Saiba como usar o Direct do Instagram em sua Estratégia

Através do Direct do Instagram sua empresa pode programar mensagens, criar respostas rápidas e enviar conteúdos exclusivos para os clientes!

Instagram Direct
Instagram Direct

Passando de 1 bilhão de usuários pelo mundo, o Instagram é uma grande vitrine on-line para as empresas que buscam divulgar suas marcas. Além disso, procuram implementar suas estratégias de marketing digital a fim de gerar mais visibilidade, ter um maior relacionamento com os clientes e, lógico, atrair mais negócios. Como forma de otimizar a utilização desta ferramenta, o Direct do Instagram vem se tornando um excelente aliado nas estratégias de marketing digital.

Assim, através desta ferramenta, as empresas têm a oportunidade de se aproximar do seu cliente, criando um ambiente onde elas podem atender de forma personalizada e potencializar suas vendas.

Dessa forma, o recurso permite trocar mensagens de texto, fotos e vídeos de forma privada. Também é possível enviar links clicáveis para os usuários, podendo direcioná-los para sites externos, como o da sua empresa. Este recurso está disponível tanto para contas pessoais como comerciais.

Sendo assim, esta funcionalidade se mostra como um caminho acessível para sua empresa estreitar o relacionamento com seus clientes. Como resultado, será possível alcançar novos e gerar maior visibilidade para sua marca. Agora, confira algumas outras funções do Direct.

Relacionamento com os seguidores

As empresas precisam investir frequentemente no relacionamento com seus seguidores visando fidelizar os que já são clientes, captar novos consumidores e transformá-los em divulgadores da marca.

Assim, um processo de vendas inclui o marketing de conteúdo, captação de leads e anúncios, mas não se resume somente a isso. Desse modo, o relacionamento com o cliente é fundamental para que a estratégia de marketing tenha resultados positivos.

Por isso, o Direct é uma ferramenta ideal para executar isto, uma vez que os usuários estão cada vez mais presentes nas redes sociais e querendo se comunicar. Como resultado, a relação hoje é horizontal: a marca interage e não apenas dispara um conteúdo.

O contato pode ser sobre um produto ou serviço, ou mesmo para saber sobre um pedido em andamento. E esta é a hora da empresa recebê-los de braços abertos. Assim, se o atendimento é eficaz e resolve o problema, o cliente ficará satisfeito e terá uma experiência positiva, aumentando as chances de indicar a marca a outras pessoas.

Além disso, um relacionamento bem feito gera uma série de benefícios:

  • aumento da credibilidade;
  • eleva o engajamento;
  • maximiza a captação de leads;
  • possibilita um atendimento personalizado e diferenciado;
  • proporciona mais.

Mensagens programadas

Instagram
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O mercado conta com várias soluções de softwares que podem auxiliar as equipes de vendas a manter o contato com os clientes, ajudando a otimizar este relacionamento. Tais aplicativos permitem enviar mensagens programadas automaticamente, otimizando o tempo do time de vendas, já que o usuário vai receber a mensagem automaticamente quando interagir com o perfil da empresa.

As mensagens automáticas programadas do Direct são uma das melhores estratégias para marketing digital, pois é possível criar mensagens personalizadas, para enviar quando o perfil da empresa ganha um novo seguidor, por exemplo. Seria como uma mensagem de boas-vindas.

Quando uma pessoa recebe uma mensagem dessas, ela se sente reconhecida e tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a marca.

Entretanto, esta funcionalidade não faz parte do próprio Instagram, e é preciso fazer por meio de aplicativos de terceiros. Geralmente são pagos, e cada um possui suas particularidades de recursos. Sem dúvidas, o uso deste recurso é indispensável para o marketing digital, pois a empresa pode enviar aos novos usuários promoções e descontos para a primeira compra. Assim, esta estratégia pode ajudar a captar mais clientes.

O Instagram também tem recursos próprios que facilitam o gerenciamento de mensagens, auxiliando os vendedores a manterem o relacionamento com os clientes.

Mensagens rápidas

O Direct possui um recurso de respostas rápidas, que permite salvar textos para perguntas mais frequentes. Dessa forma, facilita a troca de mensagens, além de otimizar o tempo da equipe de consultores. Porém, as respostas não são automáticas, apenas ficam salvas para poder selecioná-las e enviá-las quando for necessário.

Esta funcionalidade é importante pois diminui o tempo de resposta ao usuário, otimiza a ação de quem está respondendo e permite que sobre mais tempo para a equipe de vendas se preocupar com outros assuntos.

Filtro de mensagens

Além de poder enviar mensagens rápidas, o Direct oferece outro recurso na hora procurá-las: o filtro de mensagens diretas, que permite filtrar as recebidas (tanto aquelas não lidas como as marcadas como importantes).

Assim, as respostas podem ser otimizadas, pois as mensagens serão encontradas com maior facilidade, principalmente aquelas mais importantes.

Conteúdos exclusivos

Toda empresa que possui uma página no Instagram tem aqueles usuários que são mais engajados com a marca do que outros, que merecem atenção especial, pois são os que mais divulgam a empresa e estão sempre em contato. Para estas pessoas, é interessante usar o Direct para enviar conteúdos exclusivos.

Podem ser fotos do dia a dia da empresa, notícias em primeira mão ou mesmo promoções. Sem dúvidas, a propaganda que elas farão da marca será muito positiva e orgânica.


Através destas Dicas sobre o Direct do Instagram, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!


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