Empreendedorismo Digital – Por onde começar?

Deseja começar o seu negócio na web? Veja como fazer para alavancar o seu Empreendedorismo Digital!

empreendedorismo digital
empreendedorismo digital

O mercado online brasileiro tem crescido de modo assustador: segundo pesquisas, 70% dos domicílios no país já possuem acesso a internet. Quando falamos do acesso pelo celular, 69% das pessoas já utilizam este meio de comunicação. Como resultado, quanto mais indivíduos estiverem conectados, maior será a importância do empreendedorismo digital. Assim, este nicho crescerá e ampliará a sua área de atuação.

Ser empreendedor digital é criar um modelo de negócios diferenciado, focado na venda de produtos e serviços pela web. Desta forma, o relacionamento com os clientes, as estratégias de marketing e várias outras atividades estarão situadas no ambiente online.

Existem diversos exemplos de organizações digitais: Google, Facebook e Spotify são empreendimentos que deram muito certo. Além deles, há um grande número de profissionais empreendendo na web, iniciando os seus projetos de modo calculado e preparado.

Com tudo isso, com certeza, você deve ter se animado(a) com a possibilidade de desenvolver o seu próprio empreendimento digital. Porém, apesar de aparentar, não é fácil começar: assim, tudo deve ser bem pensado.

Para ajudar na definição da sua ideia, acompanhe o artigo e descubra outras informações!


Por que vale a pena investir no mercado digital?

vantagens de empreendedorismo digital
vantagens de empreendedorismo digital

Caso ainda esteja com dúvidas sobre a importância do investimento em um negócio online, observe algumas das vantagens de tomar essa decisão.

Assim, a partir dos tópicos abaixo, será possível perceber o quão relevante é esta oportunidade:

Investimento baixo: frente a todos os negócios comuns (os quais necessitam de um espaço físico, por exemplo), o empreendedorismo digital pode ser iniciado com uma estrutura mínima. Como resultado, os custos primários serão muito baixos, o que acarretará em um investimento menor.

Mobilidade para trabalhar: em um empreendimento digital, há a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. Como toda a gestão será feita online, pode-se atuar em um local distante da cidade de origem. Além disso, o contato com os colaboradores não será problema: através do Skype (exemplo), você se comunicará com eles.

Softwares de apoio: para o desenvolvimento de serviços digitais, existe uma grande variedade de programas que realizam diversas funções. Como resultado, será mais fácil trabalhar e observar as respostas positivas e negativas dos consumidores. Um exemplo são as empresas que oferecem ferramentas, as quais tornam simples e rápido a criação de postagem em mídias sociais e atividades de marketing digital.

Além destes benefícios, também podemos citar a facilidade de escalar o seu negócio digital. Assim, com um bom planejamento, a marca irá crescer de forma programada, aumentando as vendas e angariando mais clientes!


Empreendedorismo Digital – Como deve-se iniciar este Projeto?

marketing digital
marketing digital

Agora, que você já conhece mais sobre este mercado digital e o benefício de atuar neste segmento, é preciso entender um passo a passo simples para dar um “start” na sua ideia.

Assim, tudo será concretizado em etapas, abordando cada ponto importante. Além disso, a partir de um plano arrojado, nenhuma ação estratégica será esquecida. Portanto, observe as dicas abaixo:

Primeiro Ponto – Planeje-se Financeiramente

A análise financeira do sócio (ou, dos sócios) deve ser feita. Mesmo que o valor financeiro de um empreendimento online seja menor do que começar em um modelo tradicional, será necessário obter um capital suficiente para iniciar as atividades e manter o negócio “de pé” nos primeiros meses ou anos.

Como resultado, o empreendedor deve estar preparado para ter uma outra fonte de receita, a fim de sustentar-se neste período. Além disso, deverá fazer investimentos em marketing e publicidade digital contínuos na marca.

Identifique os seus Pontos Fortes e Fracos

Após planejar-se na parte econômica, é o momento de se conhecer como profissional e as suas aptidões. Assim, identificar os pontos fortes e os fracos é um bom caminho para entender qual modelo de negócio na web estará adequado com o empreendedor.

A melhor forma de realizar esta avaliação é através da Matriz SWOT.

Esta ferramenta analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma marca ou profissional. Como resultado, você entenderá qual o melhor segmento para atuar de que forma será mais proveitoso este trabalho.

Saiba como fazer essa matriz aqui.

Descubra o Melhor Nicho e qual Produto / Serviço vender

Para identificar o melhor segmento para trabalhar no ambiente digital, será preciso fazer algumas avaliações. A fim de facilitar este momento, atue com alguns sub-tópicos importantes:

  • Liste as suas habilidades e talentos: saiba o que você faz muito bem ou tem conhecimentos excelentes.
  • Avalie a oferta e procura: o seu negócio ideal possui um público-alvo que compraria as suas soluções?
  • Observe as tendências: sempre existirá novidades o empreendedorismo digital. Alguma está adequada aos seus conhecimentos a aptidões? Valeria a pena investir?

Com estas respostas, ficará muito fácil escolher o modelo de atuação no mercado digital.

Analise o Mercado e os seus Concorrentes

Nesta etapa, o empreendedor precisará observar todo o mercado, para identificar algumas novidades e práticas inovadoras. Assim, elas poderão ser implementadas dentro do negócio digital.

Além disso, os principais concorrentes devem ser analisados e observados em todos os canais digitais. Isto é importante, porque será possível entender os seus erros e acertos. Assim, uma marca iniciante terá condições de competir com uma empresa consolidada.

Adquira um Domínio

Após estas etapas de planejamento teórico, chegou o momento de começar a retirar o projeto do papel.

Assim, o primeiro passo prático será comprar um domínio. A partir dele, você irá desenvolver o seu site ou loja virtual, visando desenvolver o seu empreendimento digital.

Crie um MVP (Mínimo Produto Viável)

O MVP é uma versão mais simples da sua solução online. Ele é composto com algumas das funcionalidades do produto / serviço e tem o objetivo de comprovar que existe um mercado ativo para esta demanda.

Para validar a etapa, promova pesquisas de opinião, peça ajuda de um especialista de mercado e faça testes A/B.

Como resultado, a partir dos primeiros resultados, você saberá se vale a pena prosseguir da forma como está ou se há a necessidade de modificar alguns pontos, a fim de aperfeiçoar a solução.

Organize a sua Gestão Operacional e a Presença Online

Finalmente, ao iniciar um negócio digital, não esqueça de definir os processos internos e a forma de operação da sua marca na web. Este passo é importantíssimo e deve ser feito com todo o cuidado!

Além disso, invista na melhor Presença Online para o seu Marketing Digital. Observe alguns pontos primordiais para que a sua propaganda online alcance ótimos resultados:

  1. Site / Ecommerce
  2. Blog Estruturado
  3. Marketing de Conteúdo
  4. Inbound Marketing
  5. Gestão e Presença nas Mídias Sociais
  6. Campanhas de Email Marketing
  7. Links Patrocinados
  8. Análise de Métricas

Com estas etapas bem desenvolvidas, o seu empreendimento digital terá grandes chances de ser um sucesso!


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agência de marketing digital
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Para iniciar no mercado de empreendedorismo digital, é preciso contar com um parceiro apto a apoiar em todo o planejamento, além de desenvolver o marketing na web da marca!

Assim, o ideal é contar com a experiência prática e teórica dos profissionais de uma agência de marketing digital: SEO10 Projetos Digitais está pronta para lhe auxiliar no que for preciso!

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