Você já parou para pensar que a sua empresa pode estar perdendo dinheiro porque não analisou a sua presença online para melhorar seu posicionamento dentro da internet?
Para entender melhor este assunto, faça a si mesmo algumas perguntas:
1-Você tem um site muito bonito, bem desenvolvido, gastou uma fortuna para criá-lo; porém, não entende por que todo mês ele alcança tão poucos acessos dos usuários?
2-Você possui uma página empresarial no Facebook e cria conteúdo toda a semana, mas não entende porque apenas poucas pessoas (normalmente conhecidas) curtem e visualizam as suas postagens?
3-Você manda e-mails toda semana para os seus clientes, através de uma lista de e-mails que a sua empresa comprou pela internet, porém poucas pessoas abrem as suas mensagens e muitos marcam-nas como spam?
4-Você até gosta de escrever no seu blog, mas só quando dá tempo (mais ou menos, uma vez por mês ou de dois em dois meses,…melhor dizendo, “quando dá”)?
Caso sua resposta seja afirmativa para a maioria destas perguntas, você precisa rever todas as suas estratégias de marketing digital!
Trabalhar com um projeto de marketing digital focado em resultados gera visibilidade, novos contatos e, finalmente, retorno financeiro e aumento das vendas.
Não é algo que acontece da noite para o dia: há a necessidade de um investimento de tempo, recursos e inteligência estratégica, pois cada organização trabalha um tipo de negócio diferente e possui um público-alvo específico.
Porém, de nada adianta traçar todo um plano de ação, se a presença online de sua empresa é deficitária. Você precisa reorganizá-la e transformá-la na melhor forma de divulgação e conversão para o seu empreendimento. Trace uma Análise de sua Presença Online e identifique as principais informações sobre o andamento do seu marketing online!
Ok, você já entendeu o que deve fazer. Mas, você sabe por onde começar e como realizar este trabalho?
Fizemos um pequeno check-list para ajudar! Use-o como um roteiro para orientar as suas ações:
CHECKLIST DE UMA ANÁLISE DE PRESENÇA ONLINE:
1- Como está a acessibilidade do seu site: nesta etapa, você vai analisar a página e averiguar se é atrativa visualmente (observar o layout, a cor de fundo, o tamanho e a cor das letras – ver se são visíveis e agradáveis de olhar); testar as páginas para comprovar que carregam de forma rápida; confirmar o funcionamento de todos os links para as demais páginas internas e analisar se estão posicionados no site em espaços de fácil acesso; confirmar se as informações de cada página são objetivas (descrevem de forma bem explicada o tema da página); e, por fim, analisar os atalhos para as mídias sociais (imagens dos logotipos com hiperlink, onde o usuário clica e é direcionado para ela).
2- Confirme se o seu site é responsivo: outro ponto de suma importância é descobrir a plataforma na qual o site foi desenvolvido, pois deve estar adaptada para desenvolver sites responsivos (ou seja, um site que é visível e adequa-se, automaticamente, no dispositivo do usuário – PC, Telefone Celular, Tablet, etc).
Um site responsivo muda a aparência e disposição com base na tela de exibição. A partir do ano passado, o Google passou a levar totalmente em consideração este tema: todos os sites devem funcionar corretamente nos vários tipos de dispositivo. Caso o seu website não esteja adequado, ele perderá posições e praticamente não aparecerá nas pesquisas. Ou seja, você terá um site fantasma, que praticamente ninguém vai encontrar e saber da existência.
Para testar e descobrir se a sua página na web é responsiva, você pode acessar este link e inserir o seu endereço eletrônico: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/
3- Analise o seu Blog: primeiramente, analise se ele está dentro do site de sua empresa; é importante que o blog esteja integrado ao seu website, pois ele irá ajudar na melhoria do posicionamento orgânico, além de ter a função de atrair o público a partir dos artigos postados, os quais vão cair diretamente na página de sua empresa na internet.
Caso ele já esteja, você precisa conferir o quão atualizados os artigos encontram-se. A tendência é que as pessoas que já conhecem o seu blog acompanhem atualizações nos dias em que normalmente elas ocorrem – por isso, é importante criar pelo menos 1 artigo semanal, a fim de que o usuário mantenha os acessos constantemente.
Antes que eu me esqueça: escreva artigos relativos ao seu negócio ou a assuntos referentes. Não escreva sobre algo que nada tem haver com o que você faz, vende ou compra: lembre-se, o seu blog representa a imagem de sua organização e o público que o acessa tem interesse em conhecer mais sobre o seu mundo, o que pensa e o que pode lhe oferecer!
4-Confira as suas mídias sociais: boa parte das organizações possui uma página dentro das principais mídias sociais. Contudo, muitos empresários criam e “largam de mão”: assim, estas páginas estão constantemente desatualizadas.
Por isso, o ponto inicial é identificar quantas páginas sobre o seu negócio existem nas principais mídias sociais: algumas vezes, funcionários e fãs da marca acabam por desenvolver uma página própria, onde apresentam-se como representantes da organização. Entretanto, é importante que estas páginas sejam excluídas e apenas a página oficial permaneça online, isto porque você não terá o controle sobre o que esta pessoa irá postar e falar: isto, como se fosse a sua marca falando!
Outro ponto muito importante é ter uma estratégia de linha editorial: caso deseje permanecer com uma página em determinada mídia social, você precisa se programar para realizar pelo menos 2 a 3 posts por semana. É importante mantê-la atualizada: o seu público, com certeza, vai estar atento ao que é postado e vai aguardar por mais conteúdo; por isso, trace uma linha editorial condizente com o seu modelo de negócio, pensando sempre em criar um conteúdo relevante.
Finalmente, sua mídia social precisa estar apresentável: desta forma, capriche no design estrutural e nas imagens que vai divulgar. Nunca deixe de pensar que esta página é o cartão de visitas de sua organização neste espaço online.
5-Reveja a sua estratégia de e-mail marketing: se você comprou uma lista de contatos por e-mail na internet, não a utilize. Quando muitas pessoas deletam ou marcam sua mensagem como SPAM (e-mails não solicitados ou, melhor, não aprovados para recebimento pelo usuário), elas acabam prejudicando e muito a sua empresa .
Existem alternativas para o uso do e-mail marketing que são muito melhores e indicadas. Uma delas é fornecer a seus usuários a assinatura de uma newsletter (um boletim informativo enviado a quem se cadastrar no seu site), onde novidades, promoções e assuntos interessantes serão encaminhados a estas pessoas que lhe forneceram nome e e-mail.
Com estes dados, você já pode começar um relacionamento com cada um destes usuários, muito melhor e mais construtivo do que o desenvolvido a partir de uma lista de e-mails pré-montada. Lembre-se: você deve construir a sua própria lista de e-mails, a partir de um nicho de pessoas que se interessam e querem saber mais sobre o seu negócio.
Espero que este check-list tenha ajudado a confirmar se a sua presença digital está correta e adequada para apoiar a sua empresa a conseguir excepcionais resultados na internet!