma está adequada as suas aptidões?
  • Procure casos de sucesso: pesquise e estude sobre os concorrentes que deram certo no seu futuro segmento.

3- Analise o seu Mercado e os Principais Concorrentes

Procure reunir o máximo de informações e dados sobre o mercado-alvo. Assim, uma ótima forma de desenvolver este tópico é utilizando plataformas como o Google Trends, as quais informam as tendências que estão em alta.

Além disso, liste os seus 3 concorrentes mais fortes. Após, observe o site, as mídias sociais, as soluções ofertadas e as opiniões do público-alvo sobre esta marca. Isto é muito importante, porque proporcionará um parâmetro de análise para que você consiga fornecer um atendimento melhor do que estas empresas.

4- Crie um MVP (Mínimo Produto Viável)

Em primeiro lugar, antes de iniciar o seu negócio digital de uma forma 100% completa, vale a pena começar apenas com um “pedaço dele”. Assim, existe a opção do desenvolvimento de um mínimo produto viável.

O MVP é uma versão muito simples da sua solução online. Como resultado, possui apenas algumas funcionalidades. Esta estratégia é interessante, porque você poderá comprovar se o projeto em questão irá conseguir boas respostas dos consumidores.

Desta forma, caso perceba-se que há a necessidade de uma melhoria, haverá a possibilidade de implementar essas modificações rapidamente!

5- Tenha uma Boa Gestão Operacional

Por último, é necessário que todos os processos internos estejam totalmente definidos. Assim, o andamento do dia a dia profissional será tranquilo, sem surpresas ou problemas inesperados.

Além disso, não esqueça de investir em um Marketing Digital de qualidade. Portanto, para dar algumas ideias sobre as principais estratégias, confira o que está em alta neste meio de comunicação:

  1. Site / Ecommerce
  2. Marketing para Blog
  3. Inbound Marketing
  4. Gerenciamento das Mídias Sociais
  5. Campanhas de Email Marketing
  6. Anúncios nos Links Patrocinados

Temos a certeza de que, com estas dicas, o seu negócio digital alcançará o sucesso. Porém, caso precise de um apoio no marketing online, conte a nossa agência especializada no assunto!


Fale com o nosso atendimento e peça maiores informações sobre as nossas soluções digitais!

Obrigado pela sua atenção e continue acompanhando os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.

Dessa forma, acesse agora, também, as nossas principais mídias sociais:

Facebook

Instagram


Observe outras matérias relevantes:

Você ouviu falar da nova mídia social do momento, a Clubhouse? Saiba tudo sobre esta rede social de sucesso aqui!

A sua marca investe em estratégias de SEO? Descubra as táticas mais utilizadas aqui!

Loja Virtual: comece agora a criar a sua e a vender muito mais na sua empresa digital! Saiba aqui!