E-mail Marketing: Saiba a importância desta Estratégia!

O E-mail Marketing é uma estratégia que se destaca pelo retorno financeiro acentuado, mesmo com pouco investimento das empresas!

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E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se utiliza do disparo de emails para um determinado público, seja seu destinatário de uma base de contatos de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias.

Esta técnica foi – durante muito tempo – sinônimo de spam e comunicações intrusivas. Entretanto, com a evolução da automação de marketing, este importante canal se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas corretas, na hora exata.

Além de ser uma excelente ferramenta para profissionais de Marketing Digital e Inbound Marketing, o e-mail é um canal acessível a todos. De acordo com um levantamento da Pew Research, 92% dos adultos online utilizam e-mail. Portanto, ao contrário do que muitos apostavam, o e-mail marketing não perdeu seu efeito, e ainda é maneira inteligente de fazer seu negócio crescer!

Alguns exemplos usuais de e-mail marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:

  • oferta de passagem aérea;
  • promoções;
  • confirmação de uma compra online;
  • newsletter.

Por que utilizar E-mail Marketing em sua estratégia?

Nos últimos anos, as redes sociais adquiriu uma enorme relevância no contexto do marketing digital. Entretanto, o e-mail marketing se mostra como uma opção alternativa para quem coleta endereços de e-mail e deseja maximizar a imagem de sua marca entre estes contatos. Assim, observe alguns motivos de investir nesta estratégia.

Elevado alcance

De acordo com a Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mails, e a tendência é que esse número alcance os 2,9 bilhões até o fim deste ano. Dessa forma, este número representa mais de um terço da população mundial!

Nosso endereço de e-mail concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Assim, a partir do momento que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de email. Como resultado, ele é altamente essencial para concluir as atividades de um usuário na web.

Alcance completo

Quando uma empresa produz uma campanha para ser veiculada em uma rede social, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Assim, isto ocorre devido a algoritmos que definem quais conteúdos são mais relevantes para cada usuário.

Por esta razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, não é possível ter o controle absoluto de quantas pessoas realmente visualizarão seu conteúdo.

Já no e-mail marketing, o mesmo não acontece. Dessa maneira, um dos grandes benefícios desse canal é seu alcance completo. Isto significa que se você selecionar 100 endereços de e-mail para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu e-mail na caixa de entrada.

Formato flexível

O e-mail é a espaço em branco que todo profissional de marketing digital busca. Assim, as mensagens enviadas não têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs (sem interferir na qualidade visual do conteúdo).

Um e-mail pode ser produzido com elementos gráficos ou conter somente texto. Através dele, você pode propagar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa. Portanto, o e-mail possibilita você personalizar totalmente o conteúdo que deseja veicular!

Alto retorno financeiro

Para iniciar uma estratégia de e-mail marketing, é necessário somente 3 requisitos: um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing e uma pessoa para executar a estratégia.

Assim, optar por uma ferramenta de e-mail marketing de qualidade é essencial. Desse modo, existem inúmeras opções no mercado a fim de atender a todas as necessidades dos usuários.

Porém, independente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto. Por isso, o e-mail é o canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeiro. Pois é possível gerar um grande volume de receita, mesmo sem investir muito.

Tipos de estratégias de Email marketing

E-mail Marketing RJ
E-mail Marketing

Para compreender como veicular uma campanha de sucesso e de que forma inserir o e-mail marketing em sua empresa, é extremamente importante conhecer os diferentes tipos de e-mail que a sua empresa pode encaminhar. Portanto, confira os tópicos a seguir:

Atualizações do Blog

Este é um dos tipos de e-mails mais comuns nas caixas de entrada dos usuários. Assim, é aquele que notifica quando um novo conteúdo é publicado em seu blog.

Eles são excelentes para iniciar uma maior interação com seus leitores. Dessa forma, quando alguém se inscreve em sua lista pela primeira vez, é bem provável que estes sejam os primeiros emails que serão enviados a ele.

Assim, é uma forma de manter a sua lista ativa e inteirados aos novos conteúdos que você posta, além de maximizar as chances de você gerar novos leads.

Newsletter

A newsletter é uma estratégia tradicional entre e-commerces e de blogs. Assim, inúmeras empresas direcionam aos seus contatos os principais posts do blog e outras notícias relacionadas. Dessa forma, estas atualizações podem ser feitas de forma mensal ou semanal, e também podem conter notícias e dicas sobre assuntos próximos.

Se você realmente quer que a sua newsletter seja visualizada, empregue tempo na criação de uma conteúdo que tenha identidade própria e que contenha conteúdos relevantes para seus leitores. Também não se esqueça de incluir links para levar o leitor para páginas externas em que ele possa obter informações adicionais sobre aquele assunto.

Convites para eventos

Emails são excelentes para promover eventos que você está organizando. Dessa forma, o grande desafio aqui é listar os motivos que convençam os seus contatos da importância de comparecerem.

Na hora de escrever emails que promovam eventos, não deixe de adicionar todas as informações necessárias (como local, data, hora, limite de participantes, entre outros). Assim, é válido destacar o link para a página de inscrição ou compra de ingressos!

Nutrição de leads

Dependendo da estratégia que ficar definido para o seu blog ou site, você pode inserir seus contatos em um fluxo de nutrição. Assim, a nutrição consiste em uma série de emails com conteúdo relevante e segmentado. Como o próprio nome sugere, estes são emails que auxiliam o usuário a caminhar pelo funil de vendas até uma chance real de compra.

Selecionando um grupo de contatos que você sabe que tem interesse em um assunto específico, você pode continuar a interação com mais conteúdos relevantes e específicos que elevam as chances destas pessoas continuarem em contato com a sua empresa.


Através destas grandes dicas de E-mail Marketing, a sua organização alcançará resultados satisfatórios em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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