Buzz Marketing: Faça seus clientes falarem de você

O Buzz Marketing é um grupo de estratégias que visa estimular o debate e divulgação de um produto ou serviço pelo próprio público!

Buzz Marketing
Buzz Marketing

O maior objetivo da grande maioria das empresas é que suas marcas sejam amplamente reconhecidas por seu público, além de serem indicadas – conquistando assim – mais clientes. Assim, existe uma estratégia de marketing especializada nesta ação: o Buzz Marketing.

Através desta técnica, é possível fazer com que as pessoas comentem e debatam sobre a marca. Dessa maneira, toda esta interação pode resultar em mais reconhecimento e vendas para o seu negócio.

Quer aprender como o Buzz Marketing funciona e como aplicá-lo no seu negócio? Então, acompanhe os tópicos a seguir e implemente estas dicas em sua empresa!


O que é Buzz Marketing?

O Buzz Marketing é uma estratégia que tem como principal meta fazer com que um produto ou serviço seja discutido amplamente pelo consumidor.

O foco, neste sentido, não é vender o produto em si. Mas sim, criar condições para que este negócio adquira maior notoriedade possível. E essa notoriedade gera mais engajamento e reconhecimento para a marca.

Como esta estratégia funciona?

Você deve estar se perguntando: como o Buzz Marketing consegue fazer com que um produto ou serviço vire um dos assuntos do momento entre a audiência?

De modo geral, o Buzz Marketing foca em atingir dois públicos prioritários: os pioneiros e os early adopters. Assim, estes dois tipos de consumidores são considerados heavy users em discussões sobre produtos na indústria criativa. Dessa forma, eles estão sempre se informando sobre as novidades, adquirindo produtos inovadores e conversando entre si sobre isso.

Logo, estão mais aptos a dar uma chance para empresas desconhecidas, mas que oferecem soluções que diferem-se das demais. Uma vez que foram conquistados, estes consumidores irão iniciar a discussão com o restante do público.

Como resultado, eles vão comentar e indicar as soluções da marca, colaborando para maximizar o reconhecimento da empresa. E o resultado disso é: mais reconhecimento gera mais clientes e mais vendas!

Por que você precisa investir nisso?

Com a inserção das novas tecnologias, as pessoas estão mais conectadas entre si, trocando informações, opiniões e experiências sobre tudo. Assim, esta facilidade em compartilhar informações modificou os hábitos de compra dos consumidores.

Se antes o público procurava primeiro a própria marca para se informar sobre os produtos e serviços, hoje é diferente. Agora, o que um amigo ou parente tem a dizer sobre uma empresa tem um peso maior na decisão de compra.

Por isso que criar campanhas de Buzz Marketing eficientes é o sonho de qualquer profissional da área. Quer conhecer os principais benefícios dessa estratégia? Siga os passos abaixo.

1) Credibilidade

O Buzz Marketing tem como objetivo entregar conteúdos diretamente para um público que já é adepto deste segmento. Ou seja, os consumidores pioneiros e early adopters possuem conhecimento a respeito do nicho em que a marca atua. Logo, eles têm mais credibilidade e autoridade para falar sobre o assunto.

Assim, quando eles conversarem com outras pessoas sobre os seus produtos e indicarem a compra, levarão mais credibilidade para a marca. Dessa forma, no momento da compra, o novo cliente não estará confiando necessariamente na propaganda da empresa, mas sim na recomendação de seu amigo!

2) Longo alcance

Uma estratégia de marketing de Buzz tem o potencial de alcançar muito mais pessoas do que ações tradicionais.

Uma prova disso é que uma vez que certo consumidor resolve indicar uma marca para seu ciclo de familiares e amigos, costuma utilizar seus perfis nas redes sociais. E, atualmente, qualquer pessoa possui centenas de pessoas em suas redes, a mensagem pode impactar uma quantidade surpreendente de usuários em pouco tempo.

3) Baixo Custo

O que caracteriza o Buzz Marketing é seu foco no crescimento gradual. Este tipo de estratégia não inclui pagar pessoas para protagonizarem discussões sobre o produto ou serviço. Pelo contrário, o investimento é mais reduzido visando um aumento orgânico no número de pessoas alcançadas pela mensagem.

Para isso, é possível formular estratégias simples, baratas e efetivas, gerando resultados significativos e gastando pouco.

Agora que você já conhece o conceito de Buzz Marketing e as vantagens desta estratégia, chegou a hora de entender mais a fundo como ela funciona na prática. Assim, confira os tópicos seguintes.


6 principais estratégias de Buzz Marketing

Buzz Marketing
Buzz Marketing

Muitas pessoas acreditam que as discussões e conversas que temos nas redes sociais são aleatórias. Na realidade, existe um estudo por trás daquilo – que toma a mente da população e vira tema de discussão.

Para que isso aconteça, o publicitário Mark Hughes aponta seis tipos de temas que funcionam como “botões de buzz”. Quando ativados, estes botões estimulam o interesse das pessoas, que passam a debater sobre algum assunto. Ou seja, se uma campanha de marketing ativar um ou mais desses botões, consegue estimular a conversa entre a audiência.

Agora, vamos conhecer cada um dos botões de buzz:

1. Tabu

Este botão é ativado quando a empresa aborda assuntos polêmicos, controversos e “proibidos”. Muitas marcas se apropriam destas temáticas, pois uma vez polemizando atraem o debate público.

Claro que não se aplica a criar campanhas falando sobre temas ilegais, mas que são capazes de engajar pessoas de diferentes lados a debater suas ideias.

2. Incomum

Já este diz respeito a mensagens que fogem dos padrões que as pessoas consideram normais ou tradicionais. Uma das maneiras de ativar esse botão é apresentar um produto ou serviço como uma novidade ou uma verdadeira revolução no segmento.

3. Extraordinário

O botão do extraordinário é ativado quando vemos alguma coisa, incrível, fantástica e extraordinária. Desse modo, como um produto que supera as expectativas dos clientes, deixando todos bastante satisfeitos.

4. Chocante

O chocante – provavelmente – é o recurso de buzz mais utilizado pelos profissionais de marketing. E o motivo é que todo conteúdo e assunto chocante, não importa o ponto de vista, gera comentários e discussões.

Como resultado, quanto mais chocante é o conteúdo, mais atenção ele é capaz de atrair.

5. Hilário

O botão do hilário procura atrair a nossa atenção com conteúdos cômicos e que nos façam rir. E quando um conteúdo desperta esse tipo de reação, são grandes as chances de comentarmos sobre ele com outras pessoas, gerando buzz.

6. Segredo

Por fim, temos o botão do segredo. Assim, este recurso consiste em soltar pistas e dicas sobre determinado assunto, revelando as informações aos poucos.

Assim, como o ser humano é naturalmente curioso, a técnica permite aguçar a curiosidade do público, que vai buscar saber mais sobre isto.


Através desta Estratégia de Buzz Marketing, a sua organização alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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