Para ser eleito para um cargo público, é importante saber utilizar estratégias de marketing digital.
Neste final deste ano, teremos a eleição de alguns novos representantes políticos. Deputados Federais, Estaduais, Senadores e Presidente. Muitas pessoas irão lançar candidaturas. Porém, poucas se planejaram e buscaram pelo desenvolvimento de um Plano de Marketing Digital estruturado.
Para conseguir atingir o público-alvo e mostrar aos eleitores as suas ideias, o candidato, além da TV e outros meios, também precisa utilizar a propaganda online. Com isso, poderá melhorar a sua presença digital.
Porém, será que ter apenas um Site e uma página no Facebook será o suficiente? Ou, existem outras maneiras de obter maior relevância e atrair o interesse de mais pessoas para votarem neste indivíduo?
Nossa equipe desenvolveu um Plano Digital, focado em tornar as suas estratégias em marketing digital mais fortes e efetivas. Assim, você estará a frente dos concorrentes, para obter o tão sonhado cargo público!
Portanto, conheça mais sobre cada um dos pontos a seguir!
Plano de Marketing Digital Político:
Para que você entenda melhor, separamos cada etapa em tópicos:
1- Site Institucional:
Em primeiro lugar, qualquer candidato precisa ter um site bem definido. Deve ser objetivo, com uma usabilidade simples, um layout de acordo com o partido e ideias do mesmo.
Além disso, precisa ser responsivo (possível de ser observado em qualquer tipo de tela – seja notebook, tablet e celular). Não se esqueça de aplicar estratégias de SEO, a fim de que esteja bem posicionado no Google.
2- Blog
Além da necessidade do website, é preciso também que o candidato possua um Blog voltado para divulgar as suas ações e ideias. Neste espaço, irá desenvolver uma estratégia focada em marketing de conteúdo.
Para realizar este passo, é necessário – inicialmente – pesquisar as principais palavras-chave e assuntos que os seus eleitores desejam saber. Assim, após este procedimento, você deverá escrever textos focados em cada assunto, usando todas as palavras relacionadas!
Escreva o máximo de artigos possíveis. Porém, não se esqueça: devem ter no mínimo 300 palavras e devem estar otimizados para os mecanismos de busca.
Observação: divulgue cada texto nas mídias sociais e use links patrocinados para ampliar o seu alcance!
3- Mídias Sociais
Nesta etapa, com o Site e Blog em funcionamento, é o momento de criar e adequar as suas mídias sociais.
No caso das campanhas políticas, concentre os seus esforços em 4 das principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Proceda de modo personalizado, com a meta de que sejam canais com conteúdos complementares entre si:
Facebook: busque fazer uma integração junto com o site e o blog! Matérias e informações divulgadas devem ser publicadas e impulsionadas na rede social. Além disso, mantenha um canal de relacionamento com os eleitores, a fim de responder perguntas e respostas!
Twitter: use esta mídia social para informar novidades, opiniões sobre assuntos atuais e agenda de campanha!
Instagram: foque no trabalho de postagem de imagem relevantes (que sejam relacionadas ao seu dia a dia, andamento da campanha, momentos de descontração, dentre outros).
Youtube: use-o para divulgar filmes da campanha. Além disso, vale a pena criar pequenos vídeos, focados em responder perguntas e tirar dúvidas dos eleitores (no máximo 5 minutos de duração).
4- Whatsapp
Esta ferramenta é uma das que obteve o maior crescimento nos últimos anos. Portanto, é uma ótima escolha para conseguir novos votantes!
Para realizar um trabalho neste ambiente em especial, crie um grupo fechado, onde seus assessores ou você mesmo poderão responder dúvidas e convencer o eleitor a votar na sua chapa!
5- Links Patrocinados
Para que o seu site e as mídias sociais alcancem muito mais pessoas, é importante contar com esta estratégia.
O Google Adwords (para divulgar o seu site e blog) e os anúncios pagos das redes sociais são uma boa forma de angariar mais apoiadores e instigar pessoas indecisas a saber mais sobre a sua campanha!
6- Monitore tudo
Por fim, é importante ressaltar que – para que as ações destacadas deem certo – deve-se analisar as métricas.
Não esqueça de instalar, em seu site, o Google Analytics. Como resultado, você conseguirá identificar se as pessoas estão acessando este espaço e consumindo o seu conteúdo de propaganda – através de dados fornecidos!
Além disso, as mídias sociais também fornecem informações importantes.
Acompanhando, diariamente, cada dados e informações fornecidas, é possível fazer uma boa análise de tudo o que está ocorrendo e como os seus “fãs” e eleitores respondem ao seu marketing!
Esperamos que estas estratégias ajudem a sua Campanha Eleitoral a alcançar mais pessoas, a fim de que você consiga ser um dos candidatos eleitos!
Para desenvolver este projeto de marketing digital, conte com a nossa equipe de profissionais especializada!
Para alcançar a tão sonhada eleição, conte com o nosso apoio total!
Esperamos que este Plano de Ação lhe ajude a tomar as melhores medidas a fim de alcançar um público maior de eleitores. Caso necessite de uma ajuda especializada, estamos aqui prontos para apoiá-lo(a)!
Portanto, fale conosco e saiba como obter mais votos do que os concorrentes!
Obrigado pela atenção e acompanhe os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Digital.
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