A Estratégia de Benchmarking permite a qualquer empresa comparar seu desempenho a fim de melhorar os resultados!
Seja no mundo dos negócios, seja nos esportes ou em qualquer outra área, a comparação é a base para a avaliação do valor daquilo que criamos ou fazemos. Ou seja, é natural em nosso dia a dia. Assim, quando entramos no universo da competição entre empresas, o benchmarking é uma ferramenta importante que responde aquela questão que todos nós fazemos: como minha marca está se saindo em relação à concorrência?
Quem pensa que o estudo das melhores práticas é realizado apenas pelas grandes corporações está equivocado. Não importa o tamanho da sua empresa, fazer benchmarking é fundamental!
Dessa forma, o feedback recebido a respeito do que está funcionando ou não no mercado, ajuda os executivos a tomarem melhores decisões a fim de otimizarem e alavancarem seus negócios.
Como resultado, se o seu objetivo for se tornar referência no seu nicho ou simplesmente alcançar melhores resultados, esta prática é ideal para você. Assim, com o avanço do Marketing Digital e a mudança do ambiente de negócios para a esfera online, começou a se falar em uma nova categoria desta avaliação, o chamado benchmarking digital.
Por isso, neste artigo, vamos detalhar o que seria o benchmarking e mostrar como ele será fundamental para o marketing digital da sua empresa. Sendo assim, acompanhe todos os tópicos a seguir.
O que é Benchmarking
Benchmarking significa ponto de referência. Assim, é um processo de pesquisa entre empresas do mesmo setor para analisar como seus produtos, serviços e processos estão desempenhando em comparação aos concorrentes.
Nesta tarefa de monitoramento do mercado, entram em jogo a análise, interpretação, avaliação e mensuração das informações coletadas. Desse modo, para criar uma verdadeira inteligência de mercado, é preciso compreender o que os dados significam e como podem beneficiar a sua empresa.
De uma forma geral, cada empresa identifica os fatores que impactam a sua performance e depois define métricas para os indicadores-chave de performance (KPI’s) da indústria ou mercado em relação a estes fatores.
Como resultado, eles servirão de “benchmark”, ou seja, referência que poderá ser usada pela equipe de marketing para desenvolver iniciativas que otimizem a posição da empresa ou aumentem a sua presença de mercado.
Por que ele é tão importante para as empresas
A comparação é algo já enraizado no dia a dia das empresas. Assim, para corrigir e melhorar certos aspectos, precisamos saber como nos posicionamos em relação aos outros.
Este é um fator fundamental para as empresas, porque as permite caminhar em direção à melhorias nos processos. Dessa forma, é uma maneira de evoluir suas estratégias por meio de insights vindos de seus concorrentes.
Não significa, no entanto, que tudo o que a concorrência faz é ideal para o seu negócio. Como resultado, o uso correto, entretanto, pode trazer inúmeras vantagens. Alguns exemplos:
- avaliar a abordagem atual das ferramentas de marketing e identificar áreas que necessitam de mudanças e melhorias;
- descobrir práticas de sucesso de empresas que já têm conhecimento estabelecido sobre um determinado assunto;
- identificar novas tendências e sair à frente;
- receber novas referências de empresas que atuam no mesmo nicho que o seu;
- criar um plano para desenvolver novas estratégias que colocarão a empresa no rumo do crescimento.
- entre outras.
Passo a passo de um Benchmarking de Sucesso!
Assim, para colocar tudo o que explicamos acima em prática, você deve seguir estas etapas.
1. Selecione de um a três concorrentes que gostaria de monitorar
Aproveita para selecionar também empresas de outros segmentos para garantir insights que vão além da sua própria área de atuação.
2. Estabeleça os indicadores de análise (qualitativos e quantitativos)
Assim, crie uma tabela para comparar aspectos específicos de cada empresa com base em critérios que você julga interessante para o seu negócio.
Quanto a estes critérios, no caso do Marketing Digital, eles podem ser alcance, engajamento com a marca nas redes sociais, sucesso de campanhas de Marketing de Conteúdo, qualidade do conteúdo apresentado e eficiência das landing pages.
Desse modo, citaremos alguns outros exemplos de possíveis índices para você abaixo:
- autoridade do site nas redes sociais;
- qualidade do conteúdo;
- presença nas redes sociais;
- páginas indexadas nos buscadores;
- meta tags usadas;
- velocidade de carregamento do site;
- engajamento nas mídias sociais;
- design do site e redes sociais;
- tipo e linguagem utilizada nos textos;
- entre outros.
3. Obtenha os dados para análise
Existem diversas ferramentas disponíveis que ajudam nesta tarefa. Como você deve saber, uma boa análise de dados é fundamental para o Marketing Digital.
4. Compare e analise as informações coletadas
Agora é o momento de juntar todos os dados coletados e checar resultados. Assim, faça comparações, entenda as relações que você pode criar com seu próprio negócio e verifique o que você pode usar, daquilo que não é relevante para a sua área de atuação.
5. Detectar pontos altos e baixos
Com tudo isso em mãos, o ideal é que você elabore um relatório com as conclusões obtidas, as oportunidades encontradas, pontos importantes de melhoria nas suas estratégias digitais, além de possíveis ameaças e sugestões de como evitá-las.
Através destas estratégias de Benchmarking, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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