Aprenda a Reter seus Clientes através do Marketing de Fidelização!

O Marketing de Fidelização pensa no cliente como principal foco do negócio com objetivo de conhecer e atender todos seus desejos e necessidades!

Marketing de Fidelização
Marketing de Fidelização

A busca por novos clientes são esforços e investimentos comuns por parte de qualquer empresa. Assim, utilizar o marketing para atraí-los é importante, mas também é preciso cuidar dos que já foram conquistados. Para isso, surgiu o Marketing de Fidelização, uma estratégia fundamental que foca no relacionamento com os clientes da marca.

Toda empresa tem como foco conquistar um público que consome seus produtos/serviços e a considera referência em seu segmento. No entanto, alcançar este patamar requer bastante foco. Não basta fazer somente publicidade online, é indispensável também nutrir esta relação para ter clientes fiéis!

Nesta matéria, abordaremos mais sobre o Marketing de Fidelização. Dessa maneira, acompanhe todos os tópicos e implemente esta grande estratégia em sua organização!

O que é Marketing de Fidelização?

Os investimentos que grandes empresas empregam na captação de novos clientes é extremamente necessário. Afinal, quanto maior o número de pessoas conhecendo sua marca mais retorno aquela marca terá.

Entretanto, não basta investir a fim de atrair clientes em potencial, até porque nada garante que ele irá comprar ou indicar sua marca. Por isso, o Marketing de Fidelidade se faz tão necessário neste cenário.

Desse modo, esta estratégia preza pelo estreitamento desta relação com o consumidor, a ponto de ele se tornar alguém que sempre compra da empresa. O que gera essa fidelização é justamente uma série de atitudes.

Sendo assim, o Marketing de Fidelização tem a proposta de oferecer ao cliente um cenário adequado ao que ele busca, e isso se dá de diferentes meios, como:

  • um atendimento humanizado e saudável;
  • benefícios ao consumir a marca;
  • produtos e serviços cada vez mais voltados às suas necessidades;
  • continuidade de um relacionamento satisfatório.

Uma instituição que trabalhe com boas estratégias de captação – especialmente o Inbound Marketing – pode atrair um consumidor de uma hora para outra. Após isso, em geral, leva um certo tempo para que esta pessoa realize sua primeira compra.

No entanto, para que ela se torne um cliente, ou seja, tenha constância, o trabalho é mais trabalhoso e requer um bom relacionamento.

Conheça 5 formas de reter clientes através desta estratégia!

Marketing de Fidelização RJ
Marketing de Fidelização

A retenção de clientes é o ponto principal no Marketing de Fidelização. Assim, com a estratégia adequada, qualquer marca consegue gerar esta recorrência e estabelecer uma relação fiel com o seu consumidor.

A seguir, confira quais práticas auxiliam no processo de fidelização de seu cliente.

1- Conheça seu cliente de forma completa

Como atender às necessidades de seu cliente, sem saber o que ele procura? A cada tipo de contato com o consumidor é necessário coletar informações e dados que serão transformados em conhecimento para que sua empresa tome as decisões mais coerentes.

É por isso que o marketing de fidelização de clientes está tão atrelado à tecnologia e a sistemas de coleta e uso inteligente da informação – como o CRM e a automação de marketing.

2- Permita a interação do cliente com a marca

O marketing de fidelização se concentra em otimizar as interações com os clientes a fim de promover a fidelidade com a marca.

Embora muitas dessas interações ainda aconteçam pessoalmente ou por telefone, a maior parte do marketing de relacionamento migrou para os ambientes digitais.

Sendo assim, a maior parte dos consumidores deseja ter acesso rápido e personalizado aos detalhes sobre uma marca, com objetivo de conhecer melhor seus produtos ou serviços.

Mais que isso, o novo consumidor conta com a oportunidade de sugerir melhorias em seus produtos e serviços por meio de postagens nas redes sociais, feedbacks no site ou fazendo recomendações.

3- Dê ao seu cliente o que ele procura

O que o seu cliente está buscando? As exigências podem ser das mais variadas, mas a sua empresa deve estar atenta ao que elas representam. Assim, algumas questões são mais comerciais – como preço e formas de pagamento. Outras vezes não, como – por exemplo – as que buscam maior visibilidade através de seus conteúdos.

Por isso, é altamente relevante atentar-se aos desejos e necessidades de seus clientes. Uma vez tendo ciência destes anseios, satisfazê-los será um grande ponto positivo a seu favor.

4- Mensure o nível de satisfação

O Marketing de Fidelização também tem um componente mais passivo em sua estratégia, ou seja, o levantamento de como o consumidor classifica a empresa. Dessa forma, este dado pode ser obtido de diversas formas, como:

  • pesquisas de satisfação;
  • feedbacks em redes sociais;
  • avaliação de atendimento;
  • avaliação de produtos em e-commerce.
  • entre outras.

Como resultado, estas ações pontuais representam mudanças importantes, o que resulta em clientes satisfeitos e mais propensos a serem fiéis à marca.

5- Ofereça Programas de Fidelização

Os programas de fidelização são mecanismos já utilizados há bastante tempo, mas que têm grande capacidade de alavancar uma empresa. O motivo é simples: o público está sempre em busca de benefícios para consumir determinado produto ou serviço!

A partir disso, há uma grande pluralidade de programas que ajudam a gerar este sentimento de aproveitar algo raro e exclusivo. O importante é que, de algum modo, este mecanismo gere a fidelização, ou seja, a recorrência. Porém, a vantagem precisa estar relacionada a uma regularidade de consumo.

Existem empresas que utilizam cupons de desconto para quem compra com frequência, enquanto outras formam os famosos clubes de vantagem. Assim, a fidelização é facilmente obtida quando as vantagens são concretas e, mais importante, contenham algo do interesse do consumidor.


Através desta Estratégia de Marketing de Fidelidade, a sua organização alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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