Como fazer o seu Marketing Digital Eleitoral?

Para ser eleito para um cargo público, é importante saber utilizar estratégias de marketing digital.

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Neste final deste ano, teremos a eleição de alguns novos representantes políticos. Deputados Federais, Estaduais, Senadores e Presidente. Muitas pessoas irão lançar candidaturas. Porém, poucas se planejaram e buscaram pelo desenvolvimento de um Plano de Marketing Digital estruturado.

Para conseguir atingir o público-alvo e mostrar aos eleitores as suas ideias, o candidato, além da TV e outros meios, também precisa utilizar a propaganda online. Com isso, poderá melhorar a sua presença digital.

Porém, será que ter apenas um Site e uma página no Facebook será o suficiente? Ou, existem outras maneiras de obter maior relevância e atrair o interesse de mais pessoas para votarem neste indivíduo?

Nossa equipe desenvolveu um Plano Digital, focado em tornar as suas estratégias em marketing digital mais fortes e efetivas. Assim, você estará a frente dos concorrentes, para obter o tão sonhado cargo público!

Portanto, conheça mais sobre cada um dos pontos a seguir!


Plano de Marketing Digital Político:

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Para que você entenda melhor, separamos cada etapa em tópicos:

1- Site Institucional:

Em primeiro lugar, qualquer candidato precisa ter um site bem definido. Deve ser objetivo, com uma usabilidade simples, um layout de acordo com o partido e ideias do mesmo.

Além disso, precisa ser responsivo (possível de ser observado em qualquer tipo de tela – seja notebook, tablet e celular). Não se esqueça de aplicar estratégias de SEO, a fim de que esteja bem posicionado no Google.

2- Blog

Além da necessidade do website, é preciso também que o candidato possua um Blog voltado para divulgar as suas ações e ideias. Neste espaço, irá desenvolver uma estratégia focada em marketing de conteúdo.

Para realizar este passo, é necessário – inicialmente – pesquisar as principais palavras-chave e assuntos que os seus eleitores desejam saber. Assim, após este procedimento, você deverá escrever textos focados em cada assunto, usando todas as palavras relacionadas!

Escreva o máximo de artigos possíveis. Porém, não se esqueça: devem ter no mínimo 300 palavras e devem estar otimizados para os mecanismos de busca.

Observação: divulgue cada texto nas mídias sociais e use links patrocinados para ampliar o seu alcance!

3- Mídias Sociais

Nesta etapa, com o Site e Blog em funcionamento, é o momento de criar e adequar as suas mídias sociais.

No caso das campanhas políticas, concentre os seus esforços em 4 das principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Proceda de modo personalizado, com a meta de que sejam canais com conteúdos complementares entre si:

Facebook: busque fazer uma integração junto com o site e o blog! Matérias e informações divulgadas devem ser publicadas e impulsionadas na rede social. Além disso, mantenha um canal de relacionamento com os eleitores, a fim de responder perguntas e respostas!

Twitter: use esta mídia social para informar novidades, opiniões sobre assuntos atuais e agenda de campanha!

Instagram: foque no trabalho de postagem de imagem relevantes (que sejam relacionadas ao seu dia a dia,  andamento da campanha, momentos de descontração, dentre outros).

Youtube: use-o para divulgar filmes da campanha. Além disso, vale a pena criar pequenos vídeos, focados em responder perguntas e tirar dúvidas dos eleitores (no máximo 5 minutos de duração).

4- Whatsapp

Esta ferramenta é uma das que obteve o maior crescimento nos últimos anos. Portanto, é uma ótima escolha para conseguir novos votantes!

Para realizar um trabalho neste ambiente em especial, crie um grupo fechado, onde seus assessores ou você mesmo poderão responder dúvidas e convencer o eleitor a votar na sua chapa!

5- Links Patrocinados

Para que o seu site e as mídias sociais alcancem muito mais pessoas, é importante contar com esta estratégia.

O Google Adwords (para divulgar o seu site e blog) e os anúncios pagos das redes sociais são uma boa forma de angariar mais apoiadores e instigar pessoas indecisas a saber mais sobre a sua campanha!

6- Monitore tudo

Por fim, é importante ressaltar que – para que as ações destacadas deem certo – deve-se analisar as métricas.

Não esqueça de instalar, em seu site, o Google Analytics. Como resultado, você conseguirá identificar se as pessoas estão acessando este espaço e consumindo o seu conteúdo de propaganda – através de dados fornecidos!

Além disso, as mídias sociais também fornecem informações importantes.

Acompanhando, diariamente, cada dados e informações fornecidas, é possível fazer uma boa análise de tudo o que está ocorrendo e como os seus “fãs” e eleitores respondem ao seu marketing!


Esperamos que estas estratégias ajudem a sua Campanha Eleitoral a alcançar mais pessoas, a fim de que você consiga ser um dos candidatos eleitos!

Para desenvolver este projeto de marketing digital, conte com a nossa equipe de profissionais especializada!


Para alcançar a tão sonhada eleição, conte com o nosso apoio total!

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Esperamos que este Plano de Ação lhe ajude a tomar as melhores medidas a fim de alcançar um público maior de eleitores. Caso necessite de uma ajuda especializada, estamos aqui prontos para apoiá-lo(a)!

Portanto, fale conosco e saiba como obter mais votos do que os concorrentes!

Obrigado pela atenção e acompanhe os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Digital.

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